De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Égon Botelho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36391
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade apontar as contribuições para práticas educativas dos dois maiores autores da psicanalise no século XX: Sigmund Freud e Jacques Lacan. Entendendo que a psicanalise tem sido, desde a sua criação e desenvolvimento, uma potente ferramenta para problematizar as práticas culturais e de relação de poder, assim como, compreendendo os desafios e questionamentos que se apresentam para as práticas educativas e pedagógicas, foi possível mensurar e mapear alguns pontos de encontro da obra psicanalítica, que podem de alguma maneira contribuir com as relações educativas vigentes. A partir da revisão bibliográfica foi possível articular através da presente monografia, um caminho crítico aos pontos basilares da educação como prática autoritária, assim como, entender e delimitar o lugar da psicanalise nos questionamentos a esses alicerces. Assim sendo, coloca-se uma discussão e proposição de uma releitura da obra dos fundadores e principais autores da psicanalise; nesse caso, Freud e Lacan; estabelecendo se um caminho crítico e promotor de novas práticas em todas os aspectos, inclusive da educação, sendo ela formal ou não.
id Krot_0ddf1603d7b723490a91f82911b5eeb2
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36391
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educaçãoPsicanáliseEducaçãoFreudLacanO presente trabalho tem como finalidade apontar as contribuições para práticas educativas dos dois maiores autores da psicanalise no século XX: Sigmund Freud e Jacques Lacan. Entendendo que a psicanalise tem sido, desde a sua criação e desenvolvimento, uma potente ferramenta para problematizar as práticas culturais e de relação de poder, assim como, compreendendo os desafios e questionamentos que se apresentam para as práticas educativas e pedagógicas, foi possível mensurar e mapear alguns pontos de encontro da obra psicanalítica, que podem de alguma maneira contribuir com as relações educativas vigentes. A partir da revisão bibliográfica foi possível articular através da presente monografia, um caminho crítico aos pontos basilares da educação como prática autoritária, assim como, entender e delimitar o lugar da psicanalise nos questionamentos a esses alicerces. Assim sendo, coloca-se uma discussão e proposição de uma releitura da obra dos fundadores e principais autores da psicanalise; nesse caso, Freud e Lacan; estabelecendo se um caminho crítico e promotor de novas práticas em todas os aspectos, inclusive da educação, sendo ela formal ou não.2022-02-14T11:27:48Z2022-02-14T11:27:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36391BATISTA, Égon Botelhoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T11:59:57Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36391Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-14T11:59:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-14T11:59:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
title De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
spellingShingle De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
BATISTA, Égon Botelho
Psicanálise
Educação
Freud
Lacan
title_short De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
title_full De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
title_fullStr De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
title_full_unstemmed De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
title_sort De Freud a Lacan: caminhos e contribuições da psicanálise para a educação
author BATISTA, Égon Botelho
author_facet BATISTA, Égon Botelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Égon Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Educação
Freud
Lacan
topic Psicanálise
Educação
Freud
Lacan
description O presente trabalho tem como finalidade apontar as contribuições para práticas educativas dos dois maiores autores da psicanalise no século XX: Sigmund Freud e Jacques Lacan. Entendendo que a psicanalise tem sido, desde a sua criação e desenvolvimento, uma potente ferramenta para problematizar as práticas culturais e de relação de poder, assim como, compreendendo os desafios e questionamentos que se apresentam para as práticas educativas e pedagógicas, foi possível mensurar e mapear alguns pontos de encontro da obra psicanalítica, que podem de alguma maneira contribuir com as relações educativas vigentes. A partir da revisão bibliográfica foi possível articular através da presente monografia, um caminho crítico aos pontos basilares da educação como prática autoritária, assim como, entender e delimitar o lugar da psicanalise nos questionamentos a esses alicerces. Assim sendo, coloca-se uma discussão e proposição de uma releitura da obra dos fundadores e principais autores da psicanalise; nesse caso, Freud e Lacan; estabelecendo se um caminho crítico e promotor de novas práticas em todas os aspectos, inclusive da educação, sendo ela formal ou não.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T11:27:48Z
2022-02-14T11:27:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36391
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673013353185280