O uso da gamificação no processo de aprendizagem de estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAHER, Isabella Valentini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33765
Resumo: A gamificação é um tema atual e relativamente novo quando integrada ao contexto escolar. Utilizando-se de dinâmicas presentes no jogo – tais como: metas, feedback, desafios e recompensas –, a gamificação pode promover maior engajamento dos alunos durante a realização de determinada atividade. Nesse sentido, a gamificação pode ser um recurso útil à mediação pedagógica, com o intuito de integrar ao ensino metodologias ativas, inovadoras e que se articulam às tecnologias digitais, uma vez que hoje existem diversas plataformas digitais gamificadas que podem ser utilizadas com acesso livre pelo docente e seus estudantes. Os questionamentos que nortearam a pesquisa foram: O aluno em processo formativo sabe o que é gamificação? O aluno em processo formativo reconhece a contribuição da gamificação para a aprendizagem? O presente trabalho faz parte de uma pesquisa a ser apresentada ao Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Tecnologias e está integrado a um projeto maior denominado “Jogos e Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem”, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Pitágoras Unopar. A pesquisa realizada caracteriza-se como descritiva e teve como objetivo geral analisar as percepções de alunos em processos formativos, no Ensino Superior, sobre o uso de diferentes ferramentas/estratégias gamificadas integradas ao processo de ensino e aprendizagem. Na pesquisa participaram 1.939 alunos do Ensino Superior EaD, de uma universidade particular, do curso de Pedagogia de diferentes regiões do Brasil, em modalidade presencial, semipresencial e EaD. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line, estruturado com 17 questões. As respostas foram analisadas quali-quantitativamente em três eixos: a) Conhecimento dos estudantes sobre o tema gamificação; b) Conhecimento dos estudantes sobre o uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem; c) Percepções dos estudantes sobre o uso da gamificação no Ensino Superior. Os resultados indicaram que: a) a maioria deles tem conhecimento, mas não tão aprofundado, sobre algumas estratégias e ferramentas gamificadas, ficando, assim, impossibilitados de aplicar de maneira estritamente correta; b) muitos estudantes consideram que a gamificação tem contribuído em grande escala de maneira positiva para o processo de ensino e aprendizagem; c) na opinião dos estudantes, são utilizadas estratégias gamificadas nos cursos abrangidos nesta pesquisa. Vale ressaltar que ainda existem pontos a serem discutidos acerca da gamificação, bem como suas estratégias e ferramentas, a fim de que este recurso seja difundido e aplicado corretamente.
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O presente trabalho faz parte de uma pesquisa a ser apresentada ao Programa de Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Tecnologias e está integrado a um projeto maior denominado “Jogos e Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem”, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Pitágoras Unopar. A pesquisa realizada caracteriza-se como descritiva e teve como objetivo geral analisar as percepções de alunos em processos formativos, no Ensino Superior, sobre o uso de diferentes ferramentas/estratégias gamificadas integradas ao processo de ensino e aprendizagem. Na pesquisa participaram 1.939 alunos do Ensino Superior EaD, de uma universidade particular, do curso de Pedagogia de diferentes regiões do Brasil, em modalidade presencial, semipresencial e EaD. A coleta de dados se deu por meio de um questionário on-line, estruturado com 17 questões. As respostas foram analisadas quali-quantitativamente em três eixos: a) Conhecimento dos estudantes sobre o tema gamificação; b) Conhecimento dos estudantes sobre o uso da gamificação no processo de ensino e aprendizagem; c) Percepções dos estudantes sobre o uso da gamificação no Ensino Superior. Os resultados indicaram que: a) a maioria deles tem conhecimento, mas não tão aprofundado, sobre algumas estratégias e ferramentas gamificadas, ficando, assim, impossibilitados de aplicar de maneira estritamente correta; b) muitos estudantes consideram que a gamificação tem contribuído em grande escala de maneira positiva para o processo de ensino e aprendizagem; c) na opinião dos estudantes, são utilizadas estratégias gamificadas nos cursos abrangidos nesta pesquisa. Vale ressaltar que ainda existem pontos a serem discutidos acerca da gamificação, bem como suas estratégias e ferramentas, a fim de que este recurso seja difundido e aplicado corretamente.EducaçãoEnsino SuperiorO uso da gamificação no processo de aprendizagem de estudantes do ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologiasporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALIsabella Daher - UNOPAR - Dissertacao Biblioteca 12.8.2021.pdfIsabella Daher - UNOPAR - Dissertacao Biblioteca 12.8.2021.pdfapplication/pdf1653051https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/33765/1/Isabella%20Daher%20-%20UNOPAR%20-%20Dissertacao%20Biblioteca%2012.8.2021.pdf9704ba1e77382cfccaff6e64eaca3fb4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/33765/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/337652022-11-03 09:13:32.198oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-11-03T12:13:32falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-11-03T12:13:32Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
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