Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camelo,Mel de Castro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho,Marcus Alberto Nadruz, Leoni,Lúcio S., Temponi,Lívia Godinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602020000100238
Resumo: Resumo Araceae está entre as famílias com maior riqueza de espécies para o bioma Mata Atlântica e é caracterizada pela presença de inflorescência em espádice, associada a uma bráctea, a espata. Este trabalho tem como objetivo inventariar as espécies de Araceae do Parque Nacional do Caparaó, com chave de identificação, descrições e ilustrações diagnósticas das espécies. Para isso, foram realizadas expedições de coleta nos meses de janeiro, abril e novembro de 2017, em diferentes trilhas, altitudes e formações vegetacionais do ParNa. O material coletado foi depositado no herbário RB e as duplicatas enviadas para o herbário GFJP, UNOP. Estas foram analisadas, além das amostras disponíveis em sites do speciesLink, Jabot e Herbário Virtual Reflora. Foram encontradas 21 espécies nativas da Mata Atlântica, distribuídas em quatro gêneros, sendo os mais representativos: Anthurium e Philodendron com nove espécies cada. Além disso, foram evidenciados dois novos registros para estados brasileiros (Xanthosoma maximilianii para o Espírito Santo e Philodendron acutatum para Minas Gerais), uma espécie endêmica desta Unidade de Conservação (A. mourae) e três espécies novas para a ciência. Esses resultados reforçam a importância de estudos florísticos e a conservação do ParNa Caparaó.
id JBRJ-1_d81b4990427c6abaf37e24107255a26d
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602020000100238
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, BrasilFloresta Estacional Semidecidual MontanaFloresta Ombrófila Densa Montanainventáriounidade de conservaçãoResumo Araceae está entre as famílias com maior riqueza de espécies para o bioma Mata Atlântica e é caracterizada pela presença de inflorescência em espádice, associada a uma bráctea, a espata. Este trabalho tem como objetivo inventariar as espécies de Araceae do Parque Nacional do Caparaó, com chave de identificação, descrições e ilustrações diagnósticas das espécies. Para isso, foram realizadas expedições de coleta nos meses de janeiro, abril e novembro de 2017, em diferentes trilhas, altitudes e formações vegetacionais do ParNa. O material coletado foi depositado no herbário RB e as duplicatas enviadas para o herbário GFJP, UNOP. Estas foram analisadas, além das amostras disponíveis em sites do speciesLink, Jabot e Herbário Virtual Reflora. Foram encontradas 21 espécies nativas da Mata Atlântica, distribuídas em quatro gêneros, sendo os mais representativos: Anthurium e Philodendron com nove espécies cada. Além disso, foram evidenciados dois novos registros para estados brasileiros (Xanthosoma maximilianii para o Espírito Santo e Philodendron acutatum para Minas Gerais), uma espécie endêmica desta Unidade de Conservação (A. mourae) e três espécies novas para a ciência. Esses resultados reforçam a importância de estudos florísticos e a conservação do ParNa Caparaó.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602020000100238Rodriguésia v.71 2020reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860202071065info:eu-repo/semantics/openAccessCamelo,Mel de CastroCoelho,Marcus Alberto NadruzLeoni,Lúcio S.Temponi,Lívia Godinhopor2020-07-03T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602020000100238Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2020-07-03T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil
title Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil
spellingShingle Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil
Camelo,Mel de Castro
Floresta Estacional Semidecidual Montana
Floresta Ombrófila Densa Montana
inventário
unidade de conservação
title_short Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil
title_full Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil
title_fullStr Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil
title_full_unstemmed Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil
title_sort Araceae do Parque Nacional do Caparaó, MG-ES, Brasil
author Camelo,Mel de Castro
author_facet Camelo,Mel de Castro
Coelho,Marcus Alberto Nadruz
Leoni,Lúcio S.
Temponi,Lívia Godinho
author_role author
author2 Coelho,Marcus Alberto Nadruz
Leoni,Lúcio S.
Temponi,Lívia Godinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camelo,Mel de Castro
Coelho,Marcus Alberto Nadruz
Leoni,Lúcio S.
Temponi,Lívia Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv Floresta Estacional Semidecidual Montana
Floresta Ombrófila Densa Montana
inventário
unidade de conservação
topic Floresta Estacional Semidecidual Montana
Floresta Ombrófila Densa Montana
inventário
unidade de conservação
description Resumo Araceae está entre as famílias com maior riqueza de espécies para o bioma Mata Atlântica e é caracterizada pela presença de inflorescência em espádice, associada a uma bráctea, a espata. Este trabalho tem como objetivo inventariar as espécies de Araceae do Parque Nacional do Caparaó, com chave de identificação, descrições e ilustrações diagnósticas das espécies. Para isso, foram realizadas expedições de coleta nos meses de janeiro, abril e novembro de 2017, em diferentes trilhas, altitudes e formações vegetacionais do ParNa. O material coletado foi depositado no herbário RB e as duplicatas enviadas para o herbário GFJP, UNOP. Estas foram analisadas, além das amostras disponíveis em sites do speciesLink, Jabot e Herbário Virtual Reflora. Foram encontradas 21 espécies nativas da Mata Atlântica, distribuídas em quatro gêneros, sendo os mais representativos: Anthurium e Philodendron com nove espécies cada. Além disso, foram evidenciados dois novos registros para estados brasileiros (Xanthosoma maximilianii para o Espírito Santo e Philodendron acutatum para Minas Gerais), uma espécie endêmica desta Unidade de Conservação (A. mourae) e três espécies novas para a ciência. Esses resultados reforçam a importância de estudos florísticos e a conservação do ParNa Caparaó.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602020000100238
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602020000100238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860202071065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.71 2020
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128674002370560