CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29988 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é conhecer o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Gov. José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotam para articular os saberes da Base Nacional Comum Curricular e das modalidades esportivas. Dessa forma, os objetivos específicos foram a apresentação das bases legais para a criação e funcionamento desse modelo de escola; a descrição das propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e a verificação de como se realizam as práticas pedagógicas articuladas entre as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com as modalidades esportivas adotadas na escola. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório por (Minayo, 2018) e o método utilizado foi análise de conteúdo com suporte de Bardin (2016) e Bauer & Gaskell (2003). Os instrumentos para a coleta de dados foram amparados por Chizzotti (2017) e realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa. Foram oito docentes e três gestores da referida escola. Os teóricos que fundamentaram a pesquisa são Tardif (2014), Zabala (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Perrenoud (2001), Pimenta (2012), Moran & Bacich (2018), Torres Santomé (1994), Libâneo (2005), Fazenda (2003), dentre outros, além da legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases 9694/96, Decreto nº 891/2017 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso). Os resultados apontaram que o corpo docente juntamente com o apoio da gestão desenvolve práticas pedagógicas inovadoras articuladas aos saberes da Base Nacional Comum Curricular e a parte Diversificada que contempla as modalidades esportivas adotadas na escola. Apontaram também que utilizam a interdisciplinaridade em seus planejamentos e metodologias para contribuir com a qualidade na educação e para a formação integral do aluno que incrementam a construção do seu projeto de vida. |
id |
Krot_2b6e486c1abe409e37df9da51d3b8820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/29988 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLIEnsinoEducação IntegralTrata-se de uma pesquisa cujo objetivo é conhecer o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Gov. José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotam para articular os saberes da Base Nacional Comum Curricular e das modalidades esportivas. Dessa forma, os objetivos específicos foram a apresentação das bases legais para a criação e funcionamento desse modelo de escola; a descrição das propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e a verificação de como se realizam as práticas pedagógicas articuladas entre as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com as modalidades esportivas adotadas na escola. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório por (Minayo, 2018) e o método utilizado foi análise de conteúdo com suporte de Bardin (2016) e Bauer & Gaskell (2003). Os instrumentos para a coleta de dados foram amparados por Chizzotti (2017) e realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa. Foram oito docentes e três gestores da referida escola. Os teóricos que fundamentaram a pesquisa são Tardif (2014), Zabala (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Perrenoud (2001), Pimenta (2012), Moran & Bacich (2018), Torres Santomé (1994), Libâneo (2005), Fazenda (2003), dentre outros, além da legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases 9694/96, Decreto nº 891/2017 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso). Os resultados apontaram que o corpo docente juntamente com o apoio da gestão desenvolve práticas pedagógicas inovadoras articuladas aos saberes da Base Nacional Comum Curricular e a parte Diversificada que contempla as modalidades esportivas adotadas na escola. Apontaram também que utilizam a interdisciplinaridade em seus planejamentos e metodologias para contribuir com a qualidade na educação e para a formação integral do aluno que incrementam a construção do seu projeto de vida.2020-12-16T20:00:51Z2020-12-16T20:00:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29988MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIOporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-16T20:00:51Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/29988Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2020-12-16T20:00:51falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2020-12-16T20:00:51Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI |
title |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI |
spellingShingle |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO Ensino Educação Integral |
title_short |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI |
title_full |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI |
title_fullStr |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI |
title_full_unstemmed |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI |
title_sort |
CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DOS DOCENTES DA ESCOLA PLENA GOVERNADOR JOSÉ FRAGELLI |
author |
MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO |
author_facet |
MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCELO BUENO DE CASTRO, FLÁVIO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Educação Integral |
topic |
Ensino Educação Integral |
description |
Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é conhecer o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Gov. José Fragelli contemplando as estratégias pedagógicas que os docentes adotam para articular os saberes da Base Nacional Comum Curricular e das modalidades esportivas. Dessa forma, os objetivos específicos foram a apresentação das bases legais para a criação e funcionamento desse modelo de escola; a descrição das propostas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes e a verificação de como se realizam as práticas pedagógicas articuladas entre as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular com as modalidades esportivas adotadas na escola. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa de caráter exploratório por (Minayo, 2018) e o método utilizado foi análise de conteúdo com suporte de Bardin (2016) e Bauer & Gaskell (2003). Os instrumentos para a coleta de dados foram amparados por Chizzotti (2017) e realizados por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os participantes da pesquisa. Foram oito docentes e três gestores da referida escola. Os teóricos que fundamentaram a pesquisa são Tardif (2014), Zabala (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Imbernón (2009), Perrenoud (2001), Pimenta (2012), Moran & Bacich (2018), Torres Santomé (1994), Libâneo (2005), Fazenda (2003), dentre outros, além da legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases 9694/96, Decreto nº 891/2017 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso). Os resultados apontaram que o corpo docente juntamente com o apoio da gestão desenvolve práticas pedagógicas inovadoras articuladas aos saberes da Base Nacional Comum Curricular e a parte Diversificada que contempla as modalidades esportivas adotadas na escola. Apontaram também que utilizam a interdisciplinaridade em seus planejamentos e metodologias para contribuir com a qualidade na educação e para a formação integral do aluno que incrementam a construção do seu projeto de vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16T20:00:51Z 2020-12-16T20:00:51Z 2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29988 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/29988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672906754949120 |