A importância do farmacêutico na farmacovigilância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Larissa Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53030
Resumo: A farmacovigilância é considerada o ramo da farmacoepidemiologia com objetivo de avaliar a questão da relação risco/benefício referente aos fármacos comercializados, bem como daqueles que estiverem em qualquer etapa de desenvolvimento que antecede seu registro e comercialização. A aludida ciência tem como finalidade detectar, compreender, avaliar e previnir os principais riscos de efeitos adversos dos medicamentos. Desta forma, diversos profissionais estão envolvidos no processo da farmacovigilância, entre os quais pode-se destacar o papel do profissional farmacêutico. O objetivo geral desta pesquisa foi abordar os principais desafios que se impõem ao profissional farmacêutico, diante de sua atuação no âmbito da farmacovigilância. Para tanto, a metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, onde foram pesquisados os principais dados científicos sobre o tema, através de referências teóricas, como livros, revistas, teses e artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico. O material bibliográfico analisado foi datado do ano de 2012 a 2022. Diante da literatura estudada foi concluído que é constatável o significativo papel do farmacêutico na farmacovigilância, tendo em vista que, notificar os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório fabricante, das suspeitas de reações adversas; erros de medicação, problema relacionado a medicamento, superdosagem, voluntárias ou não e abuso de medicamentos observados e registrados durante o desempenho das atividades é de extrema importância. Em decorrência da gama de atribuições do farmacêutico na atuação da farmacovigilância, é de suma importância que a referida classe profissional reflita sobre suas atribuições e aptidões, além de estabelecer consensos e tomar decisões que possam auxiliar a aprimorar cada vez mais sua atuação na farmacovigilância.
id Krot_231d28facc250b88180b4b3848f10cf6
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53030
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância do farmacêutico na farmacovigilânciaFarmacovigilânciaReações adversasProblema relacionado a medicamentoFarmacêuticoAtribuiçõesA farmacovigilância é considerada o ramo da farmacoepidemiologia com objetivo de avaliar a questão da relação risco/benefício referente aos fármacos comercializados, bem como daqueles que estiverem em qualquer etapa de desenvolvimento que antecede seu registro e comercialização. A aludida ciência tem como finalidade detectar, compreender, avaliar e previnir os principais riscos de efeitos adversos dos medicamentos. Desta forma, diversos profissionais estão envolvidos no processo da farmacovigilância, entre os quais pode-se destacar o papel do profissional farmacêutico. O objetivo geral desta pesquisa foi abordar os principais desafios que se impõem ao profissional farmacêutico, diante de sua atuação no âmbito da farmacovigilância. Para tanto, a metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, onde foram pesquisados os principais dados científicos sobre o tema, através de referências teóricas, como livros, revistas, teses e artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico. O material bibliográfico analisado foi datado do ano de 2012 a 2022. Diante da literatura estudada foi concluído que é constatável o significativo papel do farmacêutico na farmacovigilância, tendo em vista que, notificar os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório fabricante, das suspeitas de reações adversas; erros de medicação, problema relacionado a medicamento, superdosagem, voluntárias ou não e abuso de medicamentos observados e registrados durante o desempenho das atividades é de extrema importância. Em decorrência da gama de atribuições do farmacêutico na atuação da farmacovigilância, é de suma importância que a referida classe profissional reflita sobre suas atribuições e aptidões, além de estabelecer consensos e tomar decisões que possam auxiliar a aprimorar cada vez mais sua atuação na farmacovigilância.2023-04-27T14:13:17Z2023-04-27T14:13:17Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53030OLIVEIRA, Larissa Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-27T14:13:17Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53030Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-27T14:13:17falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-27T14:13:17Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do farmacêutico na farmacovigilância
title A importância do farmacêutico na farmacovigilância
spellingShingle A importância do farmacêutico na farmacovigilância
OLIVEIRA, Larissa Santos
Farmacovigilância
Reações adversas
Problema relacionado a medicamento
Farmacêutico
Atribuições
title_short A importância do farmacêutico na farmacovigilância
title_full A importância do farmacêutico na farmacovigilância
title_fullStr A importância do farmacêutico na farmacovigilância
title_full_unstemmed A importância do farmacêutico na farmacovigilância
title_sort A importância do farmacêutico na farmacovigilância
author OLIVEIRA, Larissa Santos
author_facet OLIVEIRA, Larissa Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Larissa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Farmacovigilância
Reações adversas
Problema relacionado a medicamento
Farmacêutico
Atribuições
topic Farmacovigilância
Reações adversas
Problema relacionado a medicamento
Farmacêutico
Atribuições
description A farmacovigilância é considerada o ramo da farmacoepidemiologia com objetivo de avaliar a questão da relação risco/benefício referente aos fármacos comercializados, bem como daqueles que estiverem em qualquer etapa de desenvolvimento que antecede seu registro e comercialização. A aludida ciência tem como finalidade detectar, compreender, avaliar e previnir os principais riscos de efeitos adversos dos medicamentos. Desta forma, diversos profissionais estão envolvidos no processo da farmacovigilância, entre os quais pode-se destacar o papel do profissional farmacêutico. O objetivo geral desta pesquisa foi abordar os principais desafios que se impõem ao profissional farmacêutico, diante de sua atuação no âmbito da farmacovigilância. Para tanto, a metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, onde foram pesquisados os principais dados científicos sobre o tema, através de referências teóricas, como livros, revistas, teses e artigos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico. O material bibliográfico analisado foi datado do ano de 2012 a 2022. Diante da literatura estudada foi concluído que é constatável o significativo papel do farmacêutico na farmacovigilância, tendo em vista que, notificar os órgãos sanitários competentes, bem como o laboratório fabricante, das suspeitas de reações adversas; erros de medicação, problema relacionado a medicamento, superdosagem, voluntárias ou não e abuso de medicamentos observados e registrados durante o desempenho das atividades é de extrema importância. Em decorrência da gama de atribuições do farmacêutico na atuação da farmacovigilância, é de suma importância que a referida classe profissional reflita sobre suas atribuições e aptidões, além de estabelecer consensos e tomar decisões que possam auxiliar a aprimorar cada vez mais sua atuação na farmacovigilância.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-27T14:13:17Z
2023-04-27T14:13:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53030
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672973074235392