Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42991 |
Resumo: | O Brasil é um dos países que detém de uma das maiores frotas do mundo de veículos automotores. Em sua grande maioria esses automóveis são movidos à combustíveis fósseis. A utilização prolongada deste tipo de combustível é prejudicial à saúde humana e responsável por riscos ambientais. Para reduzir esses riscos, uma alternativa é a evolução do sistema de injeção de combustível nos veículos com motores ciclo otto, que equipam veículos de passeio e comerciais leves pois, comparados com veículos comerciais pesados representam a maioria. Entre as evoluções, é destacado o sistema de injeção direta, que atualmente é um dos melhores sistemas de alimentação existentes no mundo. Por não ter uma rigorosa legislação referente a emissões de poluentes deste tipo de veículos é mais difícil a utilização desta injeção no Brasil, porque na atualidade a legislação brasileira por permitir altos índices de poluição comparando com países europeus, permite a utilização de sistemas com tecnologias inferiores. |
id |
Krot_09474429118556adf9941775dfd81e0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42991 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
PENEDA, Tiago dos Reis2022-06-21T18:23:01Z2022-06-21T18:23:01Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42991O Brasil é um dos países que detém de uma das maiores frotas do mundo de veículos automotores. Em sua grande maioria esses automóveis são movidos à combustíveis fósseis. A utilização prolongada deste tipo de combustível é prejudicial à saúde humana e responsável por riscos ambientais. Para reduzir esses riscos, uma alternativa é a evolução do sistema de injeção de combustível nos veículos com motores ciclo otto, que equipam veículos de passeio e comerciais leves pois, comparados com veículos comerciais pesados representam a maioria. Entre as evoluções, é destacado o sistema de injeção direta, que atualmente é um dos melhores sistemas de alimentação existentes no mundo. Por não ter uma rigorosa legislação referente a emissões de poluentes deste tipo de veículos é mais difícil a utilização desta injeção no Brasil, porque na atualidade a legislação brasileira por permitir altos índices de poluição comparando com países europeus, permite a utilização de sistemas com tecnologias inferiores.InjeçãoFSIMotoresEficiênciaCombustívelPoluiçãoInjeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia Mecânicaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42991/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALTIAGO_DOS_REIS_PENEDA.pdfTIAGO_DOS_REIS_PENEDA.pdfapplication/pdf1631641https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42991/1/TIAGO_DOS_REIS_PENEDA.pdf4e7ba10b1f462beeb4891a64f0504135MD51123456789/429912022-06-21 15:23:01.176oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-21T18:23:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-21T18:23:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes |
title |
Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes |
spellingShingle |
Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes PENEDA, Tiago dos Reis Injeção FSI Motores Eficiência Combustível Poluição |
title_short |
Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes |
title_full |
Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes |
title_fullStr |
Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes |
title_full_unstemmed |
Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes |
title_sort |
Injeção direta como base para melhorar a eficiência em motores ciclo otto reduzindo a emissão de poluentes |
author |
PENEDA, Tiago dos Reis |
author_facet |
PENEDA, Tiago dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PENEDA, Tiago dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Injeção FSI Motores Eficiência Combustível Poluição |
topic |
Injeção FSI Motores Eficiência Combustível Poluição |
description |
O Brasil é um dos países que detém de uma das maiores frotas do mundo de veículos automotores. Em sua grande maioria esses automóveis são movidos à combustíveis fósseis. A utilização prolongada deste tipo de combustível é prejudicial à saúde humana e responsável por riscos ambientais. Para reduzir esses riscos, uma alternativa é a evolução do sistema de injeção de combustível nos veículos com motores ciclo otto, que equipam veículos de passeio e comerciais leves pois, comparados com veículos comerciais pesados representam a maioria. Entre as evoluções, é destacado o sistema de injeção direta, que atualmente é um dos melhores sistemas de alimentação existentes no mundo. Por não ter uma rigorosa legislação referente a emissões de poluentes deste tipo de veículos é mais difícil a utilização desta injeção no Brasil, porque na atualidade a legislação brasileira por permitir altos índices de poluição comparando com países europeus, permite a utilização de sistemas com tecnologias inferiores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-21T18:23:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-21T18:23:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42991 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42991/2/license.txt https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42991/1/TIAGO_DOS_REIS_PENEDA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4e7ba10b1f462beeb4891a64f0504135 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460375798677504 |