Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Aline Cavalcanti de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40443
Resumo: A presente monografia tem como objetivo analisar o tema da responsabilidade civil Estado por danos oriundos de enchentes. Tendo em vista que as enchentes urbanas são fenômenos recorrentes no Brasil e o tema da responsabilidade civil do estado é de grande relevância para a ciência jurídica. Esse trabalho se limita a responsabilidade civil do Estado decorrente das enchentes, pois a ocorrência de eventos naturais não isenta o poder público de culpa ou omissão nos prejuízos causado as administrados. O presente trabalho está dividido em três capítulo para melhor compreender e demostrar as teorias existentes quanto ao instituto da responsabilidade do Estado, que já perpassou por várias teorias, perfazendo caminhos entre o direito público e o privado. Será analisada a teoria da responsabilidade objetiva e a teoria do risco administrativo com ênfase na doutrina e nas jurisprudências dos tribunais pátrios. A responsabilidade civil do Estado está prevista no artigo 37, § 6 º da Constituição Federal. Percebe-se que a omissão do estado é crescente e questão da responsabilidade civil do Estado, com a consequente o dever de indenizar, tem sido alvo de inúmeras discussões pelos operadores de Direito, dada a sua importância no ordenamento jurídico. A presente pesquisa e de cunho bibliográfico, sendo qualitativa e descritiva, pautada em leituras exploratórias e seletiva do material de pesquisa, em que se procura discutir e analisar de forma ampla Trabalhos científicos, artigos, revistas, livros, leis, Decreto. Conclui-se, por fim, pela necessidade de garantir que os lesados sejam indenizados, seja baseando-se na norma geral estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e, ou a partir de uma previsão legal específica sobre o assunto, que possa se relacionar da melhor maneira possível com as peculiaridades da pratica jurídica.
id Krot_1447ab886c3fabade748661d8621c04e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40443
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentesResponsabilidade civilTeoria do risco administrativoTeoria da responsabilidade objetivaDanosA presente monografia tem como objetivo analisar o tema da responsabilidade civil Estado por danos oriundos de enchentes. Tendo em vista que as enchentes urbanas são fenômenos recorrentes no Brasil e o tema da responsabilidade civil do estado é de grande relevância para a ciência jurídica. Esse trabalho se limita a responsabilidade civil do Estado decorrente das enchentes, pois a ocorrência de eventos naturais não isenta o poder público de culpa ou omissão nos prejuízos causado as administrados. O presente trabalho está dividido em três capítulo para melhor compreender e demostrar as teorias existentes quanto ao instituto da responsabilidade do Estado, que já perpassou por várias teorias, perfazendo caminhos entre o direito público e o privado. Será analisada a teoria da responsabilidade objetiva e a teoria do risco administrativo com ênfase na doutrina e nas jurisprudências dos tribunais pátrios. A responsabilidade civil do Estado está prevista no artigo 37, § 6 º da Constituição Federal. Percebe-se que a omissão do estado é crescente e questão da responsabilidade civil do Estado, com a consequente o dever de indenizar, tem sido alvo de inúmeras discussões pelos operadores de Direito, dada a sua importância no ordenamento jurídico. A presente pesquisa e de cunho bibliográfico, sendo qualitativa e descritiva, pautada em leituras exploratórias e seletiva do material de pesquisa, em que se procura discutir e analisar de forma ampla Trabalhos científicos, artigos, revistas, livros, leis, Decreto. Conclui-se, por fim, pela necessidade de garantir que os lesados sejam indenizados, seja baseando-se na norma geral estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e, ou a partir de uma previsão legal específica sobre o assunto, que possa se relacionar da melhor maneira possível com as peculiaridades da pratica jurídica.2022-05-02T20:20:42Z2022-05-02T20:20:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40443MORAIS, Aline Cavalcanti deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-11T14:27:03Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40443Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-11T14:27:03falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-11T14:27:03Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes
title Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes
spellingShingle Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes
MORAIS, Aline Cavalcanti de
Responsabilidade civil
Teoria do risco administrativo
Teoria da responsabilidade objetiva
Danos
title_short Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes
title_full Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes
title_fullStr Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes
title_full_unstemmed Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes
title_sort Responsabilidade civil do estado por danos decorrentes de enchentes
author MORAIS, Aline Cavalcanti de
author_facet MORAIS, Aline Cavalcanti de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, Aline Cavalcanti de
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade civil
Teoria do risco administrativo
Teoria da responsabilidade objetiva
Danos
topic Responsabilidade civil
Teoria do risco administrativo
Teoria da responsabilidade objetiva
Danos
description A presente monografia tem como objetivo analisar o tema da responsabilidade civil Estado por danos oriundos de enchentes. Tendo em vista que as enchentes urbanas são fenômenos recorrentes no Brasil e o tema da responsabilidade civil do estado é de grande relevância para a ciência jurídica. Esse trabalho se limita a responsabilidade civil do Estado decorrente das enchentes, pois a ocorrência de eventos naturais não isenta o poder público de culpa ou omissão nos prejuízos causado as administrados. O presente trabalho está dividido em três capítulo para melhor compreender e demostrar as teorias existentes quanto ao instituto da responsabilidade do Estado, que já perpassou por várias teorias, perfazendo caminhos entre o direito público e o privado. Será analisada a teoria da responsabilidade objetiva e a teoria do risco administrativo com ênfase na doutrina e nas jurisprudências dos tribunais pátrios. A responsabilidade civil do Estado está prevista no artigo 37, § 6 º da Constituição Federal. Percebe-se que a omissão do estado é crescente e questão da responsabilidade civil do Estado, com a consequente o dever de indenizar, tem sido alvo de inúmeras discussões pelos operadores de Direito, dada a sua importância no ordenamento jurídico. A presente pesquisa e de cunho bibliográfico, sendo qualitativa e descritiva, pautada em leituras exploratórias e seletiva do material de pesquisa, em que se procura discutir e analisar de forma ampla Trabalhos científicos, artigos, revistas, livros, leis, Decreto. Conclui-se, por fim, pela necessidade de garantir que os lesados sejam indenizados, seja baseando-se na norma geral estabelecida pela Constituição Federal de 1988 e, ou a partir de uma previsão legal específica sobre o assunto, que possa se relacionar da melhor maneira possível com as peculiaridades da pratica jurídica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-02T20:20:42Z
2022-05-02T20:20:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40443
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672978239520768