CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29988
Resumo: Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é conhecer o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Gov. José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotam para articular os saberes da Base Nacional Comum Curricular e das modalidades esportivas. Dessa forma, os objetivos específicos foram a apresentação das bases legais para a criação e funcionamento desse modelo de escola; a descrição das propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e a verificação de como se realizam as práticas pedagógicas articuladas entre as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com as modalidades esportivas adotadas na escola. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório por (Minayo, 2018) e o método utilizado foi análise de conteúdo com suporte de Bardin (2016) e Bauer & Gaskell (2003). Os instrumentos para a coleta de dados foram amparados por Chizzotti (2017) e realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa. Foram oito docentes e três gestores da referida escola. Os teóricos que fundamentaram a pesquisa são Tardif (2014), Zabala (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Perrenoud (2001), Pimenta (2012), Moran & Bacich (2018), Torres Santomé (1994), Libâneo (2005), Fazenda (2003), dentre outros, além da legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases 9694/96, Decreto nº 891/2017 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso). Os resultados apontaram que o corpo docente juntamente com o apoio da gestão desenvolve práticas pedagógicas inovadoras articuladas aos saberes da Base Nacional Comum Curricular e a parte Diversificada que contempla as modalidades esportivas adotadas na escola. Apontaram também que utilizam a interdisciplinaridade em seus planejamentos e metodologias para contribuir com a qualidade na educação e para a formação integral do aluno que incrementam a construção do seu projeto de vida.
id Krot_2b6e486c1abe409e37df9da51d3b8820
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/29988
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLIEnsinoEducação IntegralTrata-se de uma pesquisa cujo objetivo é conhecer o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Gov. José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotam para articular os saberes da Base Nacional Comum Curricular e das modalidades esportivas. Dessa forma, os objetivos específicos foram a apresentação das bases legais para a criação e funcionamento desse modelo de escola; a descrição das propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e a verificação de como se realizam as práticas pedagógicas articuladas entre as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com as modalidades esportivas adotadas na escola. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório por (Minayo, 2018) e o método utilizado foi análise de conteúdo com suporte de Bardin (2016) e Bauer & Gaskell (2003). Os instrumentos para a coleta de dados foram amparados por Chizzotti (2017) e realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa. Foram oito docentes e três gestores da referida escola. Os teóricos que fundamentaram a pesquisa são Tardif (2014), Zabala (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Perrenoud (2001), Pimenta (2012), Moran & Bacich (2018), Torres Santomé (1994), Libâneo (2005), Fazenda (2003), dentre outros, além da legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases 9694/96, Decreto nº 891/2017 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso). Os resultados apontaram que o corpo docente juntamente com o apoio da gestão desenvolve práticas pedagógicas inovadoras articuladas aos saberes da Base Nacional Comum Curricular e a parte Diversificada que contempla as modalidades esportivas adotadas na escola. Apontaram também que utilizam a interdisciplinaridade em seus planejamentos e metodologias para contribuir com a qualidade na educação e para a formação integral do aluno que incrementam a construção do seu projeto de vida.2020-12-16T20:00:51Z2020-12-16T20:00:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29988MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIOporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-16T20:00:51Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/29988Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2020-12-16T20:00:51falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2020-12-16T20:00:51Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
title CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
spellingShingle CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO
Ensino
Educação Integral
title_short CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
title_full CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
title_fullStr CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
title_full_unstemmed CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
title_sort CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
author MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO
author_facet MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação Integral
topic Ensino
Educação Integral
description Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é conhecer o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Gov. José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotam para articular os saberes da Base Nacional Comum Curricular e das modalidades esportivas. Dessa forma, os objetivos específicos foram a apresentação das bases legais para a criação e funcionamento desse modelo de escola; a descrição das propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e a verificação de como se realizam as práticas pedagógicas articuladas entre as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com as modalidades esportivas adotadas na escola. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório por (Minayo, 2018) e o método utilizado foi análise de conteúdo com suporte de Bardin (2016) e Bauer & Gaskell (2003). Os instrumentos para a coleta de dados foram amparados por Chizzotti (2017) e realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa. Foram oito docentes e três gestores da referida escola. Os teóricos que fundamentaram a pesquisa são Tardif (2014), Zabala (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Perrenoud (2001), Pimenta (2012), Moran & Bacich (2018), Torres Santomé (1994), Libâneo (2005), Fazenda (2003), dentre outros, além da legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases 9694/96, Decreto nº 891/2017 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso). Os resultados apontaram que o corpo docente juntamente com o apoio da gestão desenvolve práticas pedagógicas inovadoras articuladas aos saberes da Base Nacional Comum Curricular e a parte Diversificada que contempla as modalidades esportivas adotadas na escola. Apontaram também que utilizam a interdisciplinaridade em seus planejamentos e metodologias para contribuir com a qualidade na educação e para a formação integral do aluno que incrementam a construção do seu projeto de vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T20:00:51Z
2020-12-16T20:00:51Z
2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29988
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672906754949120