As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Maria Eduarda Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36245
Resumo: O presente artigo teve por objetivo buscar, na literatura científica existente, dados configuram e exemplificam um sistema educacional baseado em punições e suas aplicações no cenário educacional brasileiro, bem como identificar as consequências comportamentais deste método no repertório comportamental de crianças e adolescentes em idade escolar. Pretende, também, através de uma pesquisa bibliográfica, apesentar alternativas de atuação que tornem o método educacional mais funcional e eficaz do ponto de vista da Análise do Comportamento. Para tanto, buscou-se em artigos científicos e livros em plataformas digitais dados que abrangem o tema e foi realizada uma revisão bibliográfica dos mesmos. Ao final deste processo conclui-se que o ensino brasileiro é fundamentalmente baseado em um sistema punitivo que impacta de forma negativa o desempenho e desenvolvimento escolar do aluno, a ponto do ambiente escolar tornar-se aversivo ao mesmo. Por fim, são propostas formas alternativas de atuação que podem auxiliar o desenvolvimento de uma atuação mais humanisa e direcionada aos alunos.
id Krot_0b888da5546f5dce9a4a58157c6dc227
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36245
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling BARBOSA, Maria Eduarda Martins2022-02-10T16:41:54Z2022-02-10T16:41:54Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36245O presente artigo teve por objetivo buscar, na literatura científica existente, dados configuram e exemplificam um sistema educacional baseado em punições e suas aplicações no cenário educacional brasileiro, bem como identificar as consequências comportamentais deste método no repertório comportamental de crianças e adolescentes em idade escolar. Pretende, também, através de uma pesquisa bibliográfica, apesentar alternativas de atuação que tornem o método educacional mais funcional e eficaz do ponto de vista da Análise do Comportamento. Para tanto, buscou-se em artigos científicos e livros em plataformas digitais dados que abrangem o tema e foi realizada uma revisão bibliográfica dos mesmos. Ao final deste processo conclui-se que o ensino brasileiro é fundamentalmente baseado em um sistema punitivo que impacta de forma negativa o desempenho e desenvolvimento escolar do aluno, a ponto do ambiente escolar tornar-se aversivo ao mesmo. Por fim, são propostas formas alternativas de atuação que podem auxiliar o desenvolvimento de uma atuação mais humanisa e direcionada aos alunos.Análise do comportamentoPsicologia educacionalPunição comportamentalAs consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMARIA_EDUARDA_MARTINS_BARBOSA.pdfMARIA_EDUARDA_MARTINS_BARBOSA.pdfapplication/pdf641577https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36245/1/MARIA_EDUARDA_MARTINS_BARBOSA.pdfca291343dabdc3a1b9d90ef52fab7ebfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36245/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/362452022-02-10 14:41:40.948oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36245Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-10T17:41:40falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-10T17:41:40Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras
title As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras
spellingShingle As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras
BARBOSA, Maria Eduarda Martins
Análise do comportamento
Psicologia educacional
Punição comportamental
title_short As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras
title_full As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras
title_fullStr As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras
title_full_unstemmed As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras
title_sort As consequências comportamentais da metodologia educacional punitiva aplicada atualmente em escolas brasileiras
author BARBOSA, Maria Eduarda Martins
author_facet BARBOSA, Maria Eduarda Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, Maria Eduarda Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do comportamento
Psicologia educacional
Punição comportamental
topic Análise do comportamento
Psicologia educacional
Punição comportamental
description O presente artigo teve por objetivo buscar, na literatura científica existente, dados configuram e exemplificam um sistema educacional baseado em punições e suas aplicações no cenário educacional brasileiro, bem como identificar as consequências comportamentais deste método no repertório comportamental de crianças e adolescentes em idade escolar. Pretende, também, através de uma pesquisa bibliográfica, apesentar alternativas de atuação que tornem o método educacional mais funcional e eficaz do ponto de vista da Análise do Comportamento. Para tanto, buscou-se em artigos científicos e livros em plataformas digitais dados que abrangem o tema e foi realizada uma revisão bibliográfica dos mesmos. Ao final deste processo conclui-se que o ensino brasileiro é fundamentalmente baseado em um sistema punitivo que impacta de forma negativa o desempenho e desenvolvimento escolar do aluno, a ponto do ambiente escolar tornar-se aversivo ao mesmo. Por fim, são propostas formas alternativas de atuação que podem auxiliar o desenvolvimento de uma atuação mais humanisa e direcionada aos alunos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T16:41:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T16:41:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36245
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36245/1/MARIA_EDUARDA_MARTINS_BARBOSA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36245/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca291343dabdc3a1b9d90ef52fab7ebf
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460329725296640