A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31954 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta como objetivo elaborar um game, identificar e analisar as ações dos jogadores ao jogarem esse game e solucionarem puzzles. Especificamente diante da imersão e exploração neste universo vamos investigar se e quais experiências matemáticas emergem deste ato de jogar. Para tal elaboramos e implementamos o game proposto em sua versão alfa – Wind Phoenix: Tales of Prometheus, o qual na perspectiva de nossa hipótese oferece a seu protagonista desenvolver e produzir conhecimentos matemáticos via o raciocínio lógico e matemático na superação de puzzles e exploração dos espaços do game. Articulamos, com isso, nossas questões de pesquisa: [1] Quais objetos matemáticos emergem nas ações dos protagonistas durante sua vivência no jogo? [2] Quais aspectos impactam na elaboração e modificação do game e dos puzzles? [3] Quais propostas didático-metodológicas surgem a partir deste tipo de game? Adotamos o modelo de Design Based Research (DBR) como metodologia, pois apresenta um caráter iterativo e intervencionista, o qual nos possibilitou uma reflexão das teorias que apresentamos na prática da produção e gameplay do jogo. A Cognição Corporificada, apresentada como nossa fundamentação teórica, estende-se desde a fenomenologia Merleau-Pontyana até os trabalhos de Barsalou (2003; 2008), Fauconnier (2000), entre outros, na qual compreendemos que toda ação é situada ou contextualizada e, em nosso caso, esta vivência em um game contribui para a produção de conhecimentos mediante o raciocínio lógico e matemático. Com efeito, os desafios que os jogadores aceitaram e enfrentaram de forma contextualizada em uma aventura neste jogo digital proporcionaram encontros com uma Matemática que se apresenta em sua forma para vida. A superação da “tentativa e erro” para processos de resolução de problemas, por meio da criação de conjecturas, levantamento de dados e testes e análise do efeito denotou uma elaborada capacidade de pensamento estratégico. Também observamos um significativo aumento na capacidade de concentração nas ações dos participantes dada à atenção e observação aos detalhes do game, como os cenários, o mapa do jogo e o funcionamento ou efeitos/feedbacks. Para as próximas versões Wind Phoenix será implementado utilizando-se a game engine Unreal 4, adequando seu level design a fim de ampliarmos as mecânicas propostas nas parametrizações dos puzzles. A premissa de liberdade ou convite para jogar foi uma constante em nossa proposta. Observamos que o jogar aparentemente descomprometido se apresenta de forma prazerosa e assim motivadora e a utilização de jogos digitais em ambientes de aprendizagens tangencia uma proposta pedagógica que deve implicar na escolha ou produção do game. Concluímos que os jogadores assumiram um papel no jogo e constituíram um processo de enunciação de problemas lógicos – puzzle. Sendo assim o desenvolvimento de jogos epistemológicos em 3D com qualidade comercial mostrou uma possibilidade para inaugurarmos novos paradigmas na produção de conhecimentos e a produção de conhecimentos matemáticos mediante o raciocínio lógico e matemático que transpassa nossas experiências pessoais. |
id |
Krot_107ab57de1bf116a9f44ce7f96d13ebb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31954 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
TONÉIS, CRISTIANO NATAL2021-04-14T16:31:10Z2021-04-14T16:31:10Z2015https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31954A presente pesquisa apresenta como objetivo elaborar um game, identificar e analisar as ações dos jogadores ao jogarem esse game e solucionarem puzzles. Especificamente diante da imersão e exploração neste universo vamos investigar se e quais experiências matemáticas emergem deste ato de jogar. Para tal elaboramos e implementamos o game proposto em sua versão alfa – Wind Phoenix: Tales of Prometheus, o qual na perspectiva de nossa hipótese oferece a seu protagonista desenvolver e produzir conhecimentos matemáticos via o raciocínio lógico e matemático na superação de puzzles e exploração dos espaços do game. Articulamos, com isso, nossas questões de pesquisa: [1] Quais objetos matemáticos emergem nas ações dos protagonistas durante sua vivência no jogo? [2] Quais aspectos impactam na elaboração e modificação do game e dos puzzles? [3] Quais propostas didático-metodológicas surgem a partir deste tipo de game? Adotamos o modelo de Design Based Research (DBR) como metodologia, pois apresenta um caráter iterativo e intervencionista, o qual nos possibilitou uma reflexão das teorias que apresentamos na prática da produção e gameplay do jogo. A Cognição Corporificada, apresentada como nossa fundamentação teórica, estende-se desde a fenomenologia Merleau-Pontyana até os trabalhos de Barsalou (2003; 2008), Fauconnier (2000), entre outros, na qual compreendemos que toda ação é situada ou contextualizada e, em nosso caso, esta vivência em um game contribui para a produção de conhecimentos mediante o raciocínio lógico e matemático. Com efeito, os desafios que os jogadores aceitaram e enfrentaram de forma contextualizada em uma aventura neste jogo digital proporcionaram encontros com uma Matemática que se apresenta em sua forma para vida. A superação da “tentativa e erro” para processos de resolução de problemas, por meio da criação de conjecturas, levantamento de dados e testes e análise do efeito denotou uma elaborada capacidade de pensamento estratégico. Também observamos um significativo aumento na capacidade de concentração nas ações dos participantes dada à atenção e observação aos detalhes do game, como os cenários, o mapa do jogo e o funcionamento ou efeitos/feedbacks. Para as próximas versões Wind Phoenix será implementado utilizando-se a game engine Unreal 4, adequando seu level design a fim de ampliarmos as mecânicas propostas nas parametrizações dos puzzles. A premissa de liberdade ou convite