A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Cristiano
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pazinato, Liane Francisca Hüning
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40
Resumo: Partindo do pressuposto de que somente a participação, a conscientização e a educação são ferramentas verdadeiramente aptas a mudar uma realidade marcada pela atuação e benefício de poucas pessoas nas questões que cercam o nosso meio ambiente, o propósito deste ensaio é discorrer sobre a contribuição que sses meios poderão dar para que se alcance a tão sonhada sustentabilidade ambiental. Por se tratar de um bem coletivo, de uso comum do povo, a lógica não poderia ser outra senão a do cuidado, uma forma social e coerente que só pode dar certo se for integrada por todos os membros da comunidade, à luz de uma reflexão crítica e pautada na preservação e proteção ambiental. É nesse momento que surge a importância dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que, à luz do Estado de Direito Ambiental, são instrumentos políticos encarregados de viabilizar a cidadania e a justiça socioambiental.
id IVOTI-1_62c051880b04ead330322d9627026e67
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambientalCidadania ecológicaParticipação popularJustiça socioambientalDireitoPartindo do pressuposto de que somente a participação, a conscientização e a educação são ferramentas verdadeiramente aptas a mudar uma realidade marcada pela atuação e benefício de poucas pessoas nas questões que cercam o nosso meio ambiente, o propósito deste ensaio é discorrer sobre a contribuição que sses meios poderão dar para que se alcance a tão sonhada sustentabilidade ambiental. Por se tratar de um bem coletivo, de uso comum do povo, a lógica não poderia ser outra senão a do cuidado, uma forma social e coerente que só pode dar certo se for integrada por todos os membros da comunidade, à luz de uma reflexão crítica e pautada na preservação e proteção ambiental. É nesse momento que surge a importância dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que, à luz do Estado de Direito Ambiental, são instrumentos políticos encarregados de viabilizar a cidadania e a justiça socioambiental.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4010.55602/rlic.v2i2.47Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 64-722525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40/40https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, CristianoPazinato, Liane Francisca Hüning2022-08-26T01:17:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:17:13Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
title A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
spellingShingle A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
Weber, Cristiano
Cidadania ecológica
Participação popular
Justiça socioambiental
Direito
title_short A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
title_full A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
title_fullStr A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
title_full_unstemmed A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
title_sort A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
author Weber, Cristiano
author_facet Weber, Cristiano
Pazinato, Liane Francisca Hüning
author_role author
author2 Pazinato, Liane Francisca Hüning
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weber, Cristiano
Pazinato, Liane Francisca Hüning
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania ecológica
Participação popular
Justiça socioambiental
Direito
topic Cidadania ecológica
Participação popular
Justiça socioambiental
Direito
description Partindo do pressuposto de que somente a participação, a conscientização e a educação são ferramentas verdadeiramente aptas a mudar uma realidade marcada pela atuação e benefício de poucas pessoas nas questões que cercam o nosso meio ambiente, o propósito deste ensaio é discorrer sobre a contribuição que sses meios poderão dar para que se alcance a tão sonhada sustentabilidade ambiental. Por se tratar de um bem coletivo, de uso comum do povo, a lógica não poderia ser outra senão a do cuidado, uma forma social e coerente que só pode dar certo se for integrada por todos os membros da comunidade, à luz de uma reflexão crítica e pautada na preservação e proteção ambiental. É nesse momento que surge a importância dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que, à luz do Estado de Direito Ambiental, são instrumentos políticos encarregados de viabilizar a cidadania e a justiça socioambiental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40
10.55602/rlic.v2i2.47
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v2i2.47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40/40
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 64-72
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358806949888