A PRÁTICA PEDAGÓGICA E SUAS RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33515 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo compreender na prática docente o conjunto das relações entre a metodologia de ensino e os recursos tecnológicos digitais, evidenciando o uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação como suportes pedagógicos essenciais no contexto atual. Os participantes da pesquisa foram trinta professores que atuam em duas escolas no município de Cuiabá, a Escola Estadual Alice Fontes Pinheiro e a Escola Municipal Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz. A abordagem utilizada foi a qualitativa, sob os aportes de Bogdan e Biklen (1994) e Minayo (2001). As técnicas para a coleta de informações envolveram análise documental (FLICK, 2009), entrevistas semiestruturadas (LAKATOS, 2017) e a observação participante no desenvolvimento das atividades práticas com o uso das tecnologias (WHYTE, 2005). A análise das informações coletadas foi feita a partir da abordagem interpretativa, buscando a compreensão a partir dos significados atribuídos no contexto de estudo (GIL, 1999). A pesquisa teve por base autores que discutem a formação e a autonomia docente sob os pressupostos da prática reflexiva, como Zeichner (1993); Schön (1995); Nòvoa (2002); Perrenoud (2000, 2002); Tardif (2014). As discussões sobre o uso das tecnologias foam ancoradas nos aportes de Moran (1995); Prensky (2001; 2010a; 2010b; 2018); Brito e Purificação (2011); Giraffa (2013); Cardoso (2015), entre outros. Na fase inicial da pesquisa, a investigação apontou aulas expositivas e o uso do livro didático e do quadro como recursos mais utilizados pelos professores em sala durante as aulas presenciais, destacando a metodologia de ensino centrada numa concepção de transmissão de conteúdos pela memorização e a aprendizagem pela repetição de conceitos prontos. As atividades práticas desenvolvidas identificaram a resistência e a falta de habilidades essenciais dos professores na aplicação dos recursos tecnológicos digitais como suporte na sua metodologia, destacando ainda a falta de estrutura organizacional nos ambientes digitais das escolas. A suspensão das aulas presenciais devido à Pandemia, evidenciou o uso mais acentuado desses recursos no ensino em razão da modalidade de aulas remotas, quando em decorrência dessa necessidade os educadores passaram a gravar videoaulas utilizando-se dos recursos de apresentação do PowerPoint, do Word, dos formulários online, editores de imagens, textos e vídeos, destacando o desenvolvimento do profissional enquanto pesquisador da própria prática metodológica. As considerações finais apontam para a importância de o professor estar em constante atualização, destacando a necessidade de que os Orientativos das Políticas Públicas para a formação continuada priorizem também processos de formações mais específicas nas áreas de atuação dos educadores, tanto em suas habilitações profissionais quanto em relação à inclusão digital, buscando modernizar sua prática no sentido de utilizar as tecnologias para seu crescimento próprio e o do aluno, fomentando o uso adequado das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como suportes metodológicos essenciais no contexto contemporâneo de uma aprendizagem significativa, dinâmica e transformadora. |
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