Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304 |
Resumo: | O presente artigo aborda um trabalho apresentado em outubro de 2023 no 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Nacional de Educação do Instituto Ivoti, no âmbito do GT 2. Cultura, Identidade, Currículo e Saberes. Trata-se de um recorte de minha dissertação de mestrado, que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior com a intenção de dar maior atenção a um determinado momento da etapa prática da dissertação, nesse caso, as observações realizadas nas escolas na data em que os questionários elaborados para a pesquisa foram aplicados. As informações abordadas originam-se das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de três escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Olha-se, então, para os movimentos de quem está na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e de jovens que estão na última etapa da Educação Básica. Desse modo, são percepções de um único dia para cada espaço visitado, porém atentas e significativas para complementar a leitura dos dados coletados durante a investigação. É como se os bastidores de um trabalho fossem revelados para contextualizar os resultados objetivos, trazendo subjetividade. Os retornos obtidos a partir da análise da etapa prática apontam que o belo tem muito a contribuir para a disciplina de arte, mas também pode vir a ser problematizado quando este se revela constituído nos modelos ultrapassados |
id |
IVOTI-1_84e3de76736bca5292683bb8555c270d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/304 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneasArtesCulturaEducaçãoDisciplina de arteO presente artigo aborda um trabalho apresentado em outubro de 2023 no 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Nacional de Educação do Instituto Ivoti, no âmbito do GT 2. Cultura, Identidade, Currículo e Saberes. Trata-se de um recorte de minha dissertação de mestrado, que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior com a intenção de dar maior atenção a um determinado momento da etapa prática da dissertação, nesse caso, as observações realizadas nas escolas na data em que os questionários elaborados para a pesquisa foram aplicados. As informações abordadas originam-se das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de três escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Olha-se, então, para os movimentos de quem está na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e de jovens que estão na última etapa da Educação Básica. Desse modo, são percepções de um único dia para cada espaço visitado, porém atentas e significativas para complementar a leitura dos dados coletados durante a investigação. É como se os bastidores de um trabalho fossem revelados para contextualizar os resultados objetivos, trazendo subjetividade. Os retornos obtidos a partir da análise da etapa prática apontam que o belo tem muito a contribuir para a disciplina de arte, mas também pode vir a ser problematizado quando este se revela constituído nos modelos ultrapassadosFaculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30410.55602/wrne9v83Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 45-592525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304/397Copyright (c) 2024 Sabrina Esmerishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsmeris, Sabrina2024-07-03T21:56:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/304Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-03T21:56:32Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas |
title |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas |
spellingShingle |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas Esmeris, Sabrina Artes Cultura Educação Disciplina de arte |
title_short |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas |
title_full |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas |
title_fullStr |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas |
title_sort |
Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas |
author |
Esmeris, Sabrina |
author_facet |
Esmeris, Sabrina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esmeris, Sabrina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes Cultura Educação Disciplina de arte |
topic |
Artes Cultura Educação Disciplina de arte |
description |
O presente artigo aborda um trabalho apresentado em outubro de 2023 no 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Nacional de Educação do Instituto Ivoti, no âmbito do GT 2. Cultura, Identidade, Currículo e Saberes. Trata-se de um recorte de minha dissertação de mestrado, que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior com a intenção de dar maior atenção a um determinado momento da etapa prática da dissertação, nesse caso, as observações realizadas nas escolas na data em que os questionários elaborados para a pesquisa foram aplicados. As informações abordadas originam-se das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de três escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Olha-se, então, para os movimentos de quem está na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e de jovens que estão na última etapa da Educação Básica. Desse modo, são percepções de um único dia para cada espaço visitado, porém atentas e significativas para complementar a leitura dos dados coletados durante a investigação. É como se os bastidores de um trabalho fossem revelados para contextualizar os resultados objetivos, trazendo subjetividade. Os retornos obtidos a partir da análise da etapa prática apontam que o belo tem muito a contribuir para a disciplina de arte, mas também pode vir a ser problematizado quando este se revela constituído nos modelos ultrapassados |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304 10.55602/wrne9v83 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304 |
identifier_str_mv |
10.55602/wrne9v83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304/397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Sabrina Esmeris https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Sabrina Esmeris https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 45-59 2525-5754 2318-5252 10.55602/5ad45e62 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359644762112 |