O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Rafaella Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36163
Resumo: O conceito fundamental de Parto Humanizado não se estabelece no tipo de parto e sim em um olhar integrativo do processo de parir: considerando a intimidade da parturiente bem como características emocionais, atingindo um momento único e especial para o binômio mãe-filho e aos que os acompanham. Assim, o protagonismo se centra na mãe que vive um evento biológico e terá uma assistência: baseada em evidências científicas, decisões e opiniões ouvidas e respeitadas. Assim, o objetivo desse trabalho é a de ressaltar os cuidados de enfermagem relativos à humanização do processo de parto e a crescente adesão ao parto humanizado como uma realidade. Através da revisão da literatura, ressalta-se, a importância da enfermagem na criação de uma mentalidade que ressalte os processos fisiológicos da vida e contemple a valorização de cada etapa do ciclo natural. Aborda-se um estudo da revisão bibliográfica e para a concretização deste trabalho serão empregadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico e Sciello . As pesquisas ocorreram por meio de revisão em artigos científicos publicados nos últimos 10 anos e que limitavam o tema: “O papel do enfermeiro na assistência ao parto humanizado”, sendo pontos importantes para inclusão no trabalho. Dessa forma, o Parto Humanizado requer que os enfermeiros respeitem as formas da fisiologia feminina, sem intromissões dispensáveis, considerando os aspectos culturais, sociais do parto e nascimento, proporcionando a poio emocional à mulher e a sua família, assegurando cidadania e os seus direitos. Portanto, é fundamental que a equipe de enfermagem durante a assistência à puérpera, seja preparada a exercer o trabalho em conjunto a fim de evitar conflitos, com o objetivo de que sejam realizadas as vontades das puérperas amparadas no serviço de saúde.
id Krot_1bd2749091a4a93de598853df1e7e0cb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36163
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto HumanizadoParto HumanizadoEnfermagem no Parto HumanizadoAssistência Humanizada no processo de parirGravidez HumanizadaA atuação da Enfermagem na humanização do partoO conceito fundamental de Parto Humanizado não se estabelece no tipo de parto e sim em um olhar integrativo do processo de parir: considerando a intimidade da parturiente bem como características emocionais, atingindo um momento único e especial para o binômio mãe-filho e aos que os acompanham. Assim, o protagonismo se centra na mãe que vive um evento biológico e terá uma assistência: baseada em evidências científicas, decisões e opiniões ouvidas e respeitadas. Assim, o objetivo desse trabalho é a de ressaltar os cuidados de enfermagem relativos à humanização do processo de parto e a crescente adesão ao parto humanizado como uma realidade. Através da revisão da literatura, ressalta-se, a importância da enfermagem na criação de uma mentalidade que ressalte os processos fisiológicos da vida e contemple a valorização de cada etapa do ciclo natural. Aborda-se um estudo da revisão bibliográfica e para a concretização deste trabalho serão empregadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico e Sciello . As pesquisas ocorreram por meio de revisão em artigos científicos publicados nos últimos 10 anos e que limitavam o tema: “O papel do enfermeiro na assistência ao parto humanizado”, sendo pontos importantes para inclusão no trabalho. Dessa forma, o Parto Humanizado requer que os enfermeiros respeitem as formas da fisiologia feminina, sem intromissões dispensáveis, considerando os aspectos culturais, sociais do parto e nascimento, proporcionando a poio emocional à mulher e a sua família, assegurando cidadania e os seus direitos. Portanto, é fundamental que a equipe de enfermagem durante a assistência à puérpera, seja preparada a exercer o trabalho em conjunto a fim de evitar conflitos, com o objetivo de que sejam realizadas as vontades das puérperas amparadas no serviço de saúde.2021-12-13T01:57:55Z2021-12-13T01:57:55Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36163SANTANA, Rafaella Martinsporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-13T23:38:23Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36163Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-12-13T23:38:23falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-12-13T23:38:23Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado
title O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado
spellingShingle O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado
SANTANA, Rafaella Martins
Parto Humanizado
Enfermagem no Parto Humanizado
Assistência Humanizada no processo de parir
Gravidez Humanizada
A atuação da Enfermagem na humanização do parto
title_short O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado
title_full O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado
title_fullStr O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado
title_full_unstemmed O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado
title_sort O Papel do Enfermeiro na Assistência ao Parto Humanizado
author SANTANA, Rafaella Martins
author_facet SANTANA, Rafaella Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Rafaella Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Parto Humanizado
Enfermagem no Parto Humanizado
Assistência Humanizada no processo de parir
Gravidez Humanizada
A atuação da Enfermagem na humanização do parto
topic Parto Humanizado
Enfermagem no Parto Humanizado
Assistência Humanizada no processo de parir
Gravidez Humanizada
A atuação da Enfermagem na humanização do parto
description O conceito fundamental de Parto Humanizado não se estabelece no tipo de parto e sim em um olhar integrativo do processo de parir: considerando a intimidade da parturiente bem como características emocionais, atingindo um momento único e especial para o binômio mãe-filho e aos que os acompanham. Assim, o protagonismo se centra na mãe que vive um evento biológico e terá uma assistência: baseada em evidências científicas, decisões e opiniões ouvidas e respeitadas. Assim, o objetivo desse trabalho é a de ressaltar os cuidados de enfermagem relativos à humanização do processo de parto e a crescente adesão ao parto humanizado como uma realidade. Através da revisão da literatura, ressalta-se, a importância da enfermagem na criação de uma mentalidade que ressalte os processos fisiológicos da vida e contemple a valorização de cada etapa do ciclo natural. Aborda-se um estudo da revisão bibliográfica e para a concretização deste trabalho serão empregadas as seguintes bases de dados: Google acadêmico e Sciello . As pesquisas ocorreram por meio de revisão em artigos científicos publicados nos últimos 10 anos e que limitavam o tema: “O papel do enfermeiro na assistência ao parto humanizado”, sendo pontos importantes para inclusão no trabalho. Dessa forma, o Parto Humanizado requer que os enfermeiros respeitem as formas da fisiologia feminina, sem intromissões dispensáveis, considerando os aspectos culturais, sociais do parto e nascimento, proporcionando a poio emocional à mulher e a sua família, assegurando cidadania e os seus direitos. Portanto, é fundamental que a equipe de enfermagem durante a assistência à puérpera, seja preparada a exercer o trabalho em conjunto a fim de evitar conflitos, com o objetivo de que sejam realizadas as vontades das puérperas amparadas no serviço de saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13T01:57:55Z
2021-12-13T01:57:55Z
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36163
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672905858416640