As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Tatiana Machado
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/34
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de diferentes situações que envolvem a aprendizagem, sendo essa uma temática recorrente de debates na área da educação. Entretanto, muitos educadores têm revisto sua prática devido à não aprendizagem dos alunos. Por estar diretamente envolvida com o processamento das informações, a emoção pode ser ou não um fator que influencia positivamente. A neurociência nos últimos tempos tem ajudado a compreender como o cérebro funciona, mostrando as possibilidades do cérebro se modificar conforme sua relação com o ambiente, a diversidade, os estímulos que o meio pode gerar ao longo da vida, de como os estímulos emocionais podem afetar a aprendizagem, contribuindo para um trabalho preventivo em sala de aula. Assim, o objetivo foi investigar de que forma os estímulos emocionais influenciam os processos de aprendizagem, a fim de oferecer subsídio teórico que contribua com os profissionais de educação. Optou-se por um estudo teórico de cunho bibliográfico, tendo como suporte referencial leituras na área da psicologia, educação e neurociência.
id IVOTI-1_907287a1b0eb3c433f7dfdaae5ecdf79
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagemEmoçãoCogniçãoNeurociênciasAmígdalaAprendizagemO presente estudo é uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de diferentes situações que envolvem a aprendizagem, sendo essa uma temática recorrente de debates na área da educação. Entretanto, muitos educadores têm revisto sua prática devido à não aprendizagem dos alunos. Por estar diretamente envolvida com o processamento das informações, a emoção pode ser ou não um fator que influencia positivamente. A neurociência nos últimos tempos tem ajudado a compreender como o cérebro funciona, mostrando as possibilidades do cérebro se modificar conforme sua relação com o ambiente, a diversidade, os estímulos que o meio pode gerar ao longo da vida, de como os estímulos emocionais podem afetar a aprendizagem, contribuindo para um trabalho preventivo em sala de aula. Assim, o objetivo foi investigar de que forma os estímulos emocionais influenciam os processos de aprendizagem, a fim de oferecer subsídio teórico que contribua com os profissionais de educação. Optou-se por um estudo teórico de cunho bibliográfico, tendo como suporte referencial leituras na área da psicologia, educação e neurociência.Faculdade Instituto Ivoti2014-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/3410.55602/rlic.v2i2.41Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 14-212525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/34/34https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDorneles, Tatiana Machado2024-06-06T20:50:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:50:27Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem
title As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem
spellingShingle As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem
Dorneles, Tatiana Machado
Emoção
Cognição
Neurociências
Amígdala
Aprendizagem
title_short As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem
title_full As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem
title_fullStr As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem
title_full_unstemmed As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem
title_sort As bases neuropsicológicas da emoção: um diálogo acerca da aprendizagem
author Dorneles, Tatiana Machado
author_facet Dorneles, Tatiana Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorneles, Tatiana Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Emoção
Cognição
Neurociências
Amígdala
Aprendizagem
topic Emoção
Cognição
Neurociências
Amígdala
Aprendizagem
description O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica realizada a partir de diferentes situações que envolvem a aprendizagem, sendo essa uma temática recorrente de debates na área da educação. Entretanto, muitos educadores têm revisto sua prática devido à não aprendizagem dos alunos. Por estar diretamente envolvida com o processamento das informações, a emoção pode ser ou não um fator que influencia positivamente. A neurociência nos últimos tempos tem ajudado a compreender como o cérebro funciona, mostrando as possibilidades do cérebro se modificar conforme sua relação com o ambiente, a diversidade, os estímulos que o meio pode gerar ao longo da vida, de como os estímulos emocionais podem afetar a aprendizagem, contribuindo para um trabalho preventivo em sala de aula. Assim, o objetivo foi investigar de que forma os estímulos emocionais influenciam os processos de aprendizagem, a fim de oferecer subsídio teórico que contribua com os profissionais de educação. Optou-se por um estudo teórico de cunho bibliográfico, tendo como suporte referencial leituras na área da psicologia, educação e neurociência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/34
10.55602/rlic.v2i2.41
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/34
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v2i2.41
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/34/34
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 2 n. 2 (2014); 14-21
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551358798561280