O PRINCÍPIO DA COMPLEMENTARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32015 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que pretendeu investigar o Princípio da Complementaridade na Educação Matemática. Esse princípio foi formulado primeiramente por Niels Bohr em 1927, quando percebeu que para explicar a natureza da luz, apenas a teoria ondulatória seria insuficiente, necessitando também da teoria da massa para explicar tal fenômeno. A partir da década de 70 vários autores começaram a utilizar o conceito de complementaridade em seus estudos para descrever fenômenos e definir conclusões assertivas em outras áreas do conhecimento. Michael Friedrich Otte foi um dos primeiros e principal pesquisador a utilizar esta metodologia em pesquisas na História da Matemática, Filosofia da Matemática e Educação Matemática. Em um dos seus artigos ele enaltece que uma abordagem complementar é fundamental para uma melhor compreensão e entendimento da prática matemática. Este trabalho, cujo embasamento teórico foi dado pela Semiótica, consiste basicamente na análise de algumas teses de doutorados que tratam do Princípio da Complementaridade e da exibição de vários exemplos de complementaridade existente entre a Geometria e a Álgebra. |
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