Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Mariane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45541
Resumo: Segundo a Agência Internacional para a pesquisa em câncer (IARC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano. De acordo com o Ministério da Saúde (1996), câncer é um crescimento anormal e fora de controle das células que invadem tecidos e órgãos se espalhando por várias regiões do corpo, não tendo uma causa especifica, podem ser causadas por fatores externos ou internos. Quando se recebe um diagnóstico de câncer uma luta inicia-se contra a doença, trazendo diversos impactos emocionais e sociais para cada paciente, onde depara-se com a possibilidade de várias perdas, desde o corpo sadio até a própria vida. A doença afeta todo o contexto familiar do paciente, o acompanhamento psicológico das pessoas desse círculo pode contribuir para lidar com o câncer (PANACE, 2016). Os impactos causados por tal diagnóstico vão desde o emocional até o social de todo o contexto, tendo um afastamento de grupos antigos e a criação de novos laços durante o processo de tratamento. Por meio desta revisão bibliográfica, buscou-se entender as transformações vivenciadas pelo contexto familiar de um adoecido pelo câncer e como a doença acometeu de forma considerável suas relações sociais e afetaram aspectos emocionais dos envolvidos.
id Krot_114caf395604ee9facfa08a3057a673b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45541
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiarCâncerPsicoOncologiaApoio familiarSegundo a Agência Internacional para a pesquisa em câncer (IARC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano. De acordo com o Ministério da Saúde (1996), câncer é um crescimento anormal e fora de controle das células que invadem tecidos e órgãos se espalhando por várias regiões do corpo, não tendo uma causa especifica, podem ser causadas por fatores externos ou internos. Quando se recebe um diagnóstico de câncer uma luta inicia-se contra a doença, trazendo diversos impactos emocionais e sociais para cada paciente, onde depara-se com a possibilidade de várias perdas, desde o corpo sadio até a própria vida. A doença afeta todo o contexto familiar do paciente, o acompanhamento psicológico das pessoas desse círculo pode contribuir para lidar com o câncer (PANACE, 2016). Os impactos causados por tal diagnóstico vão desde o emocional até o social de todo o contexto, tendo um afastamento de grupos antigos e a criação de novos laços durante o processo de tratamento. Por meio desta revisão bibliográfica, buscou-se entender as transformações vivenciadas pelo contexto familiar de um adoecido pelo câncer e como a doença acometeu de forma considerável suas relações sociais e afetaram aspectos emocionais dos envolvidos.2022-08-12T11:39:52Z2022-08-12T11:39:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45541FERREIRA, Marianeporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-12T11:39:52Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45541Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-12T11:39:52falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-12T11:39:52Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar
title Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar
spellingShingle Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar
FERREIRA, Mariane
Câncer
PsicoOncologia
Apoio familiar
title_short Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar
title_full Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar
title_fullStr Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar
title_full_unstemmed Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar
title_sort Aspectos psicológicos do adoecimento oncológico no contexto familiar
author FERREIRA, Mariane
author_facet FERREIRA, Mariane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Mariane
dc.subject.por.fl_str_mv Câncer
PsicoOncologia
Apoio familiar
topic Câncer
PsicoOncologia
Apoio familiar
description Segundo a Agência Internacional para a pesquisa em câncer (IARC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer a cada ano. De acordo com o Ministério da Saúde (1996), câncer é um crescimento anormal e fora de controle das células que invadem tecidos e órgãos se espalhando por várias regiões do corpo, não tendo uma causa especifica, podem ser causadas por fatores externos ou internos. Quando se recebe um diagnóstico de câncer uma luta inicia-se contra a doença, trazendo diversos impactos emocionais e sociais para cada paciente, onde depara-se com a possibilidade de várias perdas, desde o corpo sadio até a própria vida. A doença afeta todo o contexto familiar do paciente, o acompanhamento psicológico das pessoas desse círculo pode contribuir para lidar com o câncer (PANACE, 2016). Os impactos causados por tal diagnóstico vão desde o emocional até o social de todo o contexto, tendo um afastamento de grupos antigos e a criação de novos laços durante o processo de tratamento. Por meio desta revisão bibliográfica, buscou-se entender as transformações vivenciadas pelo contexto familiar de um adoecido pelo câncer e como a doença acometeu de forma considerável suas relações sociais e afetaram aspectos emocionais dos envolvidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-12T11:39:52Z
2022-08-12T11:39:52Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45541
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672991747276800