O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLAUSINO, Thandessa Elina Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44665
Resumo: Pretendeu-se, com essa pesquisa, demonstrar que as entidades religiosas devem adotar as diretrizes das normas de contabilidade, tanto para empresas em geral, quanto as normas especificas. A ITG 2002 (R1) e os princípios da contabilidade precisam ser considerados e respeitados, além de necessitarem seguir todo o restante das NBC para desenvolver toda a escrituração contábil da entidade. As obrigações acessórias são instrumentos jurídicos que confessam ao fisco toda a movimentação contábil. Ao prestarem tais obrigações acessórias, os contribuintes estão apontando e confessando informações e dados de um determinado período. Como objetivo geral, este trabalho visou é evidenciar os principais conceitos de contabilidade do Terceiro Setor e para isto, pois é preciso entender que no que diz respeito a Contabilidade do Terceiro Setor, não há legislação exclusiva para as organizações religiosas, mas as regras do conselho federal de contabilidade trazem a padronização necessária para o auxílio e efetivação da contabilização para o terceiro setor. Como metodologia para este trabalho, foi utilizada a revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, feita com base em livros de autores que abordaram o assunto. Como resultado, foi levantado que que as igrejas, mesmo quando isentas de impostos, devem respeitar o código tributário e cumprir alguns requisitos. Mostrou a importância da escrituração para que as igrejas mantenham atualizados os registros de suas entradas e saídas de recursos financeiros utilizando os livros contábeis utilizados por lei, além de algumas obrigações acessórias que, se não transmitidas, podem ter consequências como multas e perda de imunidade tributária.
id Krot_013aa5a18431989ac29a8ec429e18e3d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44665
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiososContabilidadeTerceiro setorIgrejasCentros religiososPretendeu-se, com essa pesquisa, demonstrar que as entidades religiosas devem adotar as diretrizes das normas de contabilidade, tanto para empresas em geral, quanto as normas especificas. A ITG 2002 (R1) e os princípios da contabilidade precisam ser considerados e respeitados, além de necessitarem seguir todo o restante das NBC para desenvolver toda a escrituração contábil da entidade. As obrigações acessórias são instrumentos jurídicos que confessam ao fisco toda a movimentação contábil. Ao prestarem tais obrigações acessórias, os contribuintes estão apontando e confessando informações e dados de um determinado período. Como objetivo geral, este trabalho visou é evidenciar os principais conceitos de contabilidade do Terceiro Setor e para isto, pois é preciso entender que no que diz respeito a Contabilidade do Terceiro Setor, não há legislação exclusiva para as organizações religiosas, mas as regras do conselho federal de contabilidade trazem a padronização necessária para o auxílio e efetivação da contabilização para o terceiro setor. Como metodologia para este trabalho, foi utilizada a revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, feita com base em livros de autores que abordaram o assunto. Como resultado, foi levantado que que as igrejas, mesmo quando isentas de impostos, devem respeitar o código tributário e cumprir alguns requisitos. Mostrou a importância da escrituração para que as igrejas mantenham atualizados os registros de suas entradas e saídas de recursos financeiros utilizando os livros contábeis utilizados por lei, além de algumas obrigações acessórias que, se não transmitidas, podem ter consequências como multas e perda de imunidade tributária.2022-07-20T19:48:44Z2022-07-20T19:48:44Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44665FLAUSINO, Thandessa Elina Batistaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-20T19:48:44Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44665Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-20T19:48:44falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-20T19:48:44Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos
title O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos
spellingShingle O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos
FLAUSINO, Thandessa Elina Batista
Contabilidade
Terceiro setor
Igrejas
Centros religiosos
title_short O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos
title_full O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos
title_fullStr O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos
title_full_unstemmed O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos
title_sort O papel da contabilidade do terceiro setor nas igrejas e centros religiosos
author FLAUSINO, Thandessa Elina Batista
author_facet FLAUSINO, Thandessa Elina Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FLAUSINO, Thandessa Elina Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Terceiro setor
Igrejas
Centros religiosos
topic Contabilidade
Terceiro setor
Igrejas
Centros religiosos
description Pretendeu-se, com essa pesquisa, demonstrar que as entidades religiosas devem adotar as diretrizes das normas de contabilidade, tanto para empresas em geral, quanto as normas especificas. A ITG 2002 (R1) e os princípios da contabilidade precisam ser considerados e respeitados, além de necessitarem seguir todo o restante das NBC para desenvolver toda a escrituração contábil da entidade. As obrigações acessórias são instrumentos jurídicos que confessam ao fisco toda a movimentação contábil. Ao prestarem tais obrigações acessórias, os contribuintes estão apontando e confessando informações e dados de um determinado período. Como objetivo geral, este trabalho visou é evidenciar os principais conceitos de contabilidade do Terceiro Setor e para isto, pois é preciso entender que no que diz respeito a Contabilidade do Terceiro Setor, não há legislação exclusiva para as organizações religiosas, mas as regras do conselho federal de contabilidade trazem a padronização necessária para o auxílio e efetivação da contabilização para o terceiro setor. Como metodologia para este trabalho, foi utilizada a revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, feita com base em livros de autores que abordaram o assunto. Como resultado, foi levantado que que as igrejas, mesmo quando isentas de impostos, devem respeitar o código tributário e cumprir alguns requisitos. Mostrou a importância da escrituração para que as igrejas mantenham atualizados os registros de suas entradas e saídas de recursos financeiros utilizando os livros contábeis utilizados por lei, além de algumas obrigações acessórias que, se não transmitidas, podem ter consequências como multas e perda de imunidade tributária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20T19:48:44Z
2022-07-20T19:48:44Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44665
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44665
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672947558187008