Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo Júnior,João Carlos Ferreira de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Barros,Cláudia Franca
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602017000601241
Resumo: Resumo Embarcações tradicionais são consideradas uma rica herança cultural sobre o uso dos recursos florestais, sendo os açorianos os responsáveis pela cultura de construção das canoas baleeiras no Brasil. Este estudo objetivou conhecer as madeiras utilizadas na construção de canoas baleeiras, gerando subsídios para melhor compreender as relações de uso de recursos florestais destinados à carpintaria naval tradicional em Santa Catarina. Foram estudadas cinco baleeiras pertencentes ao acervo museológico do Museu Nacional do Mar, São Francisco do Sul, Santa Catarina. A coleta das madeiras históricas foi realizada com auxílio de trado de incremento para posterior produção de lâminas histológicas e descrição anatômica. A identificação das madeiras foi realizada por comparação em coleção de referência. Foram identificados cinco táxons de madeiras usadas de forma combinada na construção dos componentes das canoas. São eles: Araucaria angustifolia (Araucariaceae), Aspidosperma sp. (Apocynaceae), Ocotea/Nectandra (Lauraceae), Enterolobium contortisiliquum (Fabaceae) e Cedrela fissilis (Meliaceae). As madeiras empregadas na construção das canoas baleeiras revelaram não somente os saberes tradicionais sobre as técnicas da carpintaria naval trazida pelos açorianos, mas também, o conhecimento tecnológico sobre o uso dos recursos florestais no domínio da Floresta Atlântica associado à sua disponibilidade nos ambientes naturais em tempos passados.
id JBRJ-1_7d1f7127f5a16fe422b4d78e10d88ac4
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602017000601241
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinensecanoa baleeiracultura açorianamadeiras históricaspatrimônio cultural navalpesca da baleiaResumo Embarcações tradicionais são consideradas uma rica herança cultural sobre o uso dos recursos florestais, sendo os açorianos os responsáveis pela cultura de construção das canoas baleeiras no Brasil. Este estudo objetivou conhecer as madeiras utilizadas na construção de canoas baleeiras, gerando subsídios para melhor compreender as relações de uso de recursos florestais destinados à carpintaria naval tradicional em Santa Catarina. Foram estudadas cinco baleeiras pertencentes ao acervo museológico do Museu Nacional do Mar, São Francisco do Sul, Santa Catarina. A coleta das madeiras históricas foi realizada com auxílio de trado de incremento para posterior produção de lâminas histológicas e descrição anatômica. A identificação das madeiras foi realizada por comparação em coleção de referência. Foram identificados cinco táxons de madeiras usadas de forma combinada na construção dos componentes das canoas. São eles: Araucaria angustifolia (Araucariaceae), Aspidosperma sp. (Apocynaceae), Ocotea/Nectandra (Lauraceae), Enterolobium contortisiliquum (Fabaceae) e Cedrela fissilis (Meliaceae). As madeiras empregadas na construção das canoas baleeiras revelaram não somente os saberes tradicionais sobre as técnicas da carpintaria naval trazida pelos açorianos, mas também, o conhecimento tecnológico sobre o uso dos recursos florestais no domínio da Floresta Atlântica associado à sua disponibilidade nos ambientes naturais em tempos passados.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602017000601241Rodriguésia v.68 n.4 2017reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860201768408info:eu-repo/semantics/openAccessMelo Júnior,João Carlos Ferreira deBarros,Cláudia Francapor2017-10-16T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602017000601241Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2017-10-16T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense
title Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense
spellingShingle Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense
Melo Júnior,João Carlos Ferreira de
canoa baleeira
cultura açoriana
madeiras históricas
patrimônio cultural naval
pesca da baleia
title_short Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense
title_full Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense
title_fullStr Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense
title_full_unstemmed Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense
title_sort Madeiras históricas na carpintaria naval de canoas baleeiras da costa catarinense
author Melo Júnior,João Carlos Ferreira de
author_facet Melo Júnior,João Carlos Ferreira de
Barros,Cláudia Franca
author_role author
author2 Barros,Cláudia Franca
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo Júnior,João Carlos Ferreira de
Barros,Cláudia Franca
dc.subject.por.fl_str_mv canoa baleeira
cultura açoriana
madeiras históricas
patrimônio cultural naval
pesca da baleia
topic canoa baleeira
cultura açoriana
madeiras históricas
patrimônio cultural naval
pesca da baleia
description Resumo Embarcações tradicionais são consideradas uma rica herança cultural sobre o uso dos recursos florestais, sendo os açorianos os responsáveis pela cultura de construção das canoas baleeiras no Brasil. Este estudo objetivou conhecer as madeiras utilizadas na construção de canoas baleeiras, gerando subsídios para melhor compreender as relações de uso de recursos florestais destinados à carpintaria naval tradicional em Santa Catarina. Foram estudadas cinco baleeiras pertencentes ao acervo museológico do Museu Nacional do Mar, São Francisco do Sul, Santa Catarina. A coleta das madeiras históricas foi realizada com auxílio de trado de incremento para posterior produção de lâminas histológicas e descrição anatômica. A identificação das madeiras foi realizada por comparação em coleção de referência. Foram identificados cinco táxons de madeiras usadas de forma combinada na construção dos componentes das canoas. São eles: Araucaria angustifolia (Araucariaceae), Aspidosperma sp. (Apocynaceae), Ocotea/Nectandra (Lauraceae), Enterolobium contortisiliquum (Fabaceae) e Cedrela fissilis (Meliaceae). As madeiras empregadas na construção das canoas baleeiras revelaram não somente os saberes tradicionais sobre as técnicas da carpintaria naval trazida pelos açorianos, mas também, o conhecimento tecnológico sobre o uso dos recursos florestais no domínio da Floresta Atlântica associado à sua disponibilidade nos ambientes naturais em tempos passados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602017000601241
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602017000601241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860201768408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.68 n.4 2017
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128672710524928