Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Rafaela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52437
Resumo: As lesões cervicais não cariosas possuem etiologia multifatorial, e possuem relação com a hipersensibilidade dentinária, dessa forma o conhecimento dos fatores causais e dos hábitos do paciente podem mudar o ponto de vista a respeito das lesões, visto que elas podem estar associadas. O objetivo geral do estudo foi demonstrar como o correto diagnóstico e tratamento das lesões cervicais não cariosas são de suma importância para a melhora dos quadros de hipersensibilidade dentinária, abordando assuntos indispensáveis como etiologia, diagnóstico, relação entre a hipersensibilidade dentinária e as lesões cervicais não cariosas, os possíveis meios de tratamento e como eles interferem de maneira positiva para a melhora da hipersensibilidade dentinária. Trata-se de um trabalho de revisão de literatura, onde as principais bases de dados utilizadas para as pesquisas foram Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e U. S. National Library of Medicine (PubMed), além de capítulos de livros que abordam o tema. Com base nas pesquisas foi possível concluir que, a partir do correto diagnóstico das lesões, os meios de tratamento são capazes de minimizar ou até mesmo eliminar as lesões cervicais não cariosas e a hipersensibilidade dentinária.
id Krot_25882eeb034a20b2be4d7dbb4f805a9a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52437
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentináriaLesões cervicas não cariosasDiagnósticoTratamentoHipersensibilidade dentináriaAs lesões cervicais não cariosas possuem etiologia multifatorial, e possuem relação com a hipersensibilidade dentinária, dessa forma o conhecimento dos fatores causais e dos hábitos do paciente podem mudar o ponto de vista a respeito das lesões, visto que elas podem estar associadas. O objetivo geral do estudo foi demonstrar como o correto diagnóstico e tratamento das lesões cervicais não cariosas são de suma importância para a melhora dos quadros de hipersensibilidade dentinária, abordando assuntos indispensáveis como etiologia, diagnóstico, relação entre a hipersensibilidade dentinária e as lesões cervicais não cariosas, os possíveis meios de tratamento e como eles interferem de maneira positiva para a melhora da hipersensibilidade dentinária. Trata-se de um trabalho de revisão de literatura, onde as principais bases de dados utilizadas para as pesquisas foram Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e U. S. National Library of Medicine (PubMed), além de capítulos de livros que abordam o tema. Com base nas pesquisas foi possível concluir que, a partir do correto diagnóstico das lesões, os meios de tratamento são capazes de minimizar ou até mesmo eliminar as lesões cervicais não cariosas e a hipersensibilidade dentinária.2023-04-17T17:40:56Z2023-04-17T17:40:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52437MACHADO, Rafaelaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-17T17:40:56Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52437Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-17T17:40:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-17T17:40:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária
title Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária
spellingShingle Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária
MACHADO, Rafaela
Lesões cervicas não cariosas
Diagnóstico
Tratamento
Hipersensibilidade dentinária
title_short Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária
title_full Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária
title_fullStr Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária
title_full_unstemmed Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária
title_sort Lesões cervicais não cariosas e a relação com a hipersensibilidade dentinária
author MACHADO, Rafaela
author_facet MACHADO, Rafaela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Rafaela
dc.subject.por.fl_str_mv Lesões cervicas não cariosas
Diagnóstico
Tratamento
Hipersensibilidade dentinária
topic Lesões cervicas não cariosas
Diagnóstico
Tratamento
Hipersensibilidade dentinária
description As lesões cervicais não cariosas possuem etiologia multifatorial, e possuem relação com a hipersensibilidade dentinária, dessa forma o conhecimento dos fatores causais e dos hábitos do paciente podem mudar o ponto de vista a respeito das lesões, visto que elas podem estar associadas. O objetivo geral do estudo foi demonstrar como o correto diagnóstico e tratamento das lesões cervicais não cariosas são de suma importância para a melhora dos quadros de hipersensibilidade dentinária, abordando assuntos indispensáveis como etiologia, diagnóstico, relação entre a hipersensibilidade dentinária e as lesões cervicais não cariosas, os possíveis meios de tratamento e como eles interferem de maneira positiva para a melhora da hipersensibilidade dentinária. Trata-se de um trabalho de revisão de literatura, onde as principais bases de dados utilizadas para as pesquisas foram Google Acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e U. S. National Library of Medicine (PubMed), além de capítulos de livros que abordam o tema. Com base nas pesquisas foi possível concluir que, a partir do correto diagnóstico das lesões, os meios de tratamento são capazes de minimizar ou até mesmo eliminar as lesões cervicais não cariosas e a hipersensibilidade dentinária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-17T17:40:56Z
2023-04-17T17:40:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52437
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672948368736256