Aprimoramento cognitivo farmacológico: redução de riscos e o papel do farmacêutico no uso racional de medicamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55462 |
Resumo: | Este trabalho consiste em uma análise sobre os motivos pelos quais indivíduos saudáveis têm utilizado medicamentos estimulantes do SNC para o aprimoramento cognitivo, bem como o farmacêutico pode intervir positivamente para evitar possíveis danos à saúde de quem opta pela utilização de tais artifícios. Considerando a atual demanda, tanto acadêmica quanto profissional, fica evidenciada uma tendência pela busca do melhor desempenho nas atividades laborais no cotidiano, gerando em algumas pessoas a necessidade de potencializar as capacidades cognitivas para o desenvolvimento das atribuições a que são submetidas. Mecanismos de ação de fitoterápicos e infusões tradicionais, fármacos utilizados para o tratamento TDAH, Narcolepsia e TCA, além dos riscos versus benefícios do uso off-label de tais substâncias são expostos, utilizada revisão de literatura, qualitativa e descritiva, constatou-se que apesar dos possíveis efeitos deletérios, a utilização das “smartdrugs” por indivíduos sem qualquer patologia que as justifique, também apresenta vantagens no que diz respeito ao bem-estar geral e motivação provenientes do aumento da concentração de neurotransmissores como dopamina e serotonina. Conclui-se ser imprescindível o profissional farmacêutico estar atento ao seu cliente/paciente que busca melhorar farmacologicamente suas capacidades intelectuais, estando este profissional à frente da dispensação que é uma etapa importante do ciclo da assistência farmacêutica, traduzir esquemas posológicos e esclarecer o indivíduo através de informações relevantes à sua necessidade, colabora para que o uso racional de medicamentos seja cada vez mais plausível. |
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