Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZATTO, Mariane Regina Campos
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: SILVEIRA, Ana Carolina Brandão, YAMAUCHI, Nathália Cristine Dias de Macedo, VINHOTI, Danilo Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67625
Resumo: A incontinência urinária de esforço representa uma condição desconfortável e potencialmente constrangedora para muitas mulheres. Tal condição pode impactar de maneira significativa a rotina diária delas, restringindo a participação em atividades anteriormente realizadas com plenitude e satisfação, tais como dançar, correr, praticar esportes ou até mesmo ao expressar alegria com uma risada. Em consequência, essas mulheres podem experimentar sentimento de insegurança e vergonha, culminando em desafios de saúde mental e social. A intervenção fisioterapêutica apresenta-se como uma alternativa segura e não invasiva no tratamento da incontinência urinária de esforço. A fisioterapia, por sua natureza, não está associada a efeitos colaterais graves e pode ser harmoniosamente combinada com outras modalidades de tratamento, incluindo medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, quando requisitado. Este trabalho tem como objetivo geral averiguar a eficácia da intervenção fisioterapêutica na incontinência urinária de esforço nas mulheres. A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Após uma análise criteriosa das intervenções fisioterapêuticas para a incontinência urinária de esforço em mulheres, destaca-se o impacto positivo das abordagens, como exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico e técnicas como biofeedback e eletroestimulação. A fisioterapia surge como uma alternativa efetiva e não invasiva, especialmente quando acompanhada de uma avaliação individualizada e de uma abordagem multidisciplinar, reforçando sua relevância no tratamento e promoção da saúde feminina.
id Krot_163eb0a76094f731c6ea286f7e8af5cc
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67625
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulherFisioterapiaIncontinência urinaria de esforçoSaúde da mulherA incontinência urinária de esforço representa uma condição desconfortável e potencialmente constrangedora para muitas mulheres. Tal condição pode impactar de maneira significativa a rotina diária delas, restringindo a participação em atividades anteriormente realizadas com plenitude e satisfação, tais como dançar, correr, praticar esportes ou até mesmo ao expressar alegria com uma risada. Em consequência, essas mulheres podem experimentar sentimento de insegurança e vergonha, culminando em desafios de saúde mental e social. A intervenção fisioterapêutica apresenta-se como uma alternativa segura e não invasiva no tratamento da incontinência urinária de esforço. A fisioterapia, por sua natureza, não está associada a efeitos colaterais graves e pode ser harmoniosamente combinada com outras modalidades de tratamento, incluindo medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, quando requisitado. Este trabalho tem como objetivo geral averiguar a eficácia da intervenção fisioterapêutica na incontinência urinária de esforço nas mulheres. A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Após uma análise criteriosa das intervenções fisioterapêuticas para a incontinência urinária de esforço em mulheres, destaca-se o impacto positivo das abordagens, como exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico e técnicas como biofeedback e eletroestimulação. A fisioterapia surge como uma alternativa efetiva e não invasiva, especialmente quando acompanhada de uma avaliação individualizada e de uma abordagem multidisciplinar, reforçando sua relevância no tratamento e promoção da saúde feminina.2024-05-08T13:01:52Z2024-05-08T13:01:52Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67625ZATTO, Mariane Regina CamposSILVEIRA, Ana Carolina BrandãoYAMAUCHI, Nathália Cristine Dias de MacedoVINHOTI, Danilo Sérgioporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-08T13:45:24Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67625Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2024-05-08T13:45:24falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2024-05-08T13:45:24Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher
title Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher
spellingShingle Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher
ZATTO, Mariane Regina Campos
Fisioterapia
Incontinência urinaria de esforço
Saúde da mulher
title_short Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher
title_full Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher
title_fullStr Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher
title_full_unstemmed Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher
title_sort Fisioterapia na incontinência urinária de esforço na mulher
author ZATTO, Mariane Regina Campos
author_facet ZATTO, Mariane Regina Campos
SILVEIRA, Ana Carolina Brandão
YAMAUCHI, Nathália Cristine Dias de Macedo
VINHOTI, Danilo Sérgio
author_role author
author2 SILVEIRA, Ana Carolina Brandão
YAMAUCHI, Nathália Cristine Dias de Macedo
VINHOTI, Danilo Sérgio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZATTO, Mariane Regina Campos
SILVEIRA, Ana Carolina Brandão
YAMAUCHI, Nathália Cristine Dias de Macedo
VINHOTI, Danilo Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Incontinência urinaria de esforço
Saúde da mulher
topic Fisioterapia
Incontinência urinaria de esforço
Saúde da mulher
description A incontinência urinária de esforço representa uma condição desconfortável e potencialmente constrangedora para muitas mulheres. Tal condição pode impactar de maneira significativa a rotina diária delas, restringindo a participação em atividades anteriormente realizadas com plenitude e satisfação, tais como dançar, correr, praticar esportes ou até mesmo ao expressar alegria com uma risada. Em consequência, essas mulheres podem experimentar sentimento de insegurança e vergonha, culminando em desafios de saúde mental e social. A intervenção fisioterapêutica apresenta-se como uma alternativa segura e não invasiva no tratamento da incontinência urinária de esforço. A fisioterapia, por sua natureza, não está associada a efeitos colaterais graves e pode ser harmoniosamente combinada com outras modalidades de tratamento, incluindo medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, quando requisitado. Este trabalho tem como objetivo geral averiguar a eficácia da intervenção fisioterapêutica na incontinência urinária de esforço nas mulheres. A metodologia utilizada foi a bibliográfica. Após uma análise criteriosa das intervenções fisioterapêuticas para a incontinência urinária de esforço em mulheres, destaca-se o impacto positivo das abordagens, como exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico e técnicas como biofeedback e eletroestimulação. A fisioterapia surge como uma alternativa efetiva e não invasiva, especialmente quando acompanhada de uma avaliação individualizada e de uma abordagem multidisciplinar, reforçando sua relevância no tratamento e promoção da saúde feminina.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-08T13:01:52Z
2024-05-08T13:01:52Z
2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67625
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672951075110912