Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fior,Claudimar Sidnei
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Rodrigues,Lia Rosane, Nilson,Ari Delmo, Leonhardt,Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000100027
Resumo: Resumo Persea willdenovii é uma espécie arbórea cuja ocorrência foi registrada desde o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, principalmente nas formações de altitude. P. willdenovii encontra-se ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul, principalmente devido ao amplo emprego fitoterápico. Para identificar e caracterizar aspectos relevantes na produção de mudas de P. willdenovii, foi conduzida uma série de experimentos, visando à propagação através de sementes e de partes vegetativas. Nos experimentos visando à propagação sexuada, a emergência ocorreu após um período mínimo de 34 dias. Também foi observada associação da germinação a um período de declínio da temperatura ambiente. Nos experimentos visando à propagação vegetativa, P. willdenovii apresentou limitações, principalmente a restrição do potencial morfogênico aos tecidos juvenis, a presença de contaminação de origem endógena e o alto índice de oxidação dos tecidos. A propagação vegetativa foi viabilizada a partir de tecidos de plântulas germinadas in vitro. Assim, foi possível registrar a resposta da espécie às estratégias mais comuns de propagação, identificar os problemas a serem resolvidos para viabilizar a multiplicação, além de gerar 300 novas plantas a partir de duas matrizes.
id JBRJ-1_c48b147d6cfda1590aa5395a67704706
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602007000100027
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)Persea pyrifoliarecurso genéticosementesubstratomorfogêneseResumo Persea willdenovii é uma espécie arbórea cuja ocorrência foi registrada desde o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, principalmente nas formações de altitude. P. willdenovii encontra-se ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul, principalmente devido ao amplo emprego fitoterápico. Para identificar e caracterizar aspectos relevantes na produção de mudas de P. willdenovii, foi conduzida uma série de experimentos, visando à propagação através de sementes e de partes vegetativas. Nos experimentos visando à propagação sexuada, a emergência ocorreu após um período mínimo de 34 dias. Também foi observada associação da germinação a um período de declínio da temperatura ambiente. Nos experimentos visando à propagação vegetativa, P. willdenovii apresentou limitações, principalmente a restrição do potencial morfogênico aos tecidos juvenis, a presença de contaminação de origem endógena e o alto índice de oxidação dos tecidos. A propagação vegetativa foi viabilizada a partir de tecidos de plântulas germinadas in vitro. Assim, foi possível registrar a resposta da espécie às estratégias mais comuns de propagação, identificar os problemas a serem resolvidos para viabilizar a multiplicação, além de gerar 300 novas plantas a partir de duas matrizes.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000100027Rodriguésia v.58 n.1 2007reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860200758104info:eu-repo/semantics/openAccessFior,Claudimar SidneiRodrigues,Lia RosaneNilson,Ari DelmoLeonhardt,Cristinapor2018-04-10T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602007000100027Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2018-04-10T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)
title Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)
spellingShingle Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)
Fior,Claudimar Sidnei
Persea pyrifolia
recurso genético
semente
substrato
morfogênese
title_short Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)
title_full Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)
title_fullStr Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)
title_full_unstemmed Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)
title_sort Aspectos da propagação de Persea willdenovii Kosterm. (Lauraceae)
author Fior,Claudimar Sidnei
author_facet Fior,Claudimar Sidnei
Rodrigues,Lia Rosane
Nilson,Ari Delmo
Leonhardt,Cristina
author_role author
author2 Rodrigues,Lia Rosane
Nilson,Ari Delmo
Leonhardt,Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fior,Claudimar Sidnei
Rodrigues,Lia Rosane
Nilson,Ari Delmo
Leonhardt,Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Persea pyrifolia
recurso genético
semente
substrato
morfogênese
topic Persea pyrifolia
recurso genético
semente
substrato
morfogênese
description Resumo Persea willdenovii é uma espécie arbórea cuja ocorrência foi registrada desde o estado de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, principalmente nas formações de altitude. P. willdenovii encontra-se ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul, principalmente devido ao amplo emprego fitoterápico. Para identificar e caracterizar aspectos relevantes na produção de mudas de P. willdenovii, foi conduzida uma série de experimentos, visando à propagação através de sementes e de partes vegetativas. Nos experimentos visando à propagação sexuada, a emergência ocorreu após um período mínimo de 34 dias. Também foi observada associação da germinação a um período de declínio da temperatura ambiente. Nos experimentos visando à propagação vegetativa, P. willdenovii apresentou limitações, principalmente a restrição do potencial morfogênico aos tecidos juvenis, a presença de contaminação de origem endógena e o alto índice de oxidação dos tecidos. A propagação vegetativa foi viabilizada a partir de tecidos de plântulas germinadas in vitro. Assim, foi possível registrar a resposta da espécie às estratégias mais comuns de propagação, identificar os problemas a serem resolvidos para viabilizar a multiplicação, além de gerar 300 novas plantas a partir de duas matrizes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000100027
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000100027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860200758104
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.58 n.1 2007
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128669251272704