Reforçamento diferencial e comportamentos interferentes no transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, Gabriela Marques de Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57875
Resumo: Neste Trabalho foi abordado o que é e como a estratégia de Reforçamento diferencial, derivada da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, pode ser utilizada no processo de diminuição de comportamentos interferentes no transtorno do espectro autista (TEA). Para isso, foi realizada uma conceitualização do que é o Transtorno do Espectro Autista e uma contextualização com o uso do reforçamento diferencial e, por fim, analisou-se como essa estratégia pode ser utilizada no manejo de comportamentos interferentes. Também foi descrito o papel do profissional analista do comportamento na implementação do reforçamento diferencial, no auxílio aos pais no manejo de comportamentos interferentes (através do treino parental), no ensino de novos comportamentos mais adaptativos às pessoas autistas e as questões éticas que precisam ser consideradas em toda intervenção ABA. Para a elaboração desta pesquisa foram utilizados artigos qualitativos bibliográficos com temas voltados às estratégias de reforçamento diferencial e autismo, localizados em livros, artigos, revistas, trabalhos acadêmicos, sites fidedignos (Scielo, Google Acadêmico, MEC e revistas que foram publicados nos últimos 10 anos).
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