De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36391 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade apontar as contribuições para práticas educativas dos dois maiores autores da psicanalise no século XX: Sigmund Freud e Jacques Lacan. Entendendo que a psicanalise tem sido, desde a sua criação e desenvolvimento, uma potente ferramenta para problematizar as práticas culturais e de relação de poder, assim como, compreendendo os desafios e questionamentos que se apresentam para as práticas educativas e pedagógicas, foi possível mensurar e mapear alguns pontos de encontro da obra psicanalítica, que podem de alguma maneira contribuir com as relações educativas vigentes. A partir da revisão bibliográfica foi possível articular através da presente monografia, um caminho crítico aos pontos basilares da educação como prática autoritária, assim como, entender e delimitar o lugar da psicanalise nos questionamentos a esses alicerces. Assim sendo, coloca-se uma discussão e proposição de uma releitura da obra dos fundadores e principais autores da psicanalise; nesse caso, Freud e Lacan; estabelecendo se um caminho crítico e promotor de novas práticas em todas os aspectos, inclusive da educação, sendo ela formal ou não. |
id |
Krot_0ddf1603d7b723490a91f82911b5eeb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36391 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educaçãoPsicanáliseEducaçãoFreudLacanO presente trabalho tem como finalidade apontar as contribuições para práticas educativas dos dois maiores autores da psicanalise no século XX: Sigmund Freud e Jacques Lacan. Entendendo que a psicanalise tem sido, desde a sua criação e desenvolvimento, uma potente ferramenta para problematizar as práticas culturais e de relação de poder, assim como, compreendendo os desafios e questionamentos que se apresentam para as práticas educativas e pedagógicas, foi possível mensurar e mapear alguns pontos de encontro da obra psicanalítica, que podem de alguma maneira contribuir com as relações educativas vigentes. A partir da revisão bibliográfica foi possível articular através da presente monografia, um caminho crítico aos pontos basilares da educação como prática autoritária, assim como, entender e delimitar o lugar da psicanalise nos questionamentos a esses alicerces. Assim sendo, coloca-se uma discussão e proposição de uma releitura da obra dos fundadores e principais autores da psicanalise; nesse caso, Freud e Lacan; estabelecendo se um caminho crítico e promotor de novas práticas em todas os aspectos, inclusive da educação, sendo ela formal ou não.2022-02-14T11:27:48Z2022-02-14T11:27:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36391BATISTA, Égon Botelhoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T11:59:57Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36391Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-14T11:59:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-14T11:59:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação |
title |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação |
spellingShingle |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação BATISTA, Égon Botelho Psicanálise Educação Freud Lacan |
title_short |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação |
title_full |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação |
title_fullStr |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação |
title_full_unstemmed |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação |
title_sort |
De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação |
author |
BATISTA, Égon Botelho |
author_facet |
BATISTA, Égon Botelho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BATISTA, Égon Botelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Educação Freud Lacan |
topic |
Psicanálise Educação Freud Lacan |
description |
O presente trabalho tem como finalidade apontar as contribuições para práticas educativas dos dois maiores autores da psicanalise no século XX: Sigmund Freud e Jacques Lacan. Entendendo que a psicanalise tem sido, desde a sua criação e desenvolvimento, uma potente ferramenta para problematizar as práticas culturais e de relação de poder, assim como, compreendendo os desafios e questionamentos que se apresentam para as práticas educativas e pedagógicas, foi possível mensurar e mapear alguns pontos de encontro da obra psicanalítica, que podem de alguma maneira contribuir com as relações educativas vigentes. A partir da revisão bibliográfica foi possível articular através da presente monografia, um caminho crítico aos pontos basilares da educação como prática autoritária, assim como, entender e delimitar o lugar da psicanalise nos questionamentos a esses alicerces. Assim sendo, coloca-se uma discussão e proposição de uma releitura da obra dos fundadores e principais autores da psicanalise; nesse caso, Freud e Lacan; estabelecendo se um caminho crítico e promotor de novas práticas em todas os aspectos, inclusive da educação, sendo ela formal ou não. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-14T11:27:48Z 2022-02-14T11:27:48Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36391 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673013353185280 |