Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Graziele Batista da Silva Dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58923
Resumo: A obesidade é uma doença multifatorial considerada um problema de saúde pública e é um decorrente de um balanço energético positivo que favorece o acúmulo de gordura. Segundo associação Brasileira para o estudo da obesidade e da síndrome metabólica (abeso), a maior taxa de aumento da obesidade ocorre em população com maior grau de pobreza e menor nível educacional. Constatou-se que além das implicações na saúde física, a obesidade também está fortemente associada a desequilíbrios psicoemocionais como ansiedade, baixa motivação, depressão e dificuldade no convívio social. A prevenção e controle da obesidade é um ponto crucial para diminuição da incidência e prevalência de doenças crônicas associadas, e para seu tratamento são imprescindíveis mudanças no padrão alimentar e estilo de vida. O presente trabalho procurou estabelecer uma correlação entre a obesidade e seu possível tratamento com o uso de fluoxetina através de dados da literatura. Os pacientes tratados com fluoxetina, por menos de um ano, não só melhoravam da depressão, como também perdiam peso. O principal problema com a fluoxetina quanto utilizado como agente antiobesidade é a recuperação de peso observada em estudos em longo prazo quando comparado ao período inicial do tratamento. O objetivo dessa pesquisa tem o intuito de avaliar em uma breve revisão da literatura, o uso off-label da fluoxetina, como antidepressivo utilizado no tratamento da perda de peso, os motivos que levam a suas existências, seus resultados e a importância da orientação de um farmacêutico avaliando o risco-benefício quando se opta por essa prescrição. A prática de exercício físicos juntamente com uma alimentação equilibrada sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado, é a alternativa mais indicada para uma perda de peso saudável e sem risco à saúde.
id Krot_33b31d9768d90753421d62f94030721a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58923
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimentoObesidadeFluoxetinaOff-labelA obesidade é uma doença multifatorial considerada um problema de saúde pública e é um decorrente de um balanço energético positivo que favorece o acúmulo de gordura. Segundo associação Brasileira para o estudo da obesidade e da síndrome metabólica (abeso), a maior taxa de aumento da obesidade ocorre em população com maior grau de pobreza e menor nível educacional. Constatou-se que além das implicações na saúde física, a obesidade também está fortemente associada a desequilíbrios psicoemocionais como ansiedade, baixa motivação, depressão e dificuldade no convívio social. A prevenção e controle da obesidade é um ponto crucial para diminuição da incidência e prevalência de doenças crônicas associadas, e para seu tratamento são imprescindíveis mudanças no padrão alimentar e estilo de vida. O presente trabalho procurou estabelecer uma correlação entre a obesidade e seu possível tratamento com o uso de fluoxetina através de dados da literatura. Os pacientes tratados com fluoxetina, por menos de um ano, não só melhoravam da depressão, como também perdiam peso. O principal problema com a fluoxetina quanto utilizado como agente antiobesidade é a recuperação de peso observada em estudos em longo prazo quando comparado ao período inicial do tratamento. O objetivo dessa pesquisa tem o intuito de avaliar em uma breve revisão da literatura, o uso off-label da fluoxetina, como antidepressivo utilizado no tratamento da perda de peso, os motivos que levam a suas existências, seus resultados e a importância da orientação de um farmacêutico avaliando o risco-benefício quando se opta por essa prescrição. A prática de exercício físicos juntamente com uma alimentação equilibrada sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado, é a alternativa mais indicada para uma perda de peso saudável e sem risco à saúde.2023-07-10T15:03:29Z2023-07-10T15:03:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58923SANTOS, Graziele Batista da Silva Dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-10T15:03:29Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58923Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-10T15:03:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-10T15:03:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento
title Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento
spellingShingle Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento
SANTOS, Graziele Batista da Silva Dos
Obesidade
Fluoxetina
Off-label
title_short Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento
title_full Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento
title_fullStr Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento
title_full_unstemmed Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento
title_sort Implicações do uso da fluoxetina como potencializador no tratamento de emagrecimento
author SANTOS, Graziele Batista da Silva Dos
author_facet SANTOS, Graziele Batista da Silva Dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Graziele Batista da Silva Dos
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Fluoxetina
Off-label
topic Obesidade
Fluoxetina
Off-label
description A obesidade é uma doença multifatorial considerada um problema de saúde pública e é um decorrente de um balanço energético positivo que favorece o acúmulo de gordura. Segundo associação Brasileira para o estudo da obesidade e da síndrome metabólica (abeso), a maior taxa de aumento da obesidade ocorre em população com maior grau de pobreza e menor nível educacional. Constatou-se que além das implicações na saúde física, a obesidade também está fortemente associada a desequilíbrios psicoemocionais como ansiedade, baixa motivação, depressão e dificuldade no convívio social. A prevenção e controle da obesidade é um ponto crucial para diminuição da incidência e prevalência de doenças crônicas associadas, e para seu tratamento são imprescindíveis mudanças no padrão alimentar e estilo de vida. O presente trabalho procurou estabelecer uma correlação entre a obesidade e seu possível tratamento com o uso de fluoxetina através de dados da literatura. Os pacientes tratados com fluoxetina, por menos de um ano, não só melhoravam da depressão, como também perdiam peso. O principal problema com a fluoxetina quanto utilizado como agente antiobesidade é a recuperação de peso observada em estudos em longo prazo quando comparado ao período inicial do tratamento. O objetivo dessa pesquisa tem o intuito de avaliar em uma breve revisão da literatura, o uso off-label da fluoxetina, como antidepressivo utilizado no tratamento da perda de peso, os motivos que levam a suas existências, seus resultados e a importância da orientação de um farmacêutico avaliando o risco-benefício quando se opta por essa prescrição. A prática de exercício físicos juntamente com uma alimentação equilibrada sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado, é a alternativa mais indicada para uma perda de peso saudável e sem risco à saúde.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-10T15:03:29Z
2023-07-10T15:03:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58923
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672959833866240