Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/210 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões e perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) minoritária(s) na formação de professores de nível médio. Assumindo que as línguas minoritárias ou minorizadas ficam à mercê das línguas majoritárias, identifica-se que a Libras ainda ganha pouco (ou nenhum) espaço em diversas situações e interações em comparação com o português, excluindo surdos de diferentes contextos de aprendizagem e de informação. Desse modo, buscou-se descrever um relato de experiência vivenciado na disciplina de Libras por dois grupos de estudantes de formação de professores de nível médio. Adotando o Design Thinking para construção de um projeto, os professores e estudantes pensaram em propostas de aprendizagem capazes de repercutirem a Libras em suas possíveis ações escolares, as quais foram compiladas em um livro. Sendo assim, uma visão reflexiva sobre as línguas minorizadas e uma posição descritiva sobre o relato de experiência na disciplina de Libras são apresentadas. |
id |
IVOTI-1_3a44779dfbb1fcafb371cda9cdc076f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/210 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiênciasLíngua MinoritáriaLibrasFormação de ProfessoresEste trabalho apresenta reflexões e perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) minoritária(s) na formação de professores de nível médio. Assumindo que as línguas minoritárias ou minorizadas ficam à mercê das línguas majoritárias, identifica-se que a Libras ainda ganha pouco (ou nenhum) espaço em diversas situações e interações em comparação com o português, excluindo surdos de diferentes contextos de aprendizagem e de informação. Desse modo, buscou-se descrever um relato de experiência vivenciado na disciplina de Libras por dois grupos de estudantes de formação de professores de nível médio. Adotando o Design Thinking para construção de um projeto, os professores e estudantes pensaram em propostas de aprendizagem capazes de repercutirem a Libras em suas possíveis ações escolares, as quais foram compiladas em um livro. Sendo assim, uma visão reflexiva sobre as línguas minorizadas e uma posição descritiva sobre o relato de experiência na disciplina de Libras são apresentadas.Faculdade Instituto Ivoti2022-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/21010.55602/rlic.v10i1.210Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 7-182525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/210/223Copyright (c) 2022 Isaías dos Santos Ildebrandhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIldebrand, Isaías dos Santos2022-08-27T14:04:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/210Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-27T14:04:22Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências |
title |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências |
spellingShingle |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências Ildebrand, Isaías dos Santos Língua Minoritária Libras Formação de Professores |
title_short |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências |
title_full |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências |
title_fullStr |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências |
title_full_unstemmed |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências |
title_sort |
Língua minoritária na formação de professores de nível médio : entre reflexões e experiências |
author |
Ildebrand, Isaías dos Santos |
author_facet |
Ildebrand, Isaías dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ildebrand, Isaías dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Minoritária Libras Formação de Professores |
topic |
Língua Minoritária Libras Formação de Professores |
description |
Este trabalho apresenta reflexões e perspectivas sobre o ensino e a aprendizagem de língua(s) minoritária(s) na formação de professores de nível médio. Assumindo que as línguas minoritárias ou minorizadas ficam à mercê das línguas majoritárias, identifica-se que a Libras ainda ganha pouco (ou nenhum) espaço em diversas situações e interações em comparação com o português, excluindo surdos de diferentes contextos de aprendizagem e de informação. Desse modo, buscou-se descrever um relato de experiência vivenciado na disciplina de Libras por dois grupos de estudantes de formação de professores de nível médio. Adotando o Design Thinking para construção de um projeto, os professores e estudantes pensaram em propostas de aprendizagem capazes de repercutirem a Libras em suas possíveis ações escolares, as quais foram compiladas em um livro. Sendo assim, uma visão reflexiva sobre as línguas minorizadas e uma posição descritiva sobre o relato de experiência na disciplina de Libras são apresentadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/210 10.55602/rlic.v10i1.210 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/210 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v10i1.210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/210/223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Isaías dos Santos Ildebrand https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Isaías dos Santos Ildebrand https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 10 n. 1 (2022); 7-18 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359532564480 |