Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Flávia Santana de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43094
Resumo: Este artigo pretende demonstrar como a segurança do paciente tem sido foco de atenção de profissionais, instituições e organizações da área de saúde na última década. Ela é definida como a redução de risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde até o mínimo aceitável (OMS, 2011). A segurança do paciente é de fundamental importância para um atendimento de qualidade. Nasceu em 2008 o Protocolo de Cirurgia Segura, a partir da iniciativa da OMS, com seu famoso Checklist, que viria a se tornar instrumento essencial na prevenção de eventos negativos no centro cirúrgico e dar um novo significado à atuação do enfermeiro no controle dessas operações. São tantos fatores interferindo diretamente no procedimento cirúrgico, que o Checklist preconizado pela OMS passou a ser vital em boa parte dos hospitais. Responsável maior pela aplicação do Protocolo, o enfermeiro tem assumido papel de protagonismo nas salas de cirurgia, ao fazer valer as exigências em favor da segurança do paciente, inclusive diversas das medidas propostas pela Resolução RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. É fundamental o empoderamento da enfermagem para que ela possa ter clareza da sua importância nesse processo, principalmente na condução do timeout. A realização desta pesquisa justifica-se por observar uma constante necessidade de alterações estruturais e administrativas nos locais de trabalho decorrentes aos agravos e de elevado número dos eventos adversos ocorridos nos ambientes hospitalares e a importância deste estudo é demostrar o impacto da implementação da cirurgia segura no centro cirúrgico.
id Krot_22801ba6da71bab345d81c8401178b9f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43094
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro CirúrgicoSegurança do pacienteEnfermagemCentro CirúrgicoEste artigo pretende demonstrar como a segurança do paciente tem sido foco de atenção de profissionais, instituições e organizações da área de saúde na última década. Ela é definida como a redução de risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde até o mínimo aceitável (OMS, 2011). A segurança do paciente é de fundamental importância para um atendimento de qualidade. Nasceu em 2008 o Protocolo de Cirurgia Segura, a partir da iniciativa da OMS, com seu famoso Checklist, que viria a se tornar instrumento essencial na prevenção de eventos negativos no centro cirúrgico e dar um novo significado à atuação do enfermeiro no controle dessas operações. São tantos fatores interferindo diretamente no procedimento cirúrgico, que o Checklist preconizado pela OMS passou a ser vital em boa parte dos hospitais. Responsável maior pela aplicação do Protocolo, o enfermeiro tem assumido papel de protagonismo nas salas de cirurgia, ao fazer valer as exigências em favor da segurança do paciente, inclusive diversas das medidas propostas pela Resolução RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. É fundamental o empoderamento da enfermagem para que ela possa ter clareza da sua importância nesse processo, principalmente na condução do timeout. A realização desta pesquisa justifica-se por observar uma constante necessidade de alterações estruturais e administrativas nos locais de trabalho decorrentes aos agravos e de elevado número dos eventos adversos ocorridos nos ambientes hospitalares e a importância deste estudo é demostrar o impacto da implementação da cirurgia segura no centro cirúrgico.2022-06-27T20:03:04Z2022-06-27T20:03:04Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43094SOUZA, Flávia Santana deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-27T20:03:04Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43094Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-27T20:03:04falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-27T20:03:04Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico
title Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico
spellingShingle Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico
SOUZA, Flávia Santana de
Segurança do paciente
Enfermagem
Centro Cirúrgico
title_short Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico
title_full Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico
title_fullStr Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico
title_full_unstemmed Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico
title_sort Impacto da implementação da cirurgia segura pelos enfermeiros no Centro Cirúrgico
author SOUZA, Flávia Santana de
author_facet SOUZA, Flávia Santana de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Flávia Santana de
dc.subject.por.fl_str_mv Segurança do paciente
Enfermagem
Centro Cirúrgico
topic Segurança do paciente
Enfermagem
Centro Cirúrgico
description Este artigo pretende demonstrar como a segurança do paciente tem sido foco de atenção de profissionais, instituições e organizações da área de saúde na última década. Ela é definida como a redução de risco de dano desnecessário associado à atenção à saúde até o mínimo aceitável (OMS, 2011). A segurança do paciente é de fundamental importância para um atendimento de qualidade. Nasceu em 2008 o Protocolo de Cirurgia Segura, a partir da iniciativa da OMS, com seu famoso Checklist, que viria a se tornar instrumento essencial na prevenção de eventos negativos no centro cirúrgico e dar um novo significado à atuação do enfermeiro no controle dessas operações. São tantos fatores interferindo diretamente no procedimento cirúrgico, que o Checklist preconizado pela OMS passou a ser vital em boa parte dos hospitais. Responsável maior pela aplicação do Protocolo, o enfermeiro tem assumido papel de protagonismo nas salas de cirurgia, ao fazer valer as exigências em favor da segurança do paciente, inclusive diversas das medidas propostas pela Resolução RDC nº 36, de 25 de julho de 2013. É fundamental o empoderamento da enfermagem para que ela possa ter clareza da sua importância nesse processo, principalmente na condução do timeout. A realização desta pesquisa justifica-se por observar uma constante necessidade de alterações estruturais e administrativas nos locais de trabalho decorrentes aos agravos e de elevado número dos eventos adversos ocorridos nos ambientes hospitalares e a importância deste estudo é demostrar o impacto da implementação da cirurgia segura no centro cirúrgico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-27T20:03:04Z
2022-06-27T20:03:04Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43094
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672916889436160