Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Sara Silva dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36917
Resumo: Inicialmente, o presente trabalho fez uma conceituação de motores de combustão interna (MCI) e dos elementos que fazem com que essa reação ocorra dentro do mesmo, dando ênfase a motores flex fuel. Sendo que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova tem evoluído de forma significativa. A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivo mostrar essa evolução nas áreas de aproveitamento de combustível, para uma melhor relação consumo potência, custo benefício, como também em relação ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases poluentes. Tudo isso podendo ser avaliado através de software que tem se mostrado eficazes, bem como reduzindo custos de produção e tempo de desenvolvimento. Com esse avanço tecnológico chegou-se rapidamente ao desenvolvimento dos motores turbo flex, reunindo redução de consumo, aumento de potência e diminuição de emissões. E que ainda há estudos para melhorar a disponibilidade de combustíveis criando novas alternativas que a atenda todos os requisitos citados anteriormente. Acredita se que os motores flex ainda podem ser melhorados com novos combustíveis, tecnologias ou combinações destas. Inicialmente, o presente trabalho fez uma conceituação de motores de combustão interna (MCI) e dos elementos que fazem com que essa reação ocorra dentro do mesmo, dando ênfase a motores flex fuel. Sendo que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova tem evoluído de forma significativa. A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivo mostrar essa evolução nas áreas de aproveitamento de combustível, para uma melhor relação consumo potência, custo benefício, como também em relação ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases poluentes. Tudo isso podendo ser avaliado através de software que tem se mostrado eficazes, bem como reduzindo custos de produção e tempo de desenvolvimento. Com esse avanço tecnológico chegou-se rapidamente ao desenvolvimento dos motores turbo flex, reunindo redução de consumo, aumento de potência e diminuição de emissões. E que ainda há estudos para melhorar a disponibilidade de combustíveis criando novas alternativas que a atenda todos os requisitos citados anteriormente. Acredita-se que os motores flex ainda podem ser melhorados com novos combustíveis, tecnologias ou combinações destas.
id Krot_0748bafff28d77712bcf15db813a5ca1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36917
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SANTOS, Sara Silva dos2022-02-23T12:41:55Z2022-02-23T12:41:55Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36917Inicialmente, o presente trabalho fez uma conceituação de motores de combustão interna (MCI) e dos elementos que fazem com que essa reação ocorra dentro do mesmo, dando ênfase a motores flex fuel. Sendo que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova tem evoluído de forma significativa. A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivo mostrar essa evolução nas áreas de aproveitamento de combustível, para uma melhor relação consumo potência, custo benefício, como também em relação ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases poluentes. Tudo isso podendo ser avaliado através de software que tem se mostrado eficazes, bem como reduzindo custos de produção e tempo de desenvolvimento. Com esse avanço tecnológico chegou-se rapidamente ao desenvolvimento dos motores turbo flex, reunindo redução de consumo, aumento de potência e diminuição de emissões. E que ainda há estudos para melhorar a disponibilidade de combustíveis criando novas alternativas que a atenda todos os requisitos citados anteriormente. Acredita se que os motores flex ainda podem ser melhorados com novos combustíveis, tecnologias ou combinações destas. Inicialmente, o presente trabalho fez uma conceituação de motores de combustão interna (MCI) e dos elementos que fazem com que essa reação ocorra dentro do mesmo, dando ênfase a motores flex fuel. Sendo que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova tem evoluído de forma significativa. A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivo mostrar essa evolução nas áreas de aproveitamento de combustível, para uma melhor relação consumo potência, custo benefício, como também em relação ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases poluentes. Tudo isso podendo ser avaliado através de software que tem se mostrado eficazes, bem como reduzindo custos de produção e tempo de desenvolvimento. Com esse avanço tecnológico chegou-se rapidamente ao desenvolvimento dos motores turbo flex, reunindo redução de consumo, aumento de potência e diminuição de emissões. E que ainda há estudos para melhorar a disponibilidade de combustíveis criando novas alternativas que a atenda todos os requisitos citados anteriormente. Acredita-se que os motores flex ainda podem ser melhorados com novos combustíveis, tecnologias ou combinações destas.FlexMotoresPotênciaCombustívelCombustívelAnálise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia Mecânicaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSARA_SILVA_DOS_SANTOS.pdfSARA_SILVA_DOS_SANTOS.pdfapplication/pdf563141https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36917/1/SARA_SILVA_DOS_SANTOS.pdfd555cdff711fa5d9ce3dffaa8cc5e2bcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36917/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/369172022-02-23 09:53:16.638oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-23T12:53:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-23T12:53:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)
title Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)
spellingShingle Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)
SANTOS, Sara Silva dos
Flex
Motores
Potência
Combustível
Combustível
title_short Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)
title_full Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)
title_fullStr Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)
title_full_unstemmed Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)
title_sort Análise do desempenho de motores a combustão interna flex (bicombustível)
author SANTOS, Sara Silva dos
author_facet SANTOS, Sara Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Sara Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Flex
Motores
Potência
Combustível
Combustível
topic Flex
Motores
Potência
Combustível
Combustível
description Inicialmente, o presente trabalho fez uma conceituação de motores de combustão interna (MCI) e dos elementos que fazem com que essa reação ocorra dentro do mesmo, dando ênfase a motores flex fuel. Sendo que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova tem evoluído de forma significativa. A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivo mostrar essa evolução nas áreas de aproveitamento de combustível, para uma melhor relação consumo potência, custo benefício, como também em relação ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases poluentes. Tudo isso podendo ser avaliado através de software que tem se mostrado eficazes, bem como reduzindo custos de produção e tempo de desenvolvimento. Com esse avanço tecnológico chegou-se rapidamente ao desenvolvimento dos motores turbo flex, reunindo redução de consumo, aumento de potência e diminuição de emissões. E que ainda há estudos para melhorar a disponibilidade de combustíveis criando novas alternativas que a atenda todos os requisitos citados anteriormente. Acredita se que os motores flex ainda podem ser melhorados com novos combustíveis, tecnologias ou combinações destas. Inicialmente, o presente trabalho fez uma conceituação de motores de combustão interna (MCI) e dos elementos que fazem com que essa reação ocorra dentro do mesmo, dando ênfase a motores flex fuel. Sendo que apesar de ser uma tecnologia relativamente nova tem evoluído de forma significativa. A pesquisa bibliográfica realizada teve como objetivo mostrar essa evolução nas áreas de aproveitamento de combustível, para uma melhor relação consumo potência, custo benefício, como também em relação ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases poluentes. Tudo isso podendo ser avaliado através de software que tem se mostrado eficazes, bem como reduzindo custos de produção e tempo de desenvolvimento. Com esse avanço tecnológico chegou-se rapidamente ao desenvolvimento dos motores turbo flex, reunindo redução de consumo, aumento de potência e diminuição de emissões. E que ainda há estudos para melhorar a disponibilidade de combustíveis criando novas alternativas que a atenda todos os requisitos citados anteriormente. Acredita-se que os motores flex ainda podem ser melhorados com novos combustíveis, tecnologias ou combinações destas.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-23T12:41:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-23T12:41:55Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36917
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36917/1/SARA_SILVA_DOS_SANTOS.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36917/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d555cdff711fa5d9ce3dffaa8cc5e2bc
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460424965357568