Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANTUNES, Lauriene Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38294
Resumo: Burnout não é mencionado no DSM-V e ainda não existem critérios bem definidos e diagnósticos para identificá-lo como um fenômeno ocupacional. É descrito como uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi administrado com sucesso. É caracterizado por três dimensões: sensação de esgotamento ou exaustão de energia; aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho; e eficácia profissional reduzida. O esgotamento se refere especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida. No estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando compreender os fatores existentes no ambiente de trabalho que provocam a SB. Como resultados verificou-se que o esgotamento de SB pode resultar de vários fatores, incluindo: falta de controle sobre tarefas; a incapacidade de influenciar as decisões que afetam o trabalho; expectativas de trabalho pouco claras; dinâmica disfuncional do local de trabalho; extremos de atividade; falta de apoio social, isolamento no trabalho e em na vida pessoal, estresse; desequilíbrio trabalho-vida, sensação de realização reduzida e perda da identidade. SB é o resultado de estressores interpessoais prolongados no trabalho, estando relacionado à redução do desempenho no local de trabalho. São considerados fatores de risco de esgotamento do trabalho: carga de trabalho pesada e muitas horas de trabalho; falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional; atuação em profissão de ajuda e com pessoas, como saúde, educação, psicologia e segurança. Assim, o esgotamento do trabalho ignorado ou não abordado pode ter consequências significativas, incluindo o estresse excessivo; fadiga; insônia; tristeza, raiva ou irritabilidade, uso indevido de álcool ou substância, vulnerabilidade a doenças.
id Krot_2393cb230fa518840f26a3abe621c4fc
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38294
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do lutoPsicologiaElaboraçãoMorteLutoBurnout não é mencionado no DSM-V e ainda não existem critérios bem definidos e diagnósticos para identificá-lo como um fenômeno ocupacional. É descrito como uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi administrado com sucesso. É caracterizado por três dimensões: sensação de esgotamento ou exaustão de energia; aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho; e eficácia profissional reduzida. O esgotamento se refere especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida. No estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando compreender os fatores existentes no ambiente de trabalho que provocam a SB. Como resultados verificou-se que o esgotamento de SB pode resultar de vários fatores, incluindo: falta de controle sobre tarefas; a incapacidade de influenciar as decisões que afetam o trabalho; expectativas de trabalho pouco claras; dinâmica disfuncional do local de trabalho; extremos de atividade; falta de apoio social, isolamento no trabalho e em na vida pessoal, estresse; desequilíbrio trabalho-vida, sensação de realização reduzida e perda da identidade. SB é o resultado de estressores interpessoais prolongados no trabalho, estando relacionado à redução do desempenho no local de trabalho. São considerados fatores de risco de esgotamento do trabalho: carga de trabalho pesada e muitas horas de trabalho; falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional; atuação em profissão de ajuda e com pessoas, como saúde, educação, psicologia e segurança. Assim, o esgotamento do trabalho ignorado ou não abordado pode ter consequências significativas, incluindo o estresse excessivo; fadiga; insônia; tristeza, raiva ou irritabilidade, uso indevido de álcool ou substância, vulnerabilidade a doenças.2022-03-18T16:48:06Z2022-03-18T16:48:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38294ANTUNES, Lauriene Alvesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-18T16:48:06Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38294Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-18T16:48:06falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-18T16:48:06Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto
title Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto
spellingShingle Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto
ANTUNES, Lauriene Alves
Psicologia
Elaboração
Morte
Luto
title_short Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto
title_full Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto
title_fullStr Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto
title_full_unstemmed Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto
title_sort Sofrimento diante da morte: contribuição da psicologia na elaboração do luto
author ANTUNES, Lauriene Alves
author_facet ANTUNES, Lauriene Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANTUNES, Lauriene Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Elaboração
Morte
Luto
topic Psicologia
Elaboração
Morte
Luto
description Burnout não é mencionado no DSM-V e ainda não existem critérios bem definidos e diagnósticos para identificá-lo como um fenômeno ocupacional. É descrito como uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi administrado com sucesso. É caracterizado por três dimensões: sensação de esgotamento ou exaustão de energia; aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao trabalho; e eficácia profissional reduzida. O esgotamento se refere especificamente a fenômenos no contexto ocupacional e não deve ser aplicado para descrever experiências em outras áreas da vida. No estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando compreender os fatores existentes no ambiente de trabalho que provocam a SB. Como resultados verificou-se que o esgotamento de SB pode resultar de vários fatores, incluindo: falta de controle sobre tarefas; a incapacidade de influenciar as decisões que afetam o trabalho; expectativas de trabalho pouco claras; dinâmica disfuncional do local de trabalho; extremos de atividade; falta de apoio social, isolamento no trabalho e em na vida pessoal, estresse; desequilíbrio trabalho-vida, sensação de realização reduzida e perda da identidade. SB é o resultado de estressores interpessoais prolongados no trabalho, estando relacionado à redução do desempenho no local de trabalho. São considerados fatores de risco de esgotamento do trabalho: carga de trabalho pesada e muitas horas de trabalho; falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional; atuação em profissão de ajuda e com pessoas, como saúde, educação, psicologia e segurança. Assim, o esgotamento do trabalho ignorado ou não abordado pode ter consequências significativas, incluindo o estresse excessivo; fadiga; insônia; tristeza, raiva ou irritabilidade, uso indevido de álcool ou substância, vulnerabilidade a doenças.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-18T16:48:06Z
2022-03-18T16:48:06Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38294
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672940849397760