Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Milena do Carmo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brito,Antonio Luiz Vieira Toscano de, Smidt,Eric de Camargo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100228
Resumo: Resumo Anathallis compreende cerca de 165 espécies distribuídas no Neotrópico. Através da análise de material depositado em herbários nacionais e estrangeiros e da realização de trabalho de campo, 17 espécies foram identificadas para o estado do Paraná e são atribuídas a quatro grupos informais: “Acuminatae” (Anathallis rubens e A. sclerophylla), “Alatae” (A. citrina, A. dryadum, A. ferdinandiana, A. gert-hatschbachii, A. heterophylla e A. obovata), “Margaritifera” (A. linearifolia e A. piratiningana) e “Panmorphia” (A. adenochila, A. aristulata, A. bleyensis, A. corticicola, A. microphyta, A. modesta e A. vitorinoi). O gênero ocorre nas diferentes fitofisionomias do estado, sobretudo no Primeiro Planalto, na Floresta Ombrófila Mista e na Estepe Gramíneo Lenhosa. Segundo os critérios da IUCN, a maioria enquadra-se na categoria “Em Perigo”. Quatro sinonímias são aqui propostas: Anathallis kleinii é considerada sinônimo de A. corticicola, A. microblephara de A. modesta, A. pabstii de A. gert-hatschbachii e A. ypirangae de A. ferdinandiana. Além disso são propostos um lectótipo e um epítipo para Pleurothallis microblephara. São apresentados uma chave para identificação das espécies, descrições, ilustrações, lista de material examinado, dados sobre distribuição geográfica e estado de conservação dos táxons.
id JBRJ-1_c16c6fbddb48ed0d5436fc8d7ea27c7c
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602019000100228
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, BrasilbiodiversidadeflorísticaIUCNMata AtlânticaResumo Anathallis compreende cerca de 165 espécies distribuídas no Neotrópico. Através da análise de material depositado em herbários nacionais e estrangeiros e da realização de trabalho de campo, 17 espécies foram identificadas para o estado do Paraná e são atribuídas a quatro grupos informais: “Acuminatae” (Anathallis rubens e A. sclerophylla), “Alatae” (A. citrina, A. dryadum, A. ferdinandiana, A. gert-hatschbachii, A. heterophylla e A. obovata), “Margaritifera” (A. linearifolia e A. piratiningana) e “Panmorphia” (A. adenochila, A. aristulata, A. bleyensis, A. corticicola, A. microphyta, A. modesta e A. vitorinoi). O gênero ocorre nas diferentes fitofisionomias do estado, sobretudo no Primeiro Planalto, na Floresta Ombrófila Mista e na Estepe Gramíneo Lenhosa. Segundo os critérios da IUCN, a maioria enquadra-se na categoria “Em Perigo”. Quatro sinonímias são aqui propostas: Anathallis kleinii é considerada sinônimo de A. corticicola, A. microblephara de A. modesta, A. pabstii de A. gert-hatschbachii e A. ypirangae de A. ferdinandiana. Além disso são propostos um lectótipo e um epítipo para Pleurothallis microblephara. São apresentados uma chave para identificação das espécies, descrições, ilustrações, lista de material examinado, dados sobre distribuição geográfica e estado de conservação dos táxons.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100228Rodriguésia v.70 2019reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860201970031info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Milena do CarmoBrito,Antonio Luiz Vieira Toscano deSmidt,Eric de Camargopor2019-06-17T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602019000100228Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2019-06-17T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil
title Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil
spellingShingle Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil
Santos,Milena do Carmo
biodiversidade
florística
IUCN
Mata Atlântica
title_short Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil
title_full Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil
title_fullStr Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil
title_full_unstemmed Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil
title_sort Anathallis (Orchidaceae: Pleurothallidinae) no estado do Paraná, Brasil
author Santos,Milena do Carmo
author_facet Santos,Milena do Carmo
Brito,Antonio Luiz Vieira Toscano de
Smidt,Eric de Camargo
author_role author
author2 Brito,Antonio Luiz Vieira Toscano de
Smidt,Eric de Camargo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Milena do Carmo
Brito,Antonio Luiz Vieira Toscano de
Smidt,Eric de Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv biodiversidade
florística
IUCN
Mata Atlântica
topic biodiversidade
florística
IUCN
Mata Atlântica
description Resumo Anathallis compreende cerca de 165 espécies distribuídas no Neotrópico. Através da análise de material depositado em herbários nacionais e estrangeiros e da realização de trabalho de campo, 17 espécies foram identificadas para o estado do Paraná e são atribuídas a quatro grupos informais: “Acuminatae” (Anathallis rubens e A. sclerophylla), “Alatae” (A. citrina, A. dryadum, A. ferdinandiana, A. gert-hatschbachii, A. heterophylla e A. obovata), “Margaritifera” (A. linearifolia e A. piratiningana) e “Panmorphia” (A. adenochila, A. aristulata, A. bleyensis, A. corticicola, A. microphyta, A. modesta e A. vitorinoi). O gênero ocorre nas diferentes fitofisionomias do estado, sobretudo no Primeiro Planalto, na Floresta Ombrófila Mista e na Estepe Gramíneo Lenhosa. Segundo os critérios da IUCN, a maioria enquadra-se na categoria “Em Perigo”. Quatro sinonímias são aqui propostas: Anathallis kleinii é considerada sinônimo de A. corticicola, A. microblephara de A. modesta, A. pabstii de A. gert-hatschbachii e A. ypirangae de A. ferdinandiana. Além disso são propostos um lectótipo e um epítipo para Pleurothallis microblephara. São apresentados uma chave para identificação das espécies, descrições, ilustrações, lista de material examinado, dados sobre distribuição geográfica e estado de conservação dos táxons.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100228
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602019000100228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860201970031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.70 2019
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128673604960256