para jogar foi uma constante em nossa proposta. Observamos que o jogar aparentemente descomprometido se apresenta de forma prazerosa e assim motivadora e a utilização de jogos digitais em ambientes de aprendizagens tangencia uma proposta pedagógica que deve implicar na escolha ou produção do game. Concluímos que os jogadores assumiram um papel no jogo e constituíram um processo de enunciação de problemas lógicos – puzzle. Sendo assim o desenvolvimento de jogos epistemológicos em 3D com qualidade comercial mostrou uma possibilidade para inaugurarmos novos paradigmas na produção de conhecimentos e a produção de conhecimentos matemáticos mediante o raciocínio lógico e matemático que transpassa nossas experiências pessoais.Raciocínio Lógico e MatemáticoPuzzlesA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCristiano Natal Toneis.pdfCristiano Natal Toneis.pdfapplication/pdf12505454https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/31954/1/Cristiano%20Natal%20Toneis.pdf4d6c8cd0ea076667169836421abdd52fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/31954/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/319542021-04-14 13:31:10.544oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-04-14T16:31:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-04-14T16:31:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO |
title |
A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO |
spellingShingle |
A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO TONÉIS, CRISTIANO NATAL Raciocínio Lógico e Matemático Puzzles |
title_short |
A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO |
title_full |
A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO |
title_fullStr |
A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO |
title_full_unstemmed |
A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO |
title_sort |
A EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA NO UNIVERSO DOS JOGOS DIGITAIS: O PROCESSO DO JOGAR E O RACIOCÍNIO LÓGICO E MATEMÁTICO |
author |
TONÉIS, CRISTIANO NATAL |
author_facet |
TONÉIS, CRISTIANO NATAL |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TONÉIS, CRISTIANO NATAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raciocínio Lógico e Matemático Puzzles |
topic |
Raciocínio Lógico e Matemático Puzzles |
description |
A presente pesquisa apresenta como objetivo elaborar um game, identificar e analisar as ações dos jogadores ao jogarem esse game e solucionarem puzzles. Especificamente diante da imersão e exploração neste universo vamos investigar se e quais experiências matemáticas emergem deste ato de jogar. Para tal elaboramos e implementamos o game proposto em sua versão alfa – Wind Phoenix: Tales of Prometheus, o qual na perspectiva de nossa hipótese oferece a seu protagonista desenvolver e produzir conhecimentos matemáticos via o raciocínio lógico e matemático na superação de puzzles e exploração dos espaços do game. Articulamos, com isso, nossas questões de pesquisa: [1] Quais objetos matemáticos emergem nas ações dos protagonistas durante sua vivência no jogo? [2] Quais aspectos impactam na elaboração e modificação do game e dos puzzles? [3] Quais propostas didático-metodológicas surgem a partir deste tipo de game? Adotamos o modelo de Design Based Research (DBR) como metodologia, pois apresenta um caráter iterativo e intervencionista, o qual nos possibilitou uma reflexão das teorias que apresentamos na prática da produção e gameplay do jogo. A Cognição Corporificada, apresentada como nossa fundamentação teórica, estende-se desde a fenomenologia Merleau-Pontyana até os trabalhos de Barsalou (2003; 2008), Fauconnier (2000), entre outros, na qual compreendemos que toda ação é situada ou contextualizada e, em nosso caso, esta vivência em um game contribui para a produção de conhecimentos mediante o raciocínio lógico e matemático. Com efeito, os desafios que os jogadores aceitaram e enfrentaram de forma contextualizada em uma aventura neste jogo digital proporcionaram encontros com uma Matemática que se apresenta em sua forma para vida. A superação da “tentativa e erro” para processos de resolução de problemas, por meio da criação de conjecturas, levantamento de dados e testes e análise do efeito denotou uma elaborada capacidade de pensamento estratégico. Também observamos um significativo aumento na capacidade de concentração nas ações dos participantes dada à atenção e observação aos detalhes do game, como os cenários, o mapa do jogo e o funcionamento ou efeitos/feedbacks. Para as próximas versões Wind Phoenix será implementado utilizando-se a game engine Unreal 4, adequando seu level design a fim de ampliarmos as mecânicas propostas nas parametrizações dos puzzles. A premissa de liberdade ou convite para jogar foi uma constante em nossa proposta. Observamos que o jogar aparentemente descomprometido se apresenta de forma prazerosa e assim motivadora e a utilização de jogos digitais em ambientes de aprendizagens tangencia uma proposta pedagógica que deve implicar na escolha ou produção do game. Concluímos que os jogadores assumiram um papel no jogo e constituíram um processo de enunciação de problemas lógicos – puzzle. Sendo assim o desenvolvimento de jogos epistemológicos em 3D com qualidade comercial mostrou uma possibilidade para inaugurarmos novos paradigmas na produção de conhecimentos e a produção de conhecimentos matemáticos mediante o raciocínio lógico e matemático que transpassa nossas experiências pessoais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-14T16:31:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-14T16:31:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31954 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/31954/1/Cristiano%20Natal%20Toneis.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/31954/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d6c8cd0ea076667169836421abdd52f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460284701540352 |