Letramento argumentativo: a arte de argumentar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
Texto Completo: | https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176 |
Resumo: | Com fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa, e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno. |
id |
IVOTI-1_cd405787742e436520faaf93fb988b9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/176 |
network_acronym_str |
IVOTI-1 |
network_name_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento argumentativo: a arte de argumentarArgumentaçãoEscala argumentativaOpiniãoLeituraLiteraturaCom fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa, e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno.Faculdade Instituto Ivoti2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/17610.55602/rlic.v8i2.221Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 8 n. 2 (2020); 7-122525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176/184https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Andreia CarolineGoldmeyer, Marguit Carmen2024-06-06T20:51:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/176Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:45Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento argumentativo: a arte de argumentar |
title |
Letramento argumentativo: a arte de argumentar |
spellingShingle |
Letramento argumentativo: a arte de argumentar Schneider, Andreia Caroline Argumentação Escala argumentativa Opinião Leitura Literatura |
title_short |
Letramento argumentativo: a arte de argumentar |
title_full |
Letramento argumentativo: a arte de argumentar |
title_fullStr |
Letramento argumentativo: a arte de argumentar |
title_full_unstemmed |
Letramento argumentativo: a arte de argumentar |
title_sort |
Letramento argumentativo: a arte de argumentar |
author |
Schneider, Andreia Caroline |
author_facet |
Schneider, Andreia Caroline Goldmeyer, Marguit Carmen |
author_role |
author |
author2 |
Goldmeyer, Marguit Carmen |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Andreia Caroline Goldmeyer, Marguit Carmen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação Escala argumentativa Opinião Leitura Literatura |
topic |
Argumentação Escala argumentativa Opinião Leitura Literatura |
description |
Com fundamento em uma visão interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, o presente artigo se propõe a apresentar algumas reflexões a respeito do desenvolvimento da arte de argumentar, tendo como objeto de análise a prática de letramento argumentativo realizada na disciplina de Laboratório de Língua Portuguesa. Para tornar ainda mais perceptível a evolução gradativa da arte da eloquência, adotou-se uma escala argumentativa, e constatou-se, por fim, que argumentar é uma dificuldade para muitos alunos e que o letramento argumentativo pode servir como caminho para aprimorar essa habilidade quando trabalhado de forma integrada à temáticas sociais, literatura e, principalmente, integrada ao universo do aluno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176 10.55602/rlic.v8i2.221 |
url |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176 |
identifier_str_mv |
10.55602/rlic.v8i2.221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/176/184 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade Instituto Ivoti |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 8 n. 2 (2020); 7-12 2525-5754 2318-5252 reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) instname:Instituto Ivoti instacron:IVOTI |
instname_str |
Instituto Ivoti |
instacron_str |
IVOTI |
institution |
IVOTI |
reponame_str |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
collection |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti |
repository.mail.fl_str_mv |
ailim.schwambach@institutoivoti.com.br |
_version_ |
1806551359244206080 |