A internveção fonoaudiológica no desvio fonológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CHAGAS, Angela Queiza Gomes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40958
Resumo: Este trabalho aborda o desvio fonológico, seus danos no desenvolvimento atuação/intervenção da fonoaudiologia dentro dele. O desvio fonológico é bem comum nas crianças, o que caracteriza o desvio são alterações na linguagem oral onde a criança omite, troca e/ou substitui alguns fonemas fazendo com que a mensagem emitida não seja compreendida pelo ouvinte. O desvio fonológico não vem acompanhado de nenhuma patologia e/ ou alteração neurológica, porém ele ocasiona malefícios de curto, médio e longo prazo, malefícios esses que prejudicam o desenvolvimento típico da leitura e escrita, conversação, interação social e frustações ocasionadas pelo bullying. Com tudo isso apresentado o trabalho do fonoaudiólogo é de extrema importância para o desvio fonoaudiológico na criança para que no decorrer de sua vida não existam prejuízos maiores. A metodologia utilizada neste trabalho foi um estudo de revisão sistemática de literatura de natureza qualitativa. E como conclusão percebeu-se que todos os artigos enfatizaram o fonoaudiólogo inserido no ramo de pesquisa, voltado para o estudo, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos linguísticos, neurolinguísticos e de fala, sendo o mesmo o profissional adequado e capacitado para atuação no desvio fonológico sozinho e/ou em equipes multiprofissionais, visando sempre qualidade para obter resultados positivos e rápidos, em todas as áreas de atuação.
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