Esteatose hepática na fisiologia do fígado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Rosane
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62631
Resumo: A esteatose hepática trata-se de um distúrbio que tem como característica principal o acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos, que são células do fígado. O fígado é um órgão do corpo humano, que circula grande quantidade de sangue e é responsável por diversas funções essenciais para o organismo. Os fatores de riscos da esteatose hepática mais comuns são pessoas sedentárias, que possuem grau de obesidade, que fazem consumo de álcool de modo regular ou não, esses fatores são mais propensos para desenvolver a gordura no fígado. Desse modo, buscou-se definir um problema de pesquisa, sendo: De que modo a esteatose hepática acarreta consequências na fisiologia do fígado? Quanto ao objetivo geral da pesquisa, buscou-se compreender como ocorrem as consequências da esteatose na fisiologia do fígado. Quanto a metodologia para realização da pesquisa foi uma revisão de literatura, onde foram pesquisados livros, artigos científicos selecionados por meio de uma busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual Anhanguera, Google Scholar, Scielo, Catálogo de Teses. Portanto, a pesquisa atingiu o objetivo proposto, onde se pode analisar as funções hepáticas relacionadas ao metabolismo de lipídios conhecendo quais são as vias de degradação lipídica do fígado por fim pode-se apresentar as condições que acarretam gordura no fígado; entender as consequências e tratamento da esteatose hepática.
id Krot_2fdf5e19aaeb3b0b6a4d9e398fd01ca9
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62631
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Esteatose hepática na fisiologia do fígadoEsteatose hepáticaFisiologia do fígadoGordura no fígadoA esteatose hepática trata-se de um distúrbio que tem como característica principal o acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos, que são células do fígado. O fígado é um órgão do corpo humano, que circula grande quantidade de sangue e é responsável por diversas funções essenciais para o organismo. Os fatores de riscos da esteatose hepática mais comuns são pessoas sedentárias, que possuem grau de obesidade, que fazem consumo de álcool de modo regular ou não, esses fatores são mais propensos para desenvolver a gordura no fígado. Desse modo, buscou-se definir um problema de pesquisa, sendo: De que modo a esteatose hepática acarreta consequências na fisiologia do fígado? Quanto ao objetivo geral da pesquisa, buscou-se compreender como ocorrem as consequências da esteatose na fisiologia do fígado. Quanto a metodologia para realização da pesquisa foi uma revisão de literatura, onde foram pesquisados livros, artigos científicos selecionados por meio de uma busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual Anhanguera, Google Scholar, Scielo, Catálogo de Teses. Portanto, a pesquisa atingiu o objetivo proposto, onde se pode analisar as funções hepáticas relacionadas ao metabolismo de lipídios conhecendo quais são as vias de degradação lipídica do fígado por fim pode-se apresentar as condições que acarretam gordura no fígado; entender as consequências e tratamento da esteatose hepática.2023-09-04T16:16:59Z2023-09-04T16:16:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62631FERREIRA, Rosaneporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T16:16:59Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62631Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T16:16:59falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T16:16:59Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Esteatose hepática na fisiologia do fígado
title Esteatose hepática na fisiologia do fígado
spellingShingle Esteatose hepática na fisiologia do fígado
FERREIRA, Rosane
Esteatose hepática
Fisiologia do fígado
Gordura no fígado
title_short Esteatose hepática na fisiologia do fígado
title_full Esteatose hepática na fisiologia do fígado
title_fullStr Esteatose hepática na fisiologia do fígado
title_full_unstemmed Esteatose hepática na fisiologia do fígado
title_sort Esteatose hepática na fisiologia do fígado
author FERREIRA, Rosane
author_facet FERREIRA, Rosane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Esteatose hepática
Fisiologia do fígado
Gordura no fígado
topic Esteatose hepática
Fisiologia do fígado
Gordura no fígado
description A esteatose hepática trata-se de um distúrbio que tem como característica principal o acúmulo de gordura no interior dos hepatócitos, que são células do fígado. O fígado é um órgão do corpo humano, que circula grande quantidade de sangue e é responsável por diversas funções essenciais para o organismo. Os fatores de riscos da esteatose hepática mais comuns são pessoas sedentárias, que possuem grau de obesidade, que fazem consumo de álcool de modo regular ou não, esses fatores são mais propensos para desenvolver a gordura no fígado. Desse modo, buscou-se definir um problema de pesquisa, sendo: De que modo a esteatose hepática acarreta consequências na fisiologia do fígado? Quanto ao objetivo geral da pesquisa, buscou-se compreender como ocorrem as consequências da esteatose na fisiologia do fígado. Quanto a metodologia para realização da pesquisa foi uma revisão de literatura, onde foram pesquisados livros, artigos científicos selecionados por meio de uma busca nas seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual Anhanguera, Google Scholar, Scielo, Catálogo de Teses. Portanto, a pesquisa atingiu o objetivo proposto, onde se pode analisar as funções hepáticas relacionadas ao metabolismo de lipídios conhecendo quais são as vias de degradação lipídica do fígado por fim pode-se apresentar as condições que acarretam gordura no fígado; entender as consequências e tratamento da esteatose hepática.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-04T16:16:59Z
2023-09-04T16:16:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62631
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672927218958336