Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIGO, Débora Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50991
Resumo: Desde seu “descobrimento” o brasil foi objeto da ambição. Primeiramente de seus conquistadores europeus que exploraram o país de diversas formas, desde suas riquezas naturais até a mão de obra escrava. Depois já como um país independente, nos entregamos a governantes que seguiam na mesma linha, passando esta herança de geração em geração. No momento atual de emergência mundial, deparamo-nos com a exploração da saúde pública através de contratos fraudulentos de aquisição de vacinas e insumos de combate a Covid-19. A preocupação com a probidade administrativa marcou quase todas as constituições brasileiras, com exceção da carta de 1824, todas as demais previam a responsabilização do agente político por infração à probidade da administração. A lei n° 8.429/1992, Lei de Improbidade Administrativa, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de improbidade como: enriquecimento ilícito, atos que causam prejuízo ao erário, que atentam contra os princípios da administração pública e decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário. A lei nº 13.979/20, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, permitiu, entre outras coisas, a dispensa de licitação devido à necessidade de uma atuação rápida e eficiente para o combate à pandemia. As licitações são institutos desenvolvidos para que a administração pública siga regras rígidas para a aquisição de bens e serviços, sempre com foco na proteção dos recursos públicos e defesa dos interesses da população. o presente estudo versa sobre a dispensa de licitações em situações emergenciais, com foco na pandemia mundial de covid-19 e a promulgação de lei autorizando as compras essenciais para o enfrentamento de forma rápida e efetiva.
id Krot_3657c65ba35a7b194789f55c2178c298
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50991
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19CorrupçãoImprobidadePandemiaEmergênciaLicitaçãoDesde seu “descobrimento” o brasil foi objeto da ambição. Primeiramente de seus conquistadores europeus que exploraram o país de diversas formas, desde suas riquezas naturais até a mão de obra escrava. Depois já como um país independente, nos entregamos a governantes que seguiam na mesma linha, passando esta herança de geração em geração. No momento atual de emergência mundial, deparamo-nos com a exploração da saúde pública através de contratos fraudulentos de aquisição de vacinas e insumos de combate a Covid-19. A preocupação com a probidade administrativa marcou quase todas as constituições brasileiras, com exceção da carta de 1824, todas as demais previam a responsabilização do agente político por infração à probidade da administração. A lei n° 8.429/1992, Lei de Improbidade Administrativa, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de improbidade como: enriquecimento ilícito, atos que causam prejuízo ao erário, que atentam contra os princípios da administração pública e decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário. A lei nº 13.979/20, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, permitiu, entre outras coisas, a dispensa de licitação devido à necessidade de uma atuação rápida e eficiente para o combate à pandemia. As licitações são institutos desenvolvidos para que a administração pública siga regras rígidas para a aquisição de bens e serviços, sempre com foco na proteção dos recursos públicos e defesa dos interesses da população. o presente estudo versa sobre a dispensa de licitações em situações emergenciais, com foco na pandemia mundial de covid-19 e a promulgação de lei autorizando as compras essenciais para o enfrentamento de forma rápida e efetiva.2023-04-03T18:07:13Z2023-04-03T18:07:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50991RIGO, Débora Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-03T18:07:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50991Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-03T18:07:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-03T18:07:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19
title Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19
spellingShingle Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19
RIGO, Débora Oliveira
Corrupção
Improbidade
Pandemia
Emergência
Licitação
title_short Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19
title_full Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19
title_fullStr Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19
title_full_unstemmed Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19
title_sort Improbidade administrativa em tempos da pandemia de COVID-19
author RIGO, Débora Oliveira
author_facet RIGO, Débora Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIGO, Débora Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Corrupção
Improbidade
Pandemia
Emergência
Licitação
topic Corrupção
Improbidade
Pandemia
Emergência
Licitação
description Desde seu “descobrimento” o brasil foi objeto da ambição. Primeiramente de seus conquistadores europeus que exploraram o país de diversas formas, desde suas riquezas naturais até a mão de obra escrava. Depois já como um país independente, nos entregamos a governantes que seguiam na mesma linha, passando esta herança de geração em geração. No momento atual de emergência mundial, deparamo-nos com a exploração da saúde pública através de contratos fraudulentos de aquisição de vacinas e insumos de combate a Covid-19. A preocupação com a probidade administrativa marcou quase todas as constituições brasileiras, com exceção da carta de 1824, todas as demais previam a responsabilização do agente político por infração à probidade da administração. A lei n° 8.429/1992, Lei de Improbidade Administrativa, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de improbidade como: enriquecimento ilícito, atos que causam prejuízo ao erário, que atentam contra os princípios da administração pública e decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário. A lei nº 13.979/20, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, permitiu, entre outras coisas, a dispensa de licitação devido à necessidade de uma atuação rápida e eficiente para o combate à pandemia. As licitações são institutos desenvolvidos para que a administração pública siga regras rígidas para a aquisição de bens e serviços, sempre com foco na proteção dos recursos públicos e defesa dos interesses da população. o presente estudo versa sobre a dispensa de licitações em situações emergenciais, com foco na pandemia mundial de covid-19 e a promulgação de lei autorizando as compras essenciais para o enfrentamento de forma rápida e efetiva.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-03T18:07:13Z
2023-04-03T18:07:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50991
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672933502025728