Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guterres, Rodrigo de Azambuja
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Del Pino, José Claudio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/152
Resumo: A presente pesquisa teve como propósito verificar os níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Alegrete. O presente estudo caracterizou-se por uma pesquisa de campo, de caráter descritivo quantitativo. A amostra deste estudo foi composta por 72 professores das séries finais – 6º ao 9º ano. Para a verificação dos níveis de satisfação e motivação dos docentes, foi utilizado o questionário EMA (Escala de Motivação Docente), de Davoglio e Santos (2016) Os resultados indicam que a maioria dos participantes do estudo está satisfeita com a profissão escolhida, sentem-se seguros com seu trabalho no cotidiano e destacam o sentido de cooperação e interação com os colegas.
id IVOTI-1_fc828ce68f1feb7d6f3c1da39635a564
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/152
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RSEnsino FundamentalSéries finaisMotivaçãoDocênciaEducaçãoA presente pesquisa teve como propósito verificar os níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Alegrete. O presente estudo caracterizou-se por uma pesquisa de campo, de caráter descritivo quantitativo. A amostra deste estudo foi composta por 72 professores das séries finais – 6º ao 9º ano. Para a verificação dos níveis de satisfação e motivação dos docentes, foi utilizado o questionário EMA (Escala de Motivação Docente), de Davoglio e Santos (2016) Os resultados indicam que a maioria dos participantes do estudo está satisfeita com a profissão escolhida, sentem-se seguros com seu trabalho no cotidiano e destacam o sentido de cooperação e interação com os colegas.Faculdade Instituto Ivoti2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/15210.55602/rlic.v6i2.196Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 2 (2018); 32-422525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/152/160https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuterres, Rodrigo de AzambujaDel Pino, José Claudio2024-06-06T20:51:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/152Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:33Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS
title Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS
spellingShingle Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS
Guterres, Rodrigo de Azambuja
Ensino Fundamental
Séries finais
Motivação
Docência
Educação
title_short Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS
title_full Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS
title_fullStr Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS
title_full_unstemmed Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS
title_sort Níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do Ensino Fundamental do município de Alegrete-RS
author Guterres, Rodrigo de Azambuja
author_facet Guterres, Rodrigo de Azambuja
Del Pino, José Claudio
author_role author
author2 Del Pino, José Claudio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guterres, Rodrigo de Azambuja
Del Pino, José Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Séries finais
Motivação
Docência
Educação
topic Ensino Fundamental
Séries finais
Motivação
Docência
Educação
description A presente pesquisa teve como propósito verificar os níveis de satisfação e motivação de professores dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Alegrete. O presente estudo caracterizou-se por uma pesquisa de campo, de caráter descritivo quantitativo. A amostra deste estudo foi composta por 72 professores das séries finais – 6º ao 9º ano. Para a verificação dos níveis de satisfação e motivação dos docentes, foi utilizado o questionário EMA (Escala de Motivação Docente), de Davoglio e Santos (2016) Os resultados indicam que a maioria dos participantes do estudo está satisfeita com a profissão escolhida, sentem-se seguros com seu trabalho no cotidiano e destacam o sentido de cooperação e interação com os colegas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/152
10.55602/rlic.v6i2.196
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/152
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v6i2.196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/152/160
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 6 n. 2 (2018); 32-42
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359211700224