Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço,Arthur Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bove,Claudia Petean
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100233
Resumo: Resumo Lemnoideae (Araceae) são ervas aquáticas flutuantes, extremamente reduzidas. Subcosmopolitas, geralmente são encontradas em ambientes lênticos de regiões tropicais. No Brasil ocorrem 15 espécies. Este estudo deslindou a subfamília Lemnoideae no estado do Rio de Janeiro, com base em trabalhos de campo e visitas a herbários. Foram registradas onze espécies: Landoltia punctata ocorre na restinga, floresta ombrófila, vegetação secundárias e áreas urbanizadas; Lemna aequinoctialis é amplamente distribuída no estado, ocorre na restinga, floresta ombrófila, vegetação secundárias e áreas urbanizadas; Lemna minuta e Lemna valdiviana ocorrem em restinga e floresta ombrófila; Spirodela intermedia e Wolffia arrhiza ocorrem apenas na restinga; Wolffia brasiliensis ocorre na restinga e floresta ombrófila; Wolffia cylindracea foi encontrada em vegetação secundária; Wolffia globosa ocorre em floresta ombrófila; Wolffiella neotropica e Wolffiella lingulata ocorrem apenas na restinga. Este trabalho disponibiliza descrições morfológicas, chaves de identificação, ilustrações e outras informações das espécies de Lemnoideae ocorrentes no Rio de Janeiro. As buscas em campo e a análise dos materiais revelaram três novas ocorrências para o estado e duas para o Brasil.
id JBRJ-1_bd90ffe0c0ba5294f182a52048a89e71
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602019000100233
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)flora do sudeste do BrasilLemnaLemnaceaelentilha-d’águanova ocorrênciaResumo Lemnoideae (Araceae) são ervas aquáticas flutuantes, extremamente reduzidas. Subcosmopolitas, geralmente são encontradas em ambientes lênticos de regiões tropicais. No Brasil ocorrem 15 espécies. Este estudo deslindou a subfamília Lemnoideae no estado do Rio de Janeiro, com base em trabalhos de campo e visitas a herbários. Foram registradas onze espécies: Landoltia punctata ocorre na restinga, floresta ombrófila, vegetação secundárias e áreas urbanizadas; Lemna aequinoctialis é amplamente distribuída no estado, ocorre na restinga, floresta ombrófila, vegetação secundárias e áreas urbanizadas; Lemna minuta e Lemna valdiviana ocorrem em restinga e floresta ombrófila; Spirodela intermedia e Wolffia arrhiza ocorrem apenas na restinga; Wolffia brasiliensis ocorre na restinga e floresta ombrófila; Wolffia cylindracea foi encontrada em vegetação secundária; Wolffia globosa ocorre em floresta ombrófila; Wolffiella neotropica e Wolffiella lingulata ocorrem apenas na restinga. Este trabalho disponibiliza descrições morfológicas, chaves de identificação, ilustrações e outras informações das espécies de Lemnoideae ocorrentes no Rio de Janeiro. As buscas em campo e a análise dos materiais revelaram três novas ocorrências para o estado e duas para o Brasil.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100233Rodriguésia v.70 2019reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860201970042info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço,Arthur RodriguesBove,Claudia Peteanpor2019-08-05T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602019000100233Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2019-08-05T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)
title Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)
spellingShingle Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)
Lourenço,Arthur Rodrigues
flora do sudeste do Brasil
Lemna
Lemnaceae
lentilha-d’água
nova ocorrência
title_short Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)
title_full Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)
title_fullStr Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)
title_full_unstemmed Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)
title_sort Flora do Rio de Janeiro: Lemnoideae (Araceae)
author Lourenço,Arthur Rodrigues
author_facet Lourenço,Arthur Rodrigues
Bove,Claudia Petean
author_role author
author2 Bove,Claudia Petean
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço,Arthur Rodrigues
Bove,Claudia Petean
dc.subject.por.fl_str_mv flora do sudeste do Brasil
Lemna
Lemnaceae
lentilha-d’água
nova ocorrência
topic flora do sudeste do Brasil
Lemna
Lemnaceae
lentilha-d’água
nova ocorrência
description Resumo Lemnoideae (Araceae) são ervas aquáticas flutuantes, extremamente reduzidas. Subcosmopolitas, geralmente são encontradas em ambientes lênticos de regiões tropicais. No Brasil ocorrem 15 espécies. Este estudo deslindou a subfamília Lemnoideae no estado do Rio de Janeiro, com base em trabalhos de campo e visitas a herbários. Foram registradas onze espécies: Landoltia punctata ocorre na restinga, floresta ombrófila, vegetação secundárias e áreas urbanizadas; Lemna aequinoctialis é amplamente distribuída no estado, ocorre na restinga, floresta ombrófila, vegetação secundárias e áreas urbanizadas; Lemna minuta e Lemna valdiviana ocorrem em restinga e floresta ombrófila; Spirodela intermedia e Wolffia arrhiza ocorrem apenas na restinga; Wolffia brasiliensis ocorre na restinga e floresta ombrófila; Wolffia cylindracea foi encontrada em vegetação secundária; Wolffia globosa ocorre em floresta ombrófila; Wolffiella neotropica e Wolffiella lingulata ocorrem apenas na restinga. Este trabalho disponibiliza descrições morfológicas, chaves de identificação, ilustrações e outras informações das espécies de Lemnoideae ocorrentes no Rio de Janeiro. As buscas em campo e a análise dos materiais revelaram três novas ocorrências para o estado e duas para o Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100233
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860201970042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.70 2019
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128673612300288