O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANNA,MARIA CÉLIA
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78601980000400237
Resumo: SINOPSE A revisão das espécies do gênero Vochysia que ocorrem no Estado do Rio de Janeiro revelou a existência de 13 especies e 3 variedades, que foram estudadas sob os pontos de vista taxinômico, da venação e da epiderme foliares e da morfologia dos grãos de pólen. Neste trabalho é apresentada uma chave para identificarão dos táxons, que são redescritos, e uma relação de suas áreas de ocorrência, além de dados ecologicos, fenológicos, nomes vulgares e usos. Acompanham o texto desenhos analíticos dos hábitos, da venação e da epiderme foliares e dos graos de pólen, e também mapas de distribuição geográfica e fotomicrografias dos grãos de pólen. Na venação foliar foram encontrados os padrões broquidódromo e misto-camptódromo-broquidódromo. A epiderme pode ser glabra ou pilosa e os estômatos são dos tipos anisocítico e anomocítico, restritos à epiderme inferior. Esclerócitos de vários tipos foram encontrados no mesofilo de todas as espécies e variedades. Cristais dos tipos drusa, aciculares e cúbicos também foram observados em varias delas. Com referência aos grãos de pólen, a forma, o número e o caráter das aberturas são idênticos para todos os táxons estudados, podendo variar quanto à estrutura das exinas e quanto ao aspecto das superfícies. Quanto à distribuição geográfica dos táxons, foi constatado que V. saldanhana Warm., V. glazioviana Warm, e V. rectiflora Warm. var. glabrescens Warm. são restritas ao Estado do Rio de Janeiro, enquanto as demais têm distribuição mais ampla, destacando-se V. tucanorum Mart., que é encontrada nas regiões Nordeste (BA), Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil até o Paraguai. Foram acrescentadas algumas especulações referentes à evolução dos táxons. Foi restabelecida a espécie V. laurifolia Wann. e em V. schwackeana foi sinonimizada a var. glabra Stafl.
id JBRJ-1_49af7d4121506391bb1bd16c4dee2511
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78601980000400237
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIROSINOPSE A revisão das espécies do gênero Vochysia que ocorrem no Estado do Rio de Janeiro revelou a existência de 13 especies e 3 variedades, que foram estudadas sob os pontos de vista taxinômico, da venação e da epiderme foliares e da morfologia dos grãos de pólen. Neste trabalho é apresentada uma chave para identificarão dos táxons, que são redescritos, e uma relação de suas áreas de ocorrência, além de dados ecologicos, fenológicos, nomes vulgares e usos. Acompanham o texto desenhos analíticos dos hábitos, da venação e da epiderme foliares e dos graos de pólen, e também mapas de distribuição geográfica e fotomicrografias dos grãos de pólen. Na venação foliar foram encontrados os padrões broquidódromo e misto-camptódromo-broquidódromo. A epiderme pode ser glabra ou pilosa e os estômatos são dos tipos anisocítico e anomocítico, restritos à epiderme inferior. Esclerócitos de vários tipos foram encontrados no mesofilo de todas as espécies e variedades. Cristais dos tipos drusa, aciculares e cúbicos também foram observados em varias delas. Com referência aos grãos de pólen, a forma, o número e o caráter das aberturas são idênticos para todos os táxons estudados, podendo variar quanto à estrutura das exinas e quanto ao aspecto das superfícies. Quanto à distribuição geográfica dos táxons, foi constatado que V. saldanhana Warm., V. glazioviana Warm, e V. rectiflora Warm. var. glabrescens Warm. são restritas ao Estado do Rio de Janeiro, enquanto as demais têm distribuição mais ampla, destacando-se V. tucanorum Mart., que é encontrada nas regiões Nordeste (BA), Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil até o Paraguai. Foram acrescentadas algumas especulações referentes à evolução dos táxons. Foi restabelecida a espécie V. laurifolia Wann. e em V. schwackeana foi sinonimizada a var. glabra Stafl.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro1980-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78601980000400237Rodriguésia v.32 n.55 1980reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-78601980325515info:eu-repo/semantics/openAccessVIANNA,MARIA CÉLIApor2018-04-16T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78601980000400237Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2018-04-16T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
spellingShingle O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
VIANNA,MARIA CÉLIA
title_short O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_full O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_fullStr O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
title_sort O GÊNERO VOCHYSIA AUBLET (VOCHYSIACEAE) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
author VIANNA,MARIA CÉLIA
author_facet VIANNA,MARIA CÉLIA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VIANNA,MARIA CÉLIA
description SINOPSE A revisão das espécies do gênero Vochysia que ocorrem no Estado do Rio de Janeiro revelou a existência de 13 especies e 3 variedades, que foram estudadas sob os pontos de vista taxinômico, da venação e da epiderme foliares e da morfologia dos grãos de pólen. Neste trabalho é apresentada uma chave para identificarão dos táxons, que são redescritos, e uma relação de suas áreas de ocorrência, além de dados ecologicos, fenológicos, nomes vulgares e usos. Acompanham o texto desenhos analíticos dos hábitos, da venação e da epiderme foliares e dos graos de pólen, e também mapas de distribuição geográfica e fotomicrografias dos grãos de pólen. Na venação foliar foram encontrados os padrões broquidódromo e misto-camptódromo-broquidódromo. A epiderme pode ser glabra ou pilosa e os estômatos são dos tipos anisocítico e anomocítico, restritos à epiderme inferior. Esclerócitos de vários tipos foram encontrados no mesofilo de todas as espécies e variedades. Cristais dos tipos drusa, aciculares e cúbicos também foram observados em varias delas. Com referência aos grãos de pólen, a forma, o número e o caráter das aberturas são idênticos para todos os táxons estudados, podendo variar quanto à estrutura das exinas e quanto ao aspecto das superfícies. Quanto à distribuição geográfica dos táxons, foi constatado que V. saldanhana Warm., V. glazioviana Warm, e V. rectiflora Warm. var. glabrescens Warm. são restritas ao Estado do Rio de Janeiro, enquanto as demais têm distribuição mais ampla, destacando-se V. tucanorum Mart., que é encontrada nas regiões Nordeste (BA), Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil até o Paraguai. Foram acrescentadas algumas especulações referentes à evolução dos táxons. Foi restabelecida a espécie V. laurifolia Wann. e em V. schwackeana foi sinonimizada a var. glabra Stafl.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78601980000400237
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78601980000400237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-78601980325515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.32 n.55 1980
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128668471132160