Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gevehr, Daniel Luciano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12
Resumo: O artigo discute o papel desempenhado pelo ensino de História na Educação Básica através da utilização de elementos trazidos pela Nova História Cultural. Nessa perspectiva, buscamos relacionar como as noções do passado, concebidas pelo professor de História, relacionam-se com os conceitos de representação social, monumentalidade e produção da memória social. Através das relações possíveis existentes entre esses conceitos, acreditamos se tornar possível um ensino de História pautado não apenas no estudo das fontes tradicionalmente concebidas pela escola (livro didático, vídeos, etc.), mas também no exercício crítico de interpretação sobre os lugares de memória produzidos em diferentes momentos. Nossa pesquisa busca contribuir para a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem da História, propondo-se a levar para a sala de aula novos elementos simbólicos, como os monumentos históricos e outros diversos lugares de memória. Com isso acreditamos ser possível lançar outros “olhares” sobre a produção do espaço geográfico no qual se insere o passado. Esses novos olhares, por sua vez, permitem ao professor de História explorar novos objetos da História, muitas vezes renegados por outras fontes empregadas no ensino da História na escola brasileira.
id IVOTI-1_74a28473a9c85b6da127f4cee710c46c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de HistóriaMemóriaHis´tóriaEducaçãoHistória culturalCulturaO artigo discute o papel desempenhado pelo ensino de História na Educação Básica através da utilização de elementos trazidos pela Nova História Cultural. Nessa perspectiva, buscamos relacionar como as noções do passado, concebidas pelo professor de História, relacionam-se com os conceitos de representação social, monumentalidade e produção da memória social. Através das relações possíveis existentes entre esses conceitos, acreditamos se tornar possível um ensino de História pautado não apenas no estudo das fontes tradicionalmente concebidas pela escola (livro didático, vídeos, etc.), mas também no exercício crítico de interpretação sobre os lugares de memória produzidos em diferentes momentos. Nossa pesquisa busca contribuir para a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem da História, propondo-se a levar para a sala de aula novos elementos simbólicos, como os monumentos históricos e outros diversos lugares de memória. Com isso acreditamos ser possível lançar outros “olhares” sobre a produção do espaço geográfico no qual se insere o passado. Esses novos olhares, por sua vez, permitem ao professor de História explorar novos objetos da História, muitas vezes renegados por outras fontes empregadas no ensino da História na escola brasileira.Faculdade Instituto Ivoti2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/1210.55602/rlic.v1i1.15Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 68-762525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12/5Copyright (c) 2013 Daniel Luciano Gevehrhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGevehr, Daniel Luciano2024-06-06T20:50:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:15Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
title Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
spellingShingle Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
Gevehr, Daniel Luciano
Memória
His´tória
Educação
História cultural
Cultura
title_short Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
title_full Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
title_fullStr Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
title_full_unstemmed Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
title_sort Os lugares da cidade nos contam história(s): a problemática dos lugares de memória no ensino de História
author Gevehr, Daniel Luciano
author_facet Gevehr, Daniel Luciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gevehr, Daniel Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
His´tória
Educação
História cultural
Cultura
topic Memória
His´tória
Educação
História cultural
Cultura
description O artigo discute o papel desempenhado pelo ensino de História na Educação Básica através da utilização de elementos trazidos pela Nova História Cultural. Nessa perspectiva, buscamos relacionar como as noções do passado, concebidas pelo professor de História, relacionam-se com os conceitos de representação social, monumentalidade e produção da memória social. Através das relações possíveis existentes entre esses conceitos, acreditamos se tornar possível um ensino de História pautado não apenas no estudo das fontes tradicionalmente concebidas pela escola (livro didático, vídeos, etc.), mas também no exercício crítico de interpretação sobre os lugares de memória produzidos em diferentes momentos. Nossa pesquisa busca contribuir para a criação de novas estratégias de ensino-aprendizagem da História, propondo-se a levar para a sala de aula novos elementos simbólicos, como os monumentos históricos e outros diversos lugares de memória. Com isso acreditamos ser possível lançar outros “olhares” sobre a produção do espaço geográfico no qual se insere o passado. Esses novos olhares, por sua vez, permitem ao professor de História explorar novos objetos da História, muitas vezes renegados por outras fontes empregadas no ensino da História na escola brasileira.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12
10.55602/rlic.v1i1.15
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v1i1.15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/12/5
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Daniel Luciano Gevehr
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Daniel Luciano Gevehr
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 1 n. 1 (2013); 68-76
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358769201152