Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46825 |
Resumo: | O presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender sobre Paulo Freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora explicitando a Pedagogia Freireana no cotidiano do Ensino Fundamental e como esta pode contribuir para as práticas pedagógicas de professores que atuam na referida etapa. É importante enfatizar que a Educação em todas as suas fases deve ser transformadora e humanizada, onde os professores em constante formação devem ensinar aos seus alunos mais do que o ―be-a-ba‖, estimulando a dúvida, a curiosidade, incentivando a reflexão e análise de valores que outrora ficavam ocultos por uma educação tradicionalista. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa, onde todos os conteúdos trabalhados foram consultados e pesquisados em diversos recursos através de busca nas seguintes bases de dados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Constituição de 1988, Maria Lucia de Arruda Aranha (2006), Moacir Gadotti (2007) e José Carlos Libâneo (2007). Discutir as políticas públicas educacionais que norteiam a Educação Básica, refletir sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação e sua proposta pedagógica e apontar como os professores podem trabalhar a pedagogia Freireana sem deixar de utilizarem o currículo proposto na Unidade Escolar são fatores fundamentais para se trabalhar na formação de cidadãos conscientes colocando em pauta que existe um algo muito maior do que simplesmente o aprender para exercer uma função. Através do estudo, o cidadão se torna um agente de transformação por onde ele passar. |
id |
Krot_15c608c032e3de0f925bfa3f18b0dd5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46825 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamentalPaulo FreireEducação críticaPedagogiaMétodoPolíticas públicasO presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender sobre Paulo Freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora explicitando a Pedagogia Freireana no cotidiano do Ensino Fundamental e como esta pode contribuir para as práticas pedagógicas de professores que atuam na referida etapa. É importante enfatizar que a Educação em todas as suas fases deve ser transformadora e humanizada, onde os professores em constante formação devem ensinar aos seus alunos mais do que o ―be-a-ba‖, estimulando a dúvida, a curiosidade, incentivando a reflexão e análise de valores que outrora ficavam ocultos por uma educação tradicionalista. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa, onde todos os conteúdos trabalhados foram consultados e pesquisados em diversos recursos através de busca nas seguintes bases de dados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Constituição de 1988, Maria Lucia de Arruda Aranha (2006), Moacir Gadotti (2007) e José Carlos Libâneo (2007). Discutir as políticas públicas educacionais que norteiam a Educação Básica, refletir sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação e sua proposta pedagógica e apontar como os professores podem trabalhar a pedagogia Freireana sem deixar de utilizarem o currículo proposto na Unidade Escolar são fatores fundamentais para se trabalhar na formação de cidadãos conscientes colocando em pauta que existe um algo muito maior do que simplesmente o aprender para exercer uma função. Através do estudo, o cidadão se torna um agente de transformação por onde ele passar.2022-09-12T17:00:26Z2022-09-12T17:00:26Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46825ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-12T17:00:26Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46825Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-12T17:00:26falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-12T17:00:26Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental |
title |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental |
spellingShingle |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de Paulo Freire Educação crítica Pedagogia Método Políticas públicas |
title_short |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental |
title_full |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental |
title_fullStr |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental |
title_sort |
Paulo freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora: a pedagogia freireana no ensino fundamental |
author |
ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de |
author_facet |
ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALMEIDA, Danielly Vasconcellos Bararielli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Educação crítica Pedagogia Método Políticas públicas |
topic |
Paulo Freire Educação crítica Pedagogia Método Políticas públicas |
description |
O presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender sobre Paulo Freire e sua contribuição para uma educação crítica e emancipadora explicitando a Pedagogia Freireana no cotidiano do Ensino Fundamental e como esta pode contribuir para as práticas pedagógicas de professores que atuam na referida etapa. É importante enfatizar que a Educação em todas as suas fases deve ser transformadora e humanizada, onde os professores em constante formação devem ensinar aos seus alunos mais do que o ―be-a-ba‖, estimulando a dúvida, a curiosidade, incentivando a reflexão e análise de valores que outrora ficavam ocultos por uma educação tradicionalista. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi uma revisão bibliográfica qualitativa, onde todos os conteúdos trabalhados foram consultados e pesquisados em diversos recursos através de busca nas seguintes bases de dados a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Constituição de 1988, Maria Lucia de Arruda Aranha (2006), Moacir Gadotti (2007) e José Carlos Libâneo (2007). Discutir as políticas públicas educacionais que norteiam a Educação Básica, refletir sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação e sua proposta pedagógica e apontar como os professores podem trabalhar a pedagogia Freireana sem deixar de utilizarem o currículo proposto na Unidade Escolar são fatores fundamentais para se trabalhar na formação de cidadãos conscientes colocando em pauta que existe um algo muito maior do que simplesmente o aprender para exercer uma função. Através do estudo, o cidadão se torna um agente de transformação por onde ele passar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-09-12T17:00:26Z 2022-09-12T17:00:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46825 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672950633660416 |