O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguirres, Priscila Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Duarte, Claudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/301
Resumo: O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como a decepção causada pelos erros vivenciados em aulas de matemática incide nos estudantes de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As experiências das aulas de matemática surgiram como ponto de partida para o estudo voltado para a forma como o aluno percebe o seu desempenho em sala de aula e como são suas reações frente aos erros cometidos em exercícios e avaliações escolares. Por meio de observações e entrevistas com estudantes de uma escola pública de Porto Alegre, pudemos obter as impressões dos alunos e as análises das enunciações foram feitas a partir das ideias de Michel Foucault, que nos levaram aos resultados apresentados no texto.
id IVOTI-1_16138c5a5ce2be0b32fbe6cf06b0c414
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/301
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantesMatemáticaDecepçãoFoucaultEJAO presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como a decepção causada pelos erros vivenciados em aulas de matemática incide nos estudantes de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As experiências das aulas de matemática surgiram como ponto de partida para o estudo voltado para a forma como o aluno percebe o seu desempenho em sala de aula e como são suas reações frente aos erros cometidos em exercícios e avaliações escolares. Por meio de observações e entrevistas com estudantes de uma escola pública de Porto Alegre, pudemos obter as impressões dos alunos e as análises das enunciações foram feitas a partir das ideias de Michel Foucault, que nos levaram aos resultados apresentados no texto.Faculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30110.55602/47hy2324Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 79-942525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/301/399Copyright (c) 2024 Priscila Rodrigues Aguirres, Claudia Glavam Duartehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAguirres, Priscila RodriguesDuarte, Claudia Glavam2024-07-04T21:36:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/301Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-04T21:36:51Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes
title O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes
spellingShingle O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes
Aguirres, Priscila Rodrigues
Matemática
Decepção
Foucault
EJA
title_short O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes
title_full O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes
title_fullStr O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes
title_full_unstemmed O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes
title_sort O erro na matemática escolar e a decepção: impactos nos estudantes
author Aguirres, Priscila Rodrigues
author_facet Aguirres, Priscila Rodrigues
Duarte, Claudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Claudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguirres, Priscila Rodrigues
Duarte, Claudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Decepção
Foucault
EJA
topic Matemática
Decepção
Foucault
EJA
description O presente artigo tem por objetivo problematizar a forma como a decepção causada pelos erros vivenciados em aulas de matemática incide nos estudantes de turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). As experiências das aulas de matemática surgiram como ponto de partida para o estudo voltado para a forma como o aluno percebe o seu desempenho em sala de aula e como são suas reações frente aos erros cometidos em exercícios e avaliações escolares. Por meio de observações e entrevistas com estudantes de uma escola pública de Porto Alegre, pudemos obter as impressões dos alunos e as análises das enunciações foram feitas a partir das ideias de Michel Foucault, que nos levaram aos resultados apresentados no texto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/301
10.55602/47hy2324
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/301
identifier_str_mv 10.55602/47hy2324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/301/399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Priscila Rodrigues Aguirres, Claudia Glavam Duarte
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Priscila Rodrigues Aguirres, Claudia Glavam Duarte
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 79-94
2525-5754
2318-5252
10.55602/5ad45e62
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359640567808