Letramento argumentativo: a arte de argumentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Andreia Caroline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Goldmeyer, Marguit Carmen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176
Resumo: Com fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa,  e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno.
id IVOTI-1_cd405787742e436520faaf93fb988b9e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/176
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Letramento argumentativo: a arte de argumentarArgumentaçãoEscala argumentativaOpiniãoLeituraLiteraturaCom fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa,  e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno.Faculdade Instituto Ivoti2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/17610.55602/rlic.v8i2.221Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 8 n. 2 (2020); 7-122525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176/184https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Andreia CarolineGoldmeyer, Marguit Carmen2024-06-06T20:51:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/176Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:45Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Letramento argumentativo: a arte de argumentar
title Letramento argumentativo: a arte de argumentar
spellingShingle Letramento argumentativo: a arte de argumentar
Schneider, Andreia Caroline
Argumentação
Escala argumentativa
Opinião
Leitura
Literatura
title_short Letramento argumentativo: a arte de argumentar
title_full Letramento argumentativo: a arte de argumentar
title_fullStr Letramento argumentativo: a arte de argumentar
title_full_unstemmed Letramento argumentativo: a arte de argumentar
title_sort Letramento argumentativo: a arte de argumentar
author Schneider, Andreia Caroline
author_facet Schneider, Andreia Caroline
Goldmeyer, Marguit Carmen
author_role author
author2 Goldmeyer, Marguit Carmen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Andreia Caroline
Goldmeyer, Marguit Carmen
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação
Escala argumentativa
Opinião
Leitura
Literatura
topic Argumentação
Escala argumentativa
Opinião
Leitura
Literatura
description Com fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa,  e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176
10.55602/rlic.v8i2.221
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v8i2.221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176/184
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 8 n. 2 (2020); 7-12
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359244206080