A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cossio, Gustavo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/136
Resumo: Este artigo apresenta a exposição de trabalhos acadêmicos como possibilidade de reflexão para o ensino do design. A fundamentação teórica do estudo busca introduzir o campo do design, para então abordar aspectos do design de exposição, bem como a especificidade da exposição de design. Em uma abordagem sobre a exposição como atividade didático-pedagógica, são analisados dois estudos de caso, com base em entrevistas semiestruturadas e levantamento fotográfico. A mostra FAUForma: designers refere-se aos trabalhos de conclusão de curso da Universidade de São Paulo – USP. Já a mostra Interiores em Cena apresentou o Curso de Design de Interiores da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo – RS. Por fim, verifica-se que o caráter legitimador da exposição oportuniza educar, comunicar e informar sobre design, com o enfoque na divulgação da produção discente. Desse modo, salienta-se a sua contribuição para uma cultura de projeto e a socialização dos conhecimentos articulados no ensino do design.
id IVOTI-1_7bf4b55164b0459beea9a5ce930caf90
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/136
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em designDesign e EducaçãoExposição de designDesignEste artigo apresenta a exposição de trabalhos acadêmicos como possibilidade de reflexão para o ensino do design. A fundamentação teórica do estudo busca introduzir o campo do design, para então abordar aspectos do design de exposição, bem como a especificidade da exposição de design. Em uma abordagem sobre a exposição como atividade didático-pedagógica, são analisados dois estudos de caso, com base em entrevistas semiestruturadas e levantamento fotográfico. A mostra FAUForma: designers refere-se aos trabalhos de conclusão de curso da Universidade de São Paulo – USP. Já a mostra Interiores em Cena apresentou o Curso de Design de Interiores da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo – RS. Por fim, verifica-se que o caráter legitimador da exposição oportuniza educar, comunicar e informar sobre design, com o enfoque na divulgação da produção discente. Desse modo, salienta-se a sua contribuição para uma cultura de projeto e a socialização dos conhecimentos articulados no ensino do design.Faculdade Instituto Ivoti2018-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/13610.55602/rlic.v6i1.171Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 26-382525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/136/143https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCossio, Gustavo2024-06-06T20:51:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/136Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:24Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design
title A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design
spellingShingle A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design
Cossio, Gustavo
Design e Educação
Exposição de design
Design
title_short A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design
title_full A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design
title_fullStr A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design
title_full_unstemmed A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design
title_sort A exposição de trabalhos discentes como atividade didático-pedagógica no ensino de graduação em design
author Cossio, Gustavo
author_facet Cossio, Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cossio, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Design e Educação
Exposição de design
Design
topic Design e Educação
Exposição de design
Design
description Este artigo apresenta a exposição de trabalhos acadêmicos como possibilidade de reflexão para o ensino do design. A fundamentação teórica do estudo busca introduzir o campo do design, para então abordar aspectos do design de exposição, bem como a especificidade da exposição de design. Em uma abordagem sobre a exposição como atividade didático-pedagógica, são analisados dois estudos de caso, com base em entrevistas semiestruturadas e levantamento fotográfico. A mostra FAUForma: designers refere-se aos trabalhos de conclusão de curso da Universidade de São Paulo – USP. Já a mostra Interiores em Cena apresentou o Curso de Design de Interiores da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo – RS. Por fim, verifica-se que o caráter legitimador da exposição oportuniza educar, comunicar e informar sobre design, com o enfoque na divulgação da produção discente. Desse modo, salienta-se a sua contribuição para uma cultura de projeto e a socialização dos conhecimentos articulados no ensino do design.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/136
10.55602/rlic.v6i1.171
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/136
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v6i1.171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/136/143
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 1 (2018); 26-38
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359190728704