Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12 |
Resumo: | O artigo discute o papel desempenhado pelo ensino de História na Educação Básica através da utilização de elementos trazidos pela Nova História Cultural. Nessa perspectiva, buscamos relacionar como as noções do passado, concebidas pelo professor de História, relacionam-se com os conceitos de representação social, monumentalidade e produção da memória social. Através das relações possíveis existentes entre esses conceitos, acreditamos se tornar possível um ensino de História pautado não apenas no estudo das fontes tradicionalmente concebidas pela escola (livro didático, vídeos, etc.), mas também no exercício crítico de interpretação sobre os lugares de memória produzidos em diferentes momentos. Nossa pesquisa busca contribuir para a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem da História, propondo-se a levar para a sala de aula novos elementos simbólicos, como os monumentos históricos e outros diversos lugares de memória. Com isso acreditamos ser possível lançar outros “olhares” sobre a produção do espaço geográfico no qual se insere o passado. Esses novos olhares, por sua vez, permitem ao professor de História explorar novos objetos da História, muitas vezes renegados por outras fontes empregadas no ensino da História na escola brasileira. |
id |
IVOTI-1_74a28473a9c85b6da127f4cee710c46c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de HistóriaMemóriaHis´tóriaEducaçãoHistória culturalCulturaO artigo discute o papel desempenhado pelo ensino de História na Educação Básica através da utilização de elementos trazidos pela Nova História Cultural. Nessa perspectiva, buscamos relacionar como as noções do passado, concebidas pelo professor de História, relacionam-se com os conceitos de representação social, monumentalidade e produção da memória social. Através das relações possíveis existentes entre esses conceitos, acreditamos se tornar possível um ensino de História pautado não apenas no estudo das fontes tradicionalmente concebidas pela escola (livro didático, vídeos, etc.), mas também no exercício crítico de interpretação sobre os lugares de memória produzidos em diferentes momentos. Nossa pesquisa busca contribuir para a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem da História, propondo-se a levar para a sala de aula novos elementos simbólicos, como os monumentos históricos e outros diversos lugares de memória. Com isso acreditamos ser possível lançar outros “olhares” sobre a produção do espaço geográfico no qual se insere o passado. Esses novos olhares, por sua vez, permitem ao professor de História explorar novos objetos da História, muitas vezes renegados por outras fontes empregadas no ensino da História na escola brasileira.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/1210.55602/rlic.v1i1.15Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 68-762525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12/5Copyright (c) 2013 Daniel Luciano Gevehrhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGevehr, Daniel Luciano2024-06-06T20:50:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:15Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História |
title |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História |
spellingShingle |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História Gevehr, Daniel Luciano Memória His´tória Educação História cultural Cultura |
title_short |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História |
title_full |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História |
title_fullStr |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História |
title_full_unstemmed |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História |
title_sort |
Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História |
author |
Gevehr, Daniel Luciano |
author_facet |
Gevehr, Daniel Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gevehr, Daniel Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória His´tória Educação História cultural Cultura |
topic |
Memória His´tória Educação História cultural Cultura |
description |
O artigo discute o papel desempenhado pelo ensino de História na Educação Básica através da utilização de elementos trazidos pela Nova História Cultural. Nessa perspectiva, buscamos relacionar como as noções do passado, concebidas pelo professor de História, relacionam-se com os conceitos de representação social, monumentalidade e produção da memória social. Através das relações possíveis existentes entre esses conceitos, acreditamos se tornar possível um ensino de História pautado não apenas no estudo das fontes tradicionalmente concebidas pela escola (livro didático, vídeos, etc.), mas também no exercício crítico de interpretação sobre os lugares de memória produzidos em diferentes momentos. Nossa pesquisa busca contribuir para a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem da História, propondo-se a levar para a sala de aula novos elementos simbólicos, como os monumentos históricos e outros diversos lugares de memória. Com isso acreditamos ser possível lançar outros “olhares” sobre a produção do espaço geográfico no qual se insere o passado. Esses novos olhares, por sua vez, permitem ao professor de História explorar novos objetos da História, muitas vezes renegados por outras fontes empregadas no ensino da História na escola brasileira. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12 10.55602/rlic.v1i1.15 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v1i1.15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Daniel Luciano Gevehr https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Daniel Luciano Gevehr https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 68-76 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358769201152 |