Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTEVAM, Maria Luiza Ramos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53828
Resumo: O leite tem sido um dos alimentos essenciais para o organismo humano, como fonte de vitaminas, gordura, proteínas, carboidrato e minerais. Além disso, o leite é um alimento altamente palatável e produz vários derivados. A qualidade do leite é determinada por parâmetros de características físico-químicas e microbiológicas, um leite de qualidade deve ter ausência de agentes patogênicos e contaminantes, e apresentar alto valor nutritivo e sabor agradável. Com o aumento do consumo, surgiu as fraudações, que podem ocorrer com a adição de água, substâncias conservantes (peróxido de hidrogênio), neutralizantes (bicarbonato de sódio), reconstituintes da densidade, crioscopia, rotulagem, desnate e adição de soro de queijo ao leite. Desta maneira, os consumidores exigiram a qualidade do produto e com isso, desenvolveu-se técnicas como o uso de pré e pós-dipping, ordenha higiênica, detecção de resíduos antimicrobianos e os procedimentos de segurança e manutenção da qualidade do leite, como o Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO). Está revisão de literatura tem como função de relatar os procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite, e garantir que o consumidor tenha um produto de qualidade e sem risco a saúde.
id Krot_2e6cebda3e824a11e765e815c7666cd3
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53828
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leiteQualidade do leiteFraudes no leiteAnálises físico-químicasProcedimentos operacionais padrãoProcedimentos padrão de higiene operacionalO leite tem sido um dos alimentos essenciais para o organismo humano, como fonte de vitaminas, gordura, proteínas, carboidrato e minerais. Além disso, o leite é um alimento altamente palatável e produz vários derivados. A qualidade do leite é determinada por parâmetros de características físico-químicas e microbiológicas, um leite de qualidade deve ter ausência de agentes patogênicos e contaminantes, e apresentar alto valor nutritivo e sabor agradável. Com o aumento do consumo, surgiu as fraudações, que podem ocorrer com a adição de água, substâncias conservantes (peróxido de hidrogênio), neutralizantes (bicarbonato de sódio), reconstituintes da densidade, crioscopia, rotulagem, desnate e adição de soro de queijo ao leite. Desta maneira, os consumidores exigiram a qualidade do produto e com isso, desenvolveu-se técnicas como o uso de pré e pós-dipping, ordenha higiênica, detecção de resíduos antimicrobianos e os procedimentos de segurança e manutenção da qualidade do leite, como o Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO). Está revisão de literatura tem como função de relatar os procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite, e garantir que o consumidor tenha um produto de qualidade e sem risco a saúde.2023-05-15T11:26:41Z2023-05-15T11:26:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53828ESTEVAM, Maria Luiza Ramosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-15T11:26:41Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53828Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-15T11:26:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-15T11:26:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite
title Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite
spellingShingle Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite
ESTEVAM, Maria Luiza Ramos
Qualidade do leite
Fraudes no leite
Análises físico-químicas
Procedimentos operacionais padrão
Procedimentos padrão de higiene operacional
title_short Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite
title_full Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite
title_fullStr Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite
title_full_unstemmed Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite
title_sort Procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite
author ESTEVAM, Maria Luiza Ramos
author_facet ESTEVAM, Maria Luiza Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESTEVAM, Maria Luiza Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade do leite
Fraudes no leite
Análises físico-químicas
Procedimentos operacionais padrão
Procedimentos padrão de higiene operacional
topic Qualidade do leite
Fraudes no leite
Análises físico-químicas
Procedimentos operacionais padrão
Procedimentos padrão de higiene operacional
description O leite tem sido um dos alimentos essenciais para o organismo humano, como fonte de vitaminas, gordura, proteínas, carboidrato e minerais. Além disso, o leite é um alimento altamente palatável e produz vários derivados. A qualidade do leite é determinada por parâmetros de características físico-químicas e microbiológicas, um leite de qualidade deve ter ausência de agentes patogênicos e contaminantes, e apresentar alto valor nutritivo e sabor agradável. Com o aumento do consumo, surgiu as fraudações, que podem ocorrer com a adição de água, substâncias conservantes (peróxido de hidrogênio), neutralizantes (bicarbonato de sódio), reconstituintes da densidade, crioscopia, rotulagem, desnate e adição de soro de queijo ao leite. Desta maneira, os consumidores exigiram a qualidade do produto e com isso, desenvolveu-se técnicas como o uso de pré e pós-dipping, ordenha higiênica, detecção de resíduos antimicrobianos e os procedimentos de segurança e manutenção da qualidade do leite, como o Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO). Está revisão de literatura tem como função de relatar os procedimentos operacionais padrão que visam a qualidade do leite, e garantir que o consumidor tenha um produto de qualidade e sem risco a saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-15T11:26:41Z
2023-05-15T11:26:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53828
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673023335628800