A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que somente a participação, a conscientização e a educação são ferramentas verdadeiramente aptas a mudar uma realidade marcada pela atuação e benefício de poucas pessoas nas questões que cercam o nosso meio ambiente, o propósito deste ensaio é discorrer sobre a contribuição que sses meios poderão dar para que se alcance a tão sonhada sustentabilidade ambiental. Por se tratar de um bem coletivo, de uso comum do povo, a lógica não poderia ser outra senão a do cuidado, uma forma social e coerente que só pode dar certo se for integrada por todos os membros da comunidade, à luz de uma reflexão crítica e pautada na preservação e proteção ambiental. É nesse momento que surge a importância dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que, à luz do Estado de Direito Ambiental, são instrumentos políticos encarregados de viabilizar a cidadania e a justiça socioambiental. |
id |
IVOTI-1_62c051880b04ead330322d9627026e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambientalCidadania ecológicaParticipação popularJustiça socioambientalDireitoPartindo do pressuposto de que somente a participação, a conscientização e a educação são ferramentas verdadeiramente aptas a mudar uma realidade marcada pela atuação e benefício de poucas pessoas nas questões que cercam o nosso meio ambiente, o propósito deste ensaio é discorrer sobre a contribuição que sses meios poderão dar para que se alcance a tão sonhada sustentabilidade ambiental. Por se tratar de um bem coletivo, de uso comum do povo, a lógica não poderia ser outra senão a do cuidado, uma forma social e coerente que só pode dar certo se for integrada por todos os membros da comunidade, à luz de uma reflexão crítica e pautada na preservação e proteção ambiental. É nesse momento que surge a importância dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que, à luz do Estado de Direito Ambiental, são instrumentos políticos encarregados de viabilizar a cidadania e a justiça socioambiental.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/4010.55602/rlic.v2i2.47Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 64-722525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40/40https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWeber, CristianoPazinato, Liane Francisca Hüning2022-08-26T01:17:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:17:13Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental |
title |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental |
spellingShingle |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental Weber, Cristiano Cidadania ecológica Participação popular Justiça socioambiental Direito |
title_short |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental |
title_full |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental |
title_fullStr |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental |
title_full_unstemmed |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental |
title_sort |
A participação, a conscientização e a educação como meio de promoção da cidadania e da justiça socioambiental |
author |
Weber, Cristiano |
author_facet |
Weber, Cristiano Pazinato, Liane Francisca Hüning |
author_role |
author |
author2 |
Pazinato, Liane Francisca Hüning |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weber, Cristiano Pazinato, Liane Francisca Hüning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania ecológica Participação popular Justiça socioambiental Direito |
topic |
Cidadania ecológica Participação popular Justiça socioambiental Direito |
description |
Partindo do pressuposto de que somente a participação, a conscientização e a educação são ferramentas verdadeiramente aptas a mudar uma realidade marcada pela atuação e benefício de poucas pessoas nas questões que cercam o nosso meio ambiente, o propósito deste ensaio é discorrer sobre a contribuição que sses meios poderão dar para que se alcance a tão sonhada sustentabilidade ambiental. Por se tratar de um bem coletivo, de uso comum do povo, a lógica não poderia ser outra senão a do cuidado, uma forma social e coerente que só pode dar certo se for integrada por todos os membros da comunidade, à luz de uma reflexão crítica e pautada na preservação e proteção ambiental. É nesse momento que surge a importância dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente, que, à luz do Estado de Direito Ambiental, são instrumentos políticos encarregados de viabilizar a cidadania e a justiça socioambiental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40 10.55602/rlic.v2i2.47 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v2i2.47 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/40/40 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 64-72 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358806949888 |