Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FRANÇA, Marina Beatriz Rêgo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: SANTOS, Josevaldo Caetano Silva dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47940
Resumo: O Voleibol é um dos esportes coletivos mais populares ao redor do mundo e vem desde sua criação ganhando cada vez mais praticantes. A modalidade possui uma dinâmica bem peculiar, ora por não permitir contato físico entre os jogadores, ora por ser um desporto intenso. Todavia, apesar de ser um esporte seguro quando comparado aos demais, o voleibol apresenta uma incidência significativa de lesões em membros inferiores. Diante disso, questionou-se a prevalência, os principais fatores etiológicos e quais articulações sofrem mais com essas lesões; com o objetivo de proporcionar um novo olhar fisioterapêutico para as estratégias preventivas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de estudos científicos, as fontes foram exploradas nas bases digitais de dados: National Library of Medicine (Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, livros, teses e revistas; através dos descritores: jogadores de voleibol, lesões esportivas, epidemiologia, prevenção, entorse de tornozelo, tendinopatia patelar, ligamento cruzado anterior, tendinopatia de aquiles e fisioterapia. Foi evidenciado que as lesões em membros inferiores no voleibol são comuns e que estão relacionadas com a natureza da atividade, sendo os principais agentes etiológicos a biomecânica inadequada e o uso excessivo das articulações.
id Krot_122b8a70710d9d4cf2cd9f8e4951f999
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47940
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibolVoleibolLesões esportivasFisioterapiaEpidemiologiaPrevençãoO Voleibol é um dos esportes coletivos mais populares ao redor do mundo e vem desde sua criação ganhando cada vez mais praticantes. A modalidade possui uma dinâmica bem peculiar, ora por não permitir contato físico entre os jogadores, ora por ser um desporto intenso. Todavia, apesar de ser um esporte seguro quando comparado aos demais, o voleibol apresenta uma incidência significativa de lesões em membros inferiores. Diante disso, questionou-se a prevalência, os principais fatores etiológicos e quais articulações sofrem mais com essas lesões; com o objetivo de proporcionar um novo olhar fisioterapêutico para as estratégias preventivas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de estudos científicos, as fontes foram exploradas nas bases digitais de dados: National Library of Medicine (Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, livros, teses e revistas; através dos descritores: jogadores de voleibol, lesões esportivas, epidemiologia, prevenção, entorse de tornozelo, tendinopatia patelar, ligamento cruzado anterior, tendinopatia de aquiles e fisioterapia. Foi evidenciado que as lesões em membros inferiores no voleibol são comuns e que estão relacionadas com a natureza da atividade, sendo os principais agentes etiológicos a biomecânica inadequada e o uso excessivo das articulações.2022-10-27T11:56:00Z2022-10-27T11:56:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47940FRANÇA, Marina Beatriz RêgoSANTOS, Josevaldo Caetano Silva dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-27T11:56:01Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47940Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-27T11:56:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-27T11:56:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol
title Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol
spellingShingle Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol
FRANÇA, Marina Beatriz Rêgo
Voleibol
Lesões esportivas
Fisioterapia
Epidemiologia
Prevenção
title_short Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol
title_full Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol
title_fullStr Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol
title_full_unstemmed Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol
title_sort Principais fatores etiológicos das lesões em membros inferiores no voleibol
author FRANÇA, Marina Beatriz Rêgo
author_facet FRANÇA, Marina Beatriz Rêgo
SANTOS, Josevaldo Caetano Silva dos
author_role author
author2 SANTOS, Josevaldo Caetano Silva dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FRANÇA, Marina Beatriz Rêgo
SANTOS, Josevaldo Caetano Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Voleibol
Lesões esportivas
Fisioterapia
Epidemiologia
Prevenção
topic Voleibol
Lesões esportivas
Fisioterapia
Epidemiologia
Prevenção
description O Voleibol é um dos esportes coletivos mais populares ao redor do mundo e vem desde sua criação ganhando cada vez mais praticantes. A modalidade possui uma dinâmica bem peculiar, ora por não permitir contato físico entre os jogadores, ora por ser um desporto intenso. Todavia, apesar de ser um esporte seguro quando comparado aos demais, o voleibol apresenta uma incidência significativa de lesões em membros inferiores. Diante disso, questionou-se a prevalência, os principais fatores etiológicos e quais articulações sofrem mais com essas lesões; com o objetivo de proporcionar um novo olhar fisioterapêutico para as estratégias preventivas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de estudos científicos, as fontes foram exploradas nas bases digitais de dados: National Library of Medicine (Medline), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, livros, teses e revistas; através dos descritores: jogadores de voleibol, lesões esportivas, epidemiologia, prevenção, entorse de tornozelo, tendinopatia patelar, ligamento cruzado anterior, tendinopatia de aquiles e fisioterapia. Foi evidenciado que as lesões em membros inferiores no voleibol são comuns e que estão relacionadas com a natureza da atividade, sendo os principais agentes etiológicos a biomecânica inadequada e o uso excessivo das articulações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27T11:56:00Z
2022-10-27T11:56:00Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47940
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672959085182976