Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medrado, Raphaela Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47680
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral explicitar e contextualizar a manutenção enquanto setor estratégico de uma empresa. Especificando, desde o seu caráter histórico até as aplicabilidades existentes dos tipos de manutenções. Caracterizando as políticas, estratégias e estilos utilizados na manutenção. Utilizando de uma intensa revisão bibliográfica, como metodologia norteadora do artigo, cujos temas correlatos são a manutenção e a gestão de ativos, demonstra-se que o fator histórico está correlato com o desenvolvimento técnico e tecnológico no setor industrial e respectivamente, associando as suas contribuições nos avanços da gestão de ativos. Outro ponto a ser destacado é a implantação de projetos e planos mestres de manutenção. Estes corroboraram para o desenvolvimento de classificações sobre a atuação técnica de um mecânico, supervisor e engenheiro de manutenção. Promovendo melhorias que impactaram diretamente nos custos de produção, ou seja, promovendo a redução de custos operacionais e de mantenibilidade, em prol do desenvolvimento e robustecimento quantitativo da produção. Além disso, para o acompanhamento da manutenção, ferramentas e indicadores qualitativos e quantitativos foram desenvolvidos para melhor monitoramento e acuracidade dos dados recebidos in loco. Corroborando assim, no desenvolvimento de atividades no campo operacional e capacitação dos setores mantenedores e produtivos de uma planta industrial.
id Krot_3a94772b8f128c1746abf204e9e662a4
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47680
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivosManutençãoHistoriografiaFerramentaGestão e operaçãoO presente estudo tem como objetivo geral explicitar e contextualizar a manutenção enquanto setor estratégico de uma empresa. Especificando, desde o seu caráter histórico até as aplicabilidades existentes dos tipos de manutenções. Caracterizando as políticas, estratégias e estilos utilizados na manutenção. Utilizando de uma intensa revisão bibliográfica, como metodologia norteadora do artigo, cujos temas correlatos são a manutenção e a gestão de ativos, demonstra-se que o fator histórico está correlato com o desenvolvimento técnico e tecnológico no setor industrial e respectivamente, associando as suas contribuições nos avanços da gestão de ativos. Outro ponto a ser destacado é a implantação de projetos e planos mestres de manutenção. Estes corroboraram para o desenvolvimento de classificações sobre a atuação técnica de um mecânico, supervisor e engenheiro de manutenção. Promovendo melhorias que impactaram diretamente nos custos de produção, ou seja, promovendo a redução de custos operacionais e de mantenibilidade, em prol do desenvolvimento e robustecimento quantitativo da produção. Além disso, para o acompanhamento da manutenção, ferramentas e indicadores qualitativos e quantitativos foram desenvolvidos para melhor monitoramento e acuracidade dos dados recebidos in loco. Corroborando assim, no desenvolvimento de atividades no campo operacional e capacitação dos setores mantenedores e produtivos de uma planta industrial.2022-10-13T13:45:03Z2022-10-13T13:45:03Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47680Medrado, Raphaela Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-13T13:45:03Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47680Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-13T13:45:03falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-13T13:45:03Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos
title Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos
spellingShingle Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos
Medrado, Raphaela Silva
Manutenção
Historiografia
Ferramenta
Gestão e operação
title_short Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos
title_full Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos
title_fullStr Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos
title_full_unstemmed Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos
title_sort Gestão da manutenção: Aplicações em processos produtivos
author Medrado, Raphaela Silva
author_facet Medrado, Raphaela Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medrado, Raphaela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Manutenção
Historiografia
Ferramenta
Gestão e operação
topic Manutenção
Historiografia
Ferramenta
Gestão e operação
description O presente estudo tem como objetivo geral explicitar e contextualizar a manutenção enquanto setor estratégico de uma empresa. Especificando, desde o seu caráter histórico até as aplicabilidades existentes dos tipos de manutenções. Caracterizando as políticas, estratégias e estilos utilizados na manutenção. Utilizando de uma intensa revisão bibliográfica, como metodologia norteadora do artigo, cujos temas correlatos são a manutenção e a gestão de ativos, demonstra-se que o fator histórico está correlato com o desenvolvimento técnico e tecnológico no setor industrial e respectivamente, associando as suas contribuições nos avanços da gestão de ativos. Outro ponto a ser destacado é a implantação de projetos e planos mestres de manutenção. Estes corroboraram para o desenvolvimento de classificações sobre a atuação técnica de um mecânico, supervisor e engenheiro de manutenção. Promovendo melhorias que impactaram diretamente nos custos de produção, ou seja, promovendo a redução de custos operacionais e de mantenibilidade, em prol do desenvolvimento e robustecimento quantitativo da produção. Além disso, para o acompanhamento da manutenção, ferramentas e indicadores qualitativos e quantitativos foram desenvolvidos para melhor monitoramento e acuracidade dos dados recebidos in loco. Corroborando assim, no desenvolvimento de atividades no campo operacional e capacitação dos setores mantenedores e produtivos de uma planta industrial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13T13:45:03Z
2022-10-13T13:45:03Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47680
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672989583015936