Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46825
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender sobre Paulo Freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora explicitando a Pedagogia Freireana no cotidiano do Ensino Fundamental e como esta pode contribuir para as práticas pedagógicas de professores que atuam na referida etapa. É importante enfatizar que a Educação em todas as suas fases deve ser transformadora e humanizada, onde os professores em constante formação devem ensinar aos seus alunos mais do que o ―be-a-ba‖, estimulando a dúvida, a curiosidade, incentivando a reflexão e análise de valores que outrora ficavam ocultos por uma educação tradicionalista. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa, onde todos os conteúdos trabalhados foram consultados e pesquisados em diversos recursos através de busca nas seguintes bases de dados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Constituição de 1988, Maria Lucia de Arruda Aranha (2006), Moacir Gadotti (2007) e José Carlos Libâneo (2007). Discutir as políticas públicas educacionais que norteiam a Educação Básica, refletir sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação e sua proposta pedagógica e apontar como os professores podem trabalhar a pedagogia Freireana sem deixar de utilizarem o currículo proposto na Unidade Escolar são fatores fundamentais para se trabalhar na formação de cidadãos conscientes colocando em pauta que existe um algo muito maior do que simplesmente o aprender para exercer uma função. Através do estudo, o cidadão se torna um agente de transformação por onde ele passar.
id Krot_15c608c032e3de0f925bfa3f18b0dd5e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46825
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamentalPaulo FreireEducação críticaPedagogiaMétodoPolíticas públicasO presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender sobre Paulo Freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora explicitando a Pedagogia Freireana no cotidiano do Ensino Fundamental e como esta pode contribuir para as práticas pedagógicas de professores que atuam na referida etapa. É importante enfatizar que a Educação em todas as suas fases deve ser transformadora e humanizada, onde os professores em constante formação devem ensinar aos seus alunos mais do que o ―be-a-ba‖, estimulando a dúvida, a curiosidade, incentivando a reflexão e análise de valores que outrora ficavam ocultos por uma educação tradicionalista. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa, onde todos os conteúdos trabalhados foram consultados e pesquisados em diversos recursos através de busca nas seguintes bases de dados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Constituição de 1988, Maria Lucia de Arruda Aranha (2006), Moacir Gadotti (2007) e José Carlos Libâneo (2007). Discutir as políticas públicas educacionais que norteiam a Educação Básica, refletir sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação e sua proposta pedagógica e apontar como os professores podem trabalhar a pedagogia Freireana sem deixar de utilizarem o currículo proposto na Unidade Escolar são fatores fundamentais para se trabalhar na formação de cidadãos conscientes colocando em pauta que existe um algo muito maior do que simplesmente o aprender para exercer uma função. Através do estudo, o cidadão se torna um agente de transformação por onde ele passar.2022-09-12T17:00:26Z2022-09-12T17:00:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46825ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-12T17:00:26Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46825Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-12T17:00:26falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-12T17:00:26Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
title Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
spellingShingle Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de
Paulo Freire
Educação crítica
Pedagogia
Método
Políticas públicas
title_short Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
title_full Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
title_fullStr Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
title_full_unstemmed Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
title_sort Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
author ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de
author_facet ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Educação crítica
Pedagogia
Método
Políticas públicas
topic Paulo Freire
Educação crítica
Pedagogia
Método
Políticas públicas
description O presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender sobre Paulo Freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora explicitando a Pedagogia Freireana no cotidiano do Ensino Fundamental e como esta pode contribuir para as práticas pedagógicas de professores que atuam na referida etapa. É importante enfatizar que a Educação em todas as suas fases deve ser transformadora e humanizada, onde os professores em constante formação devem ensinar aos seus alunos mais do que o ―be-a-ba‖, estimulando a dúvida, a curiosidade, incentivando a reflexão e análise de valores que outrora ficavam ocultos por uma educação tradicionalista. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa, onde todos os conteúdos trabalhados foram consultados e pesquisados em diversos recursos através de busca nas seguintes bases de dados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Constituição de 1988, Maria Lucia de Arruda Aranha (2006), Moacir Gadotti (2007) e José Carlos Libâneo (2007). Discutir as políticas públicas educacionais que norteiam a Educação Básica, refletir sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação e sua proposta pedagógica e apontar como os professores podem trabalhar a pedagogia Freireana sem deixar de utilizarem o currículo proposto na Unidade Escolar são fatores fundamentais para se trabalhar na formação de cidadãos conscientes colocando em pauta que existe um algo muito maior do que simplesmente o aprender para exercer uma função. Através do estudo, o cidadão se torna um agente de transformação por onde ele passar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-09-12T17:00:26Z
2022-09-12T17:00:26Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46825
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672950633660416