Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Breno Ricardo Serrão da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gil,André dos Santos Bragança, Simões,André Olmos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602018000402093
Resumo: Resumo Considerando as semelhanças morfológicas interespecíficas em Geissospermum e a dificuldade de coletar e consultar espécimes férteis, este trabalho visa detectar potenciais caracteres diagnósticos para o grupo através da análise de órgãos vegetativos. Para tal, amostras caulinares e foliares de G. argenteum, G. laeve, G. reticulatum, G. sericeum, e G. urceolatum foram coletadas de exsicatas incorporadas nos herbários HAMAB, INPA e MG e processadas segundo técnicas usuais de anatomia vegetal. As espécies foram comparadas mediante uma matriz binária de caracteres e submetidas a métodos de agrupamento (UPGMA) para obtenção de fenograma e, posteriormente, confeccionada uma chave de identificação dicotômica para as espécies estudadas. A análise fenética mostrou que as espécies mais semelhantes anatomicamente são G. argentem e G. sericeum, G. laeve e G. reticulatum, sendo G. urceolatum a mais distinta entre elas. Nossos resultados demonstram que a anatomia dos órgãos vegetativos contribuiu na identificação das espécies de Geissospermum, mesmo na ausência de órgãos reprodutivos. O formato das células epidérmicas, persistência dos tricomas, disposição dos braquiesclereídeos, contorno e vascularização do pecíolo foram as características mais importantes no reconhecimento dos taxa.
id JBRJ-1_9aa393a1bbd938a36e85362584c2c3e0
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602018000402093
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)AmazôniaAspidospermeaeGentianalesMata AtlânticaResumo Considerando as semelhanças morfológicas interespecíficas em Geissospermum e a dificuldade de coletar e consultar espécimes férteis, este trabalho visa detectar potenciais caracteres diagnósticos para o grupo através da análise de órgãos vegetativos. Para tal, amostras caulinares e foliares de G. argenteum, G. laeve, G. reticulatum, G. sericeum, e G. urceolatum foram coletadas de exsicatas incorporadas nos herbários HAMAB, INPA e MG e processadas segundo técnicas usuais de anatomia vegetal. As espécies foram comparadas mediante uma matriz binária de caracteres e submetidas a métodos de agrupamento (UPGMA) para obtenção de fenograma e, posteriormente, confeccionada uma chave de identificação dicotômica para as espécies estudadas. A análise fenética mostrou que as espécies mais semelhantes anatomicamente são G. argentem e G. sericeum, G. laeve e G. reticulatum, sendo G. urceolatum a mais distinta entre elas. Nossos resultados demonstram que a anatomia dos órgãos vegetativos contribuiu na identificação das espécies de Geissospermum, mesmo na ausência de órgãos reprodutivos. O formato das células epidérmicas, persistência dos tricomas, disposição dos braquiesclereídeos, contorno e vascularização do pecíolo foram as características mais importantes no reconhecimento dos taxa.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602018000402093Rodriguésia v.69 n.4 2018reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860201869439info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Breno Ricardo Serrão daGil,André dos Santos BragançaSimões,André Olmospor2018-12-14T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602018000402093Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2018-12-14T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)
title Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)
spellingShingle Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)
Silva,Breno Ricardo Serrão da
Amazônia
Aspidospermeae
Gentianales
Mata Atlântica
title_short Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)
title_full Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)
title_fullStr Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)
title_full_unstemmed Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)
title_sort Anatomia dos órgãos vegetativos como subsídios à taxonomia de Geissospermum (Apocynaceae - Rauvolfioideae)
author Silva,Breno Ricardo Serrão da
author_facet Silva,Breno Ricardo Serrão da
Gil,André dos Santos Bragança
Simões,André Olmos
author_role author
author2 Gil,André dos Santos Bragança
Simões,André Olmos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Breno Ricardo Serrão da
Gil,André dos Santos Bragança
Simões,André Olmos
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
Aspidospermeae
Gentianales
Mata Atlântica
topic Amazônia
Aspidospermeae
Gentianales
Mata Atlântica
description Resumo Considerando as semelhanças morfológicas interespecíficas em Geissospermum e a dificuldade de coletar e consultar espécimes férteis, este trabalho visa detectar potenciais caracteres diagnósticos para o grupo através da análise de órgãos vegetativos. Para tal, amostras caulinares e foliares de G. argenteum, G. laeve, G. reticulatum, G. sericeum, e G. urceolatum foram coletadas de exsicatas incorporadas nos herbários HAMAB, INPA e MG e processadas segundo técnicas usuais de anatomia vegetal. As espécies foram comparadas mediante uma matriz binária de caracteres e submetidas a métodos de agrupamento (UPGMA) para obtenção de fenograma e, posteriormente, confeccionada uma chave de identificação dicotômica para as espécies estudadas. A análise fenética mostrou que as espécies mais semelhantes anatomicamente são G. argentem e G. sericeum, G. laeve e G. reticulatum, sendo G. urceolatum a mais distinta entre elas. Nossos resultados demonstram que a anatomia dos órgãos vegetativos contribuiu na identificação das espécies de Geissospermum, mesmo na ausência de órgãos reprodutivos. O formato das células epidérmicas, persistência dos tricomas, disposição dos braquiesclereídeos, contorno e vascularização do pecíolo foram as características mais importantes no reconhecimento dos taxa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602018000402093
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602018000402093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860201869439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.69 n.4 2018
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128673545191424