Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Nayara Alves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52742
Resumo: O aborto inseguro coloca em risco principalmente as mulheres em países em desenvolvimento onde o aborto é altamente restrito por lei e países onde, embora legalmente permitido, o aborto seguro não é facilmente acessível. O objetivo geral desse estudo foi esclarecer a importância do papel do profissional da enfermagem no atendimento e assistência a mulheres em situação de abortamento inseguro. Como objetivos específicos têm-se elucidar a definição de abortamento e sua tipologia; identificar o perfil das mulheres que optam pelo abortamento inseguro no Brasil; descrever as principais ações do enfermeiro para uma assistência acolhedora e livre de julgamentos no atendimento a mulheres em situação de abortamento inseguro. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório com base na pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que grande parte dos abortos são considerados inseguros e são um dos principais contribuintes para a morbidade e mortalidade materna, principalmente, se ao buscar o sistema de saúde, não for devidamente atendido. Conclui-se que o enfermeiro desempenha papel crucial na garantia do direito do cidadão de acesso a saúde realizando o acolhimento e os procedimentos necessários sem preconceitos, julgamentos e com total responsabilidade e eficiência, ou seja, os critérios éticos e profissionais se sobrepõem aos critérios morais e religiosos e posições, que, muitas vezes, impedem um serviço de saúde menos tendencioso.
id Krot_29623b28203ea71f83ccf952c0a4b7ad
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52742
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguroAbortoSaúde reprodutivaO aborto inseguro coloca em risco principalmente as mulheres em países em desenvolvimento onde o aborto é altamente restrito por lei e países onde, embora legalmente permitido, o aborto seguro não é facilmente acessível. O objetivo geral desse estudo foi esclarecer a importância do papel do profissional da enfermagem no atendimento e assistência a mulheres em situação de abortamento inseguro. Como objetivos específicos têm-se elucidar a definição de abortamento e sua tipologia; identificar o perfil das mulheres que optam pelo abortamento inseguro no Brasil; descrever as principais ações do enfermeiro para uma assistência acolhedora e livre de julgamentos no atendimento a mulheres em situação de abortamento inseguro. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório com base na pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que grande parte dos abortos são considerados inseguros e são um dos principais contribuintes para a morbidade e mortalidade materna, principalmente, se ao buscar o sistema de saúde, não for devidamente atendido. Conclui-se que o enfermeiro desempenha papel crucial na garantia do direito do cidadão de acesso a saúde realizando o acolhimento e os procedimentos necessários sem preconceitos, julgamentos e com total responsabilidade e eficiência, ou seja, os critérios éticos e profissionais se sobrepõem aos critérios morais e religiosos e posições, que, muitas vezes, impedem um serviço de saúde menos tendencioso.2023-04-24T18:16:21Z2023-04-24T18:16:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52742SANTOS, Nayara Alves dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-24T18:16:21Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52742Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-24T18:16:21falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-24T18:16:21Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro
title Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro
spellingShingle Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro
SANTOS, Nayara Alves dos
Aborto
Saúde reprodutiva
title_short Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro
title_full Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro
title_fullStr Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro
title_full_unstemmed Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro
title_sort Assistência de enfermagem a mulheres em situação de abortamento inseguro
author SANTOS, Nayara Alves dos
author_facet SANTOS, Nayara Alves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Nayara Alves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Aborto
Saúde reprodutiva
topic Aborto
Saúde reprodutiva
description O aborto inseguro coloca em risco principalmente as mulheres em países em desenvolvimento onde o aborto é altamente restrito por lei e países onde, embora legalmente permitido, o aborto seguro não é facilmente acessível. O objetivo geral desse estudo foi esclarecer a importância do papel do profissional da enfermagem no atendimento e assistência a mulheres em situação de abortamento inseguro. Como objetivos específicos têm-se elucidar a definição de abortamento e sua tipologia; identificar o perfil das mulheres que optam pelo abortamento inseguro no Brasil; descrever as principais ações do enfermeiro para uma assistência acolhedora e livre de julgamentos no atendimento a mulheres em situação de abortamento inseguro. Foi utilizada a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório com base na pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que grande parte dos abortos são considerados inseguros e são um dos principais contribuintes para a morbidade e mortalidade materna, principalmente, se ao buscar o sistema de saúde, não for devidamente atendido. Conclui-se que o enfermeiro desempenha papel crucial na garantia do direito do cidadão de acesso a saúde realizando o acolhimento e os procedimentos necessários sem preconceitos, julgamentos e com total responsabilidade e eficiência, ou seja, os critérios éticos e profissionais se sobrepõem aos critérios morais e religiosos e posições, que, muitas vezes, impedem um serviço de saúde menos tendencioso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-24T18:16:21Z
2023-04-24T18:16:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52742
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672925340958720