Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esmeris, Sabrina
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304
Resumo: O presente artigo aborda um trabalho apresentado em outubro de 2023 no 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Nacional de Educação do Instituto Ivoti, no âmbito do GT 2. Cultura, Identidade, Currículo e Saberes. Trata-se de um recorte de minha dissertação de mestrado, que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior com a intenção de dar maior atenção a um determinado momento da etapa prática da dissertação, nesse caso, as observações realizadas nas escolas na data em que os questionários elaborados para a pesquisa foram aplicados. As informações abordadas originam-se das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de três escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Olha-se, então, para os movimentos de quem está na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e de jovens que estão na última etapa da Educação Básica. Desse modo, são percepções de um único dia para cada espaço visitado, porém atentas e significativas para complementar a leitura dos dados coletados durante a investigação. É como se os bastidores de um trabalho fossem revelados para contextualizar os resultados objetivos, trazendo subjetividade. Os retornos obtidos a partir da análise da etapa prática apontam que o belo tem muito a contribuir para a disciplina de arte, mas também pode vir a ser problematizado quando este se revela constituído nos modelos ultrapassados
id IVOTI-1_84e3de76736bca5292683bb8555c270d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/304
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneasArtesCulturaEducaçãoDisciplina de arteO presente artigo aborda um trabalho apresentado em outubro de 2023 no 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Nacional de Educação do Instituto Ivoti, no âmbito do GT 2. Cultura, Identidade, Currículo e Saberes. Trata-se de um recorte de minha dissertação de mestrado, que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior com a intenção de dar maior atenção a um determinado momento da etapa prática da dissertação, nesse caso, as observações realizadas nas escolas na data em que os questionários elaborados para a pesquisa foram aplicados. As informações abordadas originam-se das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de três escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Olha-se, então, para os movimentos de quem está na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e de jovens que estão na última etapa da Educação Básica. Desse modo, são percepções de um único dia para cada espaço visitado, porém atentas e significativas para complementar a leitura dos dados coletados durante a investigação. É como se os bastidores de um trabalho fossem revelados para contextualizar os resultados objetivos, trazendo subjetividade. Os retornos obtidos a partir da análise da etapa prática apontam que o belo tem muito a contribuir para a disciplina de arte, mas também pode vir a ser problematizado quando este se revela constituído nos modelos ultrapassadosFaculdade Instituto Ivoti2024-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30410.55602/wrne9v83Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 45-592525-57542318-525210.55602/5ad45e62reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304/397Copyright (c) 2024 Sabrina Esmerishttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEsmeris, Sabrina2024-07-03T21:56:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/304Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-07-03T21:56:32Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
title Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
spellingShingle Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
Esmeris, Sabrina
Artes
Cultura
Educação
Disciplina de arte
title_short Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
title_full Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
title_fullStr Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
title_full_unstemmed Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
title_sort Reconsiderações sobre o belo na disciplina de Arte: visões e vozes das juventudes contemporâneas
author Esmeris, Sabrina
author_facet Esmeris, Sabrina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esmeris, Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Cultura
Educação
Disciplina de arte
topic Artes
Cultura
Educação
Disciplina de arte
description O presente artigo aborda um trabalho apresentado em outubro de 2023 no 6º Congresso Internacional e 9º Congresso Nacional de Educação do Instituto Ivoti, no âmbito do GT 2. Cultura, Identidade, Currículo e Saberes. Trata-se de um recorte de minha dissertação de mestrado, que tem como objetivo principal reconsiderar a presença do conceito de belo na escola por meio de um olhar atualizado. Para este trabalho, faz-se uma seleção e rearticulação de dados oriundos do estudo anterior com a intenção de dar maior atenção a um determinado momento da etapa prática da dissertação, nesse caso, as observações realizadas nas escolas na data em que os questionários elaborados para a pesquisa foram aplicados. As informações abordadas originam-se das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de três escolas da região metropolitana de Porto Alegre. Olha-se, então, para os movimentos de quem está na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e de jovens que estão na última etapa da Educação Básica. Desse modo, são percepções de um único dia para cada espaço visitado, porém atentas e significativas para complementar a leitura dos dados coletados durante a investigação. É como se os bastidores de um trabalho fossem revelados para contextualizar os resultados objetivos, trazendo subjetividade. Os retornos obtidos a partir da análise da etapa prática apontam que o belo tem muito a contribuir para a disciplina de arte, mas também pode vir a ser problematizado quando este se revela constituído nos modelos ultrapassados
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304
10.55602/wrne9v83
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304
identifier_str_mv 10.55602/wrne9v83
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/304/397
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Sabrina Esmeris
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Sabrina Esmeris
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 12 n. 1 (2024); 45-59
2525-5754
2318-5252
10.55602/5ad45e62
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359644762112