Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques,Maria do Carmo Mendes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Peixoto,Ariane Luna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rodriguésia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000100095
Resumo: Resumo O subgênero Ligustrina é caracterizado, dentro do gênero Polygala, sobretudo, pela presença de glândulas, geralmente cilíndricas, laterais à base do pecíolo e, freqüentemente, na raque da inflorescência; pelo estilete terminado em uma cavidade preestigmática infundibuliforme; por um disco subanular chanfrado lateralmente, circundando a base do ovário. O subgênero é restrito à América do Sul. Na busca de melhor delimitar os táxons desse subgênero, procede-se a análise morfológica de caracteres vegetativos, florais e frutíferos. São incluídas, também, nas análises morfológicas, a epiderme e a vascularização da lâmina foliar e a testa das sementes, por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os táxons são descritos, ilustrados, comentados e discutidos quanto as questões taxonômicas e nomenclaturais; dados sobre distribuição geográfica e formações vegetacionais são apresentados, bem como chave para a identificação das espécies e variedades. Os resultados obtidos definem 11 espécies e sete variedades subordinadas ao subgênero Ligustrina. Dentre estes táxons descreve-se uma nova espécie e três novas variedades. As espécies P. bangiana e P. insignis são restabelecidas; P. autranii é redefinida como variedade de P. spectabilis e P. sinuata é proposta como novo sinônimo de P. laureola.
id JBRJ-1_fec8a92b0122a0140e614ebeea6dcbed
oai_identifier_str oai:scielo:S2175-78602007000100095
network_acronym_str JBRJ-1
network_name_str Rodriguésia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)PolygalaPolygalaceaetaxonomiafloraAmérica do SulResumo O subgênero Ligustrina é caracterizado, dentro do gênero Polygala, sobretudo, pela presença de glândulas, geralmente cilíndricas, laterais à base do pecíolo e, freqüentemente, na raque da inflorescência; pelo estilete terminado em uma cavidade preestigmática infundibuliforme; por um disco subanular chanfrado lateralmente, circundando a base do ovário. O subgênero é restrito à América do Sul. Na busca de melhor delimitar os táxons desse subgênero, procede-se a análise morfológica de caracteres vegetativos, florais e frutíferos. São incluídas, também, nas análises morfológicas, a epiderme e a vascularização da lâmina foliar e a testa das sementes, por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os táxons são descritos, ilustrados, comentados e discutidos quanto as questões taxonômicas e nomenclaturais; dados sobre distribuição geográfica e formações vegetacionais são apresentados, bem como chave para a identificação das espécies e variedades. Os resultados obtidos definem 11 espécies e sete variedades subordinadas ao subgênero Ligustrina. Dentre estes táxons descreve-se uma nova espécie e três novas variedades. As espécies P. bangiana e P. insignis são restabelecidas; P. autranii é redefinida como variedade de P. spectabilis e P. sinuata é proposta como novo sinônimo de P. laureola.Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro2007-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000100095Rodriguésia v.58 n.1 2007reponame:Rodriguésia (Online)instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)instacron:JBRJ10.1590/2175-7860200758110info:eu-repo/semantics/openAccessMarques,Maria do Carmo MendesPeixoto,Ariane Lunapor2018-04-13T00:00:00Zoai:scielo:S2175-78602007000100095Revistahttp://rodriguesia.jbrj.gov.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprodriguesia@jbrj.gov.br2175-78600370-6583opendoar:2018-04-13T00:00Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)
title Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)
spellingShingle Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)
Marques,Maria do Carmo Mendes
Polygala
Polygalaceae
taxonomia
flora
América do Sul
title_short Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)
title_full Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)
title_fullStr Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)
title_full_unstemmed Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)
title_sort Estudo taxonômico de Polygala subgênero Ligustrina (Chodat) Paiva (Polygalaceae)
author Marques,Maria do Carmo Mendes
author_facet Marques,Maria do Carmo Mendes
Peixoto,Ariane Luna
author_role author
author2 Peixoto,Ariane Luna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques,Maria do Carmo Mendes
Peixoto,Ariane Luna
dc.subject.por.fl_str_mv Polygala
Polygalaceae
taxonomia
flora
América do Sul
topic Polygala
Polygalaceae
taxonomia
flora
América do Sul
description Resumo O subgênero Ligustrina é caracterizado, dentro do gênero Polygala, sobretudo, pela presença de glândulas, geralmente cilíndricas, laterais à base do pecíolo e, freqüentemente, na raque da inflorescência; pelo estilete terminado em uma cavidade preestigmática infundibuliforme; por um disco subanular chanfrado lateralmente, circundando a base do ovário. O subgênero é restrito à América do Sul. Na busca de melhor delimitar os táxons desse subgênero, procede-se a análise morfológica de caracteres vegetativos, florais e frutíferos. São incluídas, também, nas análises morfológicas, a epiderme e a vascularização da lâmina foliar e a testa das sementes, por meio da microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os táxons são descritos, ilustrados, comentados e discutidos quanto as questões taxonômicas e nomenclaturais; dados sobre distribuição geográfica e formações vegetacionais são apresentados, bem como chave para a identificação das espécies e variedades. Os resultados obtidos definem 11 espécies e sete variedades subordinadas ao subgênero Ligustrina. Dentre estes táxons descreve-se uma nova espécie e três novas variedades. As espécies P. bangiana e P. insignis são restabelecidas; P. autranii é redefinida como variedade de P. spectabilis e P. sinuata é proposta como novo sinônimo de P. laureola.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000100095
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-78602007000100095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/2175-7860200758110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Rodriguésia v.58 n.1 2007
reponame:Rodriguésia (Online)
instname:Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron:JBRJ
instname_str Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
instacron_str JBRJ
institution JBRJ
reponame_str Rodriguésia (Online)
collection Rodriguésia (Online)
repository.name.fl_str_mv Rodriguésia (Online) - Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
repository.mail.fl_str_mv rodriguesia@jbrj.gov.br
_version_ 1752128669260709888