Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30 |
Resumo: | O subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Letras da Faccat busca, atendendo ao que consta no perfil do egresso do curso e ao projeto institucional do Programa, formar professores que fundamentem suas práticas pedagógicas no tripé reflexão-ação-reflexão. Essa fundamentação compreende, no que tange especificamente às aulas de língua materna e de literatura, o refinamento das competências desenvolvidas ao longo do curso, relacionando-as à prática docente e ao contexto midiático atual. A fim de que se possa medir como a participação no Pibid está impactando a vida acadêmica dos futuros docentes e, por conseguinte, a sua formação docente, foi aplicado um questionário composto de oito perguntas abertas, que foi respondido online por 15 pibidianos e ex-pibidianos que participaram do Programa entre os meses de agosto de 2012 e abril de 2014. A análise qualitativa das respostas obtidas aponta na direção de que os participantes reconhecem a importância do Programa no sentido de aperfeiçoar os conhecimentos obtidos em sala de aula, de aprender a trabalhar em grupos, de adquirir experiência em projetos inovadores, preparando-os melhor para as práticas futuras em sala de aula. Da mesma maneira, foram positivos os retornos acerca de características profissionais desenvolvidas pelo Pibid: a pontualidade, a assiduidade, a responsabilidade, a conscientização sobre a necessidade de estudar de modo contínuo e independente, entre outras menos citadas. Desse modo, percebe-se que o Pibid não só oportuniza aos professores-bolsistas a experiência prática, com orientação da IES e sob supervisão da escola a que se destinam, das teorias e dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso, como também desenvolve uma postura profissional bastante positiva. Para tanto, o Pibid também orienta as ações no sentido da valorização da leitura literária, do desenvolvimento do potencial criativo, da motivação e da inserção em uma sociedade em que é necessário aprender a aprender. |
id |
IVOTI-1_8c072c200a9dd1f3425aad835c67aa63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da FaccatPIBIDBolsa de estudoFormação docenteEducaçãoO subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Letras da Faccat busca, atendendo ao que consta no perfil do egresso do curso e ao projeto institucional do Programa, formar professores que fundamentem suas práticas pedagógicas no tripé reflexão-ação-reflexão. Essa fundamentação compreende, no que tange especificamente às aulas de língua materna e de literatura, o refinamento das competências desenvolvidas ao longo do curso, relacionando-as à prática docente e ao contexto midiático atual. A fim de que se possa medir como a participação no Pibid está impactando a vida acadêmica dos futuros docentes e, por conseguinte, a sua formação docente, foi aplicado um questionário composto de oito perguntas abertas, que foi respondido online por 15 pibidianos e ex-pibidianos que participaram do Programa entre os meses de agosto de 2012 e abril de 2014. A análise qualitativa das respostas obtidas aponta na direção de que os participantes reconhecem a importância do Programa no sentido de aperfeiçoar os conhecimentos obtidos em sala de aula, de aprender a trabalhar em grupos, de adquirir experiência em projetos inovadores, preparando-os melhor para as práticas futuras em sala de aula. Da mesma maneira, foram positivos os retornos acerca de características profissionais desenvolvidas pelo Pibid: a pontualidade, a assiduidade, a responsabilidade, a conscientização sobre a necessidade de estudar de modo contínuo e independente, entre outras menos citadas. Desse modo, percebe-se que o Pibid não só oportuniza aos professores-bolsistas a experiência prática, com orientação da IES e sob supervisão da escola a que se destinam, das teorias e dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso, como também desenvolve uma postura profissional bastante positiva. Para tanto, o Pibid também orienta as ações no sentido da valorização da leitura literária, do desenvolvimento do potencial criativo, da motivação e da inserção em uma sociedade em que é necessário aprender a aprender.Faculdade Instituto Ivoti2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/3010.55602/rlic.v2i1.37Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 106-1122525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30/30https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRaupp, Luciane Maria Wagner2022-08-26T01:17:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/30Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2022-08-26T01:17:37Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat |
title |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat |
spellingShingle |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat Raupp, Luciane Maria Wagner PIBID Bolsa de estudo Formação docente Educação |
title_short |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat |
title_full |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat |
title_fullStr |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat |
title_full_unstemmed |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat |
title_sort |
Os impactos do Pibid sobre os professores bolsistas: um olhar sobre a autoavaliação e a subjetividade dos alunos de Letras da Faccat |
author |
Raupp, Luciane Maria Wagner |
author_facet |
Raupp, Luciane Maria Wagner |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raupp, Luciane Maria Wagner |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Bolsa de estudo Formação docente Educação |
topic |
PIBID Bolsa de estudo Formação docente Educação |
description |
O subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Letras da Faccat busca, atendendo ao que consta no perfil do egresso do curso e ao projeto institucional do Programa, formar professores que fundamentem suas práticas pedagógicas no tripé reflexão-ação-reflexão. Essa fundamentação compreende, no que tange especificamente às aulas de língua materna e de literatura, o refinamento das competências desenvolvidas ao longo do curso, relacionando-as à prática docente e ao contexto midiático atual. A fim de que se possa medir como a participação no Pibid está impactando a vida acadêmica dos futuros docentes e, por conseguinte, a sua formação docente, foi aplicado um questionário composto de oito perguntas abertas, que foi respondido online por 15 pibidianos e ex-pibidianos que participaram do Programa entre os meses de agosto de 2012 e abril de 2014. A análise qualitativa das respostas obtidas aponta na direção de que os participantes reconhecem a importância do Programa no sentido de aperfeiçoar os conhecimentos obtidos em sala de aula, de aprender a trabalhar em grupos, de adquirir experiência em projetos inovadores, preparando-os melhor para as práticas futuras em sala de aula. Da mesma maneira, foram positivos os retornos acerca de características profissionais desenvolvidas pelo Pibid: a pontualidade, a assiduidade, a responsabilidade, a conscientização sobre a necessidade de estudar de modo contínuo e independente, entre outras menos citadas. Desse modo, percebe-se que o Pibid não só oportuniza aos professores-bolsistas a experiência prática, com orientação da IES e sob supervisão da escola a que se destinam, das teorias e dos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso, como também desenvolve uma postura profissional bastante positiva. Para tanto, o Pibid também orienta as ações no sentido da valorização da leitura literária, do desenvolvimento do potencial criativo, da motivação e da inserção em uma sociedade em que é necessário aprender a aprender. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30 10.55602/rlic.v2i1.37 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v2i1.37 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/30/30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 1 (2014); 106-112 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551358793318400 |