Educação especial: A importância da ludicidade no processo de Inclusão de crianças com transtorno espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Antonio de Pádua da Cruz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67717
Resumo: O referido trabalho pretendeu abordar o tema ludicidade na educação inclusiva, com alunos com transtorno espectro autista. Assim, o mesmo apresentou o favorecimento da ação inclusiva de alunos com necessidades especiais. Ao levantar a temática questionam-se quais os benefícios da utilização do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação inclusiva. Pergunta-se: Qual a importância das atividades lúdicas no processo de inclusão no ensino e na aprendizagem de alunos/crianças com transtorno espectro autista no contexto escolar. Diante o exposto, objetivo geral foi conhecer teoricamente, a importância do processo da inclusão e do desenvolvimento do ensino e aprendizagem de forma lúdica, para os alunos com transtorno espectro autista no contexto escolar. Os objetivos específicos foram: conceituar um breve estudo teórico sobre história da Educação Inclusiva no Brasil; pesquisar os conceitos, as causas, as características e as consequências do Transtorno Espectro Autista (TEA) no contexto escolar; contextualizar o termo lúdico e descrever teoricamente as estratégias e metodologias utilizadas pelos professores no trabalho desenvolvido na escola. A metodologia utilizada e de caráter qualitativo, onde será embasada em diversas fontes de pesquisa. Buscando sempre a os dados coletados para realização do problema de pesquisa. A conclusão final permitiu ressaltar que, para esse processo ocorrer de forma gradativa e proveitosa, a escola deve proporcionar um ambiente favorável, lúdico e inclusivo para que possa suprir as necessidades dos educandos, para ocorra a inserção no âmbito escolar.
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