O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Patrícia Pato dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41132
Resumo: O trabalho constitui a base material da sociedade. Abstraído de qualquer sistema social envolve a relação homem-natureza. Nesse contexto, desde os primórdios, o homem modifica o meio e a si mesmo para satisfação de suas necessidades, porém, nos dias de hoje os produtos da natureza e do trabalho transformam-se em mercadorias, incluindo os artigos artesanais. Assim, este estudo tem por objeto o artesanato produzido no município de Coxim, Mato Grosso do Sul. Apresenta como objetivo geral analisar o artesanato local no período entre os anos 1970, época em que se instaura o turismo de pesca na região, até a contemporaneidade, assinalada pelo turismo de natureza. Integra a linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável. O referencial teórico-metodológico assume como pressuposto a integração das atividades artesanais à sociedade capitalista. Apoia-se nas categorias capital, trabalho, organização técnica do trabalho artesanal, ambiente e desenvolvimento regional. Dados empíricos foram obtidos entre os anos 2019 e 2020, a partir de fontes primárias dentre as quais, observações sistemáticas em situação de trabalho, fotografias, entrevistas semiestruturadas com artesãos e gestores públicos, além de coleta de peças artesanais. Fontes secundárias pautaram-se na literatura científica. A interpretação dos dados valeu-se da ciência da história enquanto método. A partir da organização técnica do trabalho artesanal, em Coxim identifica-se a predominância da modalidade artesanato induzido sobre a modalidade artesanato espontâneo. Os resultados revelam que a expressiva descontinuidade do turismo de pesca e as estratégias de retomada, sobretudo do turismo de natureza, promovem a alteração do fluxo turístico, interferindo tanto nos processos de produção e comercialização do artesanato, quanto no desenvolvimento da região. Por fim, constata-se que a partir da expansão da atividade turística no município, o artesanato induzido inclina-se a ceder espaço para a manufatura, enquanto o artesanato espontâneo tende a se acomodar à demanda ditada pelo movimento local do mercado.
id Krot_030b2e88e7fca1071ef515f930a09c4f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41132
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos SantosDesenvolvimentoAmbiente e SustentabilidadeO trabalho constitui a base material da sociedade. Abstraído de qualquer sistema social envolve a relação homem-natureza. Nesse contexto, desde os primórdios, o homem modifica o meio e a si mesmo para satisfação de suas necessidades, porém, nos dias de hoje os produtos da natureza e do trabalho transformam-se em mercadorias, incluindo os artigos artesanais. Assim, este estudo tem por objeto o artesanato produzido no município de Coxim, Mato Grosso do Sul. Apresenta como objetivo geral analisar o artesanato local no período entre os anos 1970, época em que se instaura o turismo de pesca na região, até a contemporaneidade, assinalada pelo turismo de natureza. Integra a linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável. O referencial teórico-metodológico assume como pressuposto a integração das atividades artesanais à sociedade capitalista. Apoia-se nas categorias capital, trabalho, organização técnica do trabalho artesanal, ambiente e desenvolvimento regional. Dados empíricos foram obtidos entre os anos 2019 e 2020, a partir de fontes primárias dentre as quais, observações sistemáticas em situação de trabalho, fotografias, entrevistas semiestruturadas com artesãos e gestores públicos, além de coleta de peças artesanais. Fontes secundárias pautaram-se na literatura científica. A interpretação dos dados valeu-se da ciência da história enquanto método. A partir da organização técnica do trabalho artesanal, em Coxim identifica-se a predominância da modalidade artesanato induzido sobre a modalidade artesanato espontâneo. Os resultados revelam que a expressiva descontinuidade do turismo de pesca e as estratégias de retomada, sobretudo do turismo de natureza, promovem a alteração do fluxo turístico, interferindo tanto nos processos de produção e comercialização do artesanato, quanto no desenvolvimento da região. Por fim, constata-se que a partir da expansão da atividade turística no município, o artesanato induzido inclina-se a ceder espaço para a manufatura, enquanto o artesanato espontâneo tende a se acomodar à demanda ditada pelo movimento local do mercado.2022-05-20T15:17:36Z2022-05-20T15:17:36Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41132SANTOS, Patrícia Pato dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T15:17:36Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41132Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-20T15:17:36falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-20T15:17:36Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos
title O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos
spellingShingle O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos
SANTOS, Patrícia Pato dos
Desenvolvimento
Ambiente e Sustentabilidade
title_short O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos
title_full O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos
title_fullStr O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos
title_full_unstemmed O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos
title_sort O artesanato em Coxim, Mato Grosso do Sul / Patrícia Pato dos Santos
author SANTOS, Patrícia Pato dos
author_facet SANTOS, Patrícia Pato dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Patrícia Pato dos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento
Ambiente e Sustentabilidade
topic Desenvolvimento
Ambiente e Sustentabilidade
description O trabalho constitui a base material da sociedade. Abstraído de qualquer sistema social envolve a relação homem-natureza. Nesse contexto, desde os primórdios, o homem modifica o meio e a si mesmo para satisfação de suas necessidades, porém, nos dias de hoje os produtos da natureza e do trabalho transformam-se em mercadorias, incluindo os artigos artesanais. Assim, este estudo tem por objeto o artesanato produzido no município de Coxim, Mato Grosso do Sul. Apresenta como objetivo geral analisar o artesanato local no período entre os anos 1970, época em que se instaura o turismo de pesca na região, até a contemporaneidade, assinalada pelo turismo de natureza. Integra a linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável. O referencial teórico-metodológico assume como pressuposto a integração das atividades artesanais à sociedade capitalista. Apoia-se nas categorias capital, trabalho, organização técnica do trabalho artesanal, ambiente e desenvolvimento regional. Dados empíricos foram obtidos entre os anos 2019 e 2020, a partir de fontes primárias dentre as quais, observações sistemáticas em situação de trabalho, fotografias, entrevistas semiestruturadas com artesãos e gestores públicos, além de coleta de peças artesanais. Fontes secundárias pautaram-se na literatura científica. A interpretação dos dados valeu-se da ciência da história enquanto método. A partir da organização técnica do trabalho artesanal, em Coxim identifica-se a predominância da modalidade artesanato induzido sobre a modalidade artesanato espontâneo. Os resultados revelam que a expressiva descontinuidade do turismo de pesca e as estratégias de retomada, sobretudo do turismo de natureza, promovem a alteração do fluxo turístico, interferindo tanto nos processos de produção e comercialização do artesanato, quanto no desenvolvimento da região. Por fim, constata-se que a partir da expansão da atividade turística no município, o artesanato induzido inclina-se a ceder espaço para a manufatura, enquanto o artesanato espontâneo tende a se acomodar à demanda ditada pelo movimento local do mercado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-20T15:17:36Z
2022-05-20T15:17:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41132
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672990927290368