Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLANDA, Wellerson Junior Silva de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37522
Resumo: Realizou-se uma revisão de literatura, seguindo a seguinte problemática: A quais riscos estão expostas as jovens que fazem uso indiscriminado de contraceptivos de emergência? E com isso, buscando compreender as principais causas e riscos do uso dos contraceptivos de emergência pelas jovens. Além disso, estabelecer o conceito de contraceptivo de emergência, bem como é feito o uso deste método pelas jovens no Brasil; compreender os riscos que o uso indiscriminado deste método pode causar às jovens; e discutir as atribuições que o farmacêutico pode promover para orientar as jovens que utilizam este método de contracepção. E para responder o problema de pesquisa e os objetivos descritos anteriormente, este material foi elaborado utilizando pesquisa bibliográfica, no período de fevereiro a maio de 2021. Foi feito uma busca em artigos publicados durantes os últimos quatro anos. As fontes de livros e artigos citados foram utilizadas para identificar os conceitos da questão de pesquisa, através de sites de artigos como: Medline, Bvs, Scielo, Lilacs, Catálogo de teses, google scholar, utilizando palavras-chave como contraceptivo, anticoncepcional, contraceptivo de emergência e jovens. Dentro desse prisma, sabe-se que os motivos pelos quais as jovens engravidam são diversos, destacando-se a falta de informação, fatores sociais, falta de acesso a serviços específicos para atender essa faixa etária, o início cada vez mais precoce de experiências sexuais e a insegurança dos jovens em utilizar métodos contraceptivos. A interação medicamentosa entre o contraceptivo de emergência e outros fármacos foram recorrentes entre muitas pesquisas, sendo o mais presente os medicamentos: antibiótico Rifampicina, fungicidas (Griseofulvina), anticonvulsivantes (Barbiturícos, Difenil-hidantoína, Primidona e Carbamazepina) que interagem com os CE modificando os níveis plasmáticos regulares e diminuindo a eficácia contraceptiva. Destaca-se, também, os riscos como o da gravidez indesejada, aborto e doenças sexualmente transmissíveis, ocorrências que podem prejudicar o projeto de vida.
id Krot_3f11aeda461f3a927883ada3e95641ae
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37522
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no BrasilContraceptivosPílula do dia seguinteJovensRealizou-se uma revisão de literatura, seguindo a seguinte problemática: A quais riscos estão expostas as jovens que fazem uso indiscriminado de contraceptivos de emergência? E com isso, buscando compreender as principais causas e riscos do uso dos contraceptivos de emergência pelas jovens. Além disso, estabelecer o conceito de contraceptivo de emergência, bem como é feito o uso deste método pelas jovens no Brasil; compreender os riscos que o uso indiscriminado deste método pode causar às jovens; e discutir as atribuições que o farmacêutico pode promover para orientar as jovens que utilizam este método de contracepção. E para responder o problema de pesquisa e os objetivos descritos anteriormente, este material foi elaborado utilizando pesquisa bibliográfica, no período de fevereiro a maio de 2021. Foi feito uma busca em artigos publicados durantes os últimos quatro anos. As fontes de livros e artigos citados foram utilizadas para identificar os conceitos da questão de pesquisa, através de sites de artigos como: Medline, Bvs, Scielo, Lilacs, Catálogo de teses, google scholar, utilizando palavras-chave como contraceptivo, anticoncepcional, contraceptivo de emergência e jovens. Dentro desse prisma, sabe-se que os motivos pelos quais as jovens engravidam são diversos, destacando-se a falta de informação, fatores sociais, falta de acesso a serviços específicos para atender essa faixa etária, o início cada vez mais precoce de experiências sexuais e a insegurança dos jovens em utilizar métodos contraceptivos. A interação medicamentosa entre o contraceptivo de emergência e outros fármacos foram recorrentes entre muitas pesquisas, sendo o mais presente os medicamentos: antibiótico Rifampicina, fungicidas (Griseofulvina), anticonvulsivantes (Barbiturícos, Difenil-hidantoína, Primidona e Carbamazepina) que interagem com os CE modificando os níveis plasmáticos regulares e diminuindo a eficácia contraceptiva. Destaca-se, também, os riscos como o da gravidez indesejada, aborto e doenças sexualmente transmissíveis, ocorrências que podem prejudicar o projeto de vida.2022-03-07T17:28:50Z2022-03-07T17:28:50Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37522OLANDA, Wellerson Junior Silva deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-07T17:35:16Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37522Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-07T17:35:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-07T17:35:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil
title Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil
spellingShingle Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil
OLANDA, Wellerson Junior Silva de
Contraceptivos
Pílula do dia seguinte
Jovens
title_short Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil
title_full Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil
title_fullStr Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil
title_full_unstemmed Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil
title_sort Farmacologia dos contraceptivos de emergência e seu uso por jovens no Brasil
author OLANDA, Wellerson Junior Silva de
author_facet OLANDA, Wellerson Junior Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLANDA, Wellerson Junior Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Contraceptivos
Pílula do dia seguinte
Jovens
topic Contraceptivos
Pílula do dia seguinte
Jovens
description Realizou-se uma revisão de literatura, seguindo a seguinte problemática: A quais riscos estão expostas as jovens que fazem uso indiscriminado de contraceptivos de emergência? E com isso, buscando compreender as principais causas e riscos do uso dos contraceptivos de emergência pelas jovens. Além disso, estabelecer o conceito de contraceptivo de emergência, bem como é feito o uso deste método pelas jovens no Brasil; compreender os riscos que o uso indiscriminado deste método pode causar às jovens; e discutir as atribuições que o farmacêutico pode promover para orientar as jovens que utilizam este método de contracepção. E para responder o problema de pesquisa e os objetivos descritos anteriormente, este material foi elaborado utilizando pesquisa bibliográfica, no período de fevereiro a maio de 2021. Foi feito uma busca em artigos publicados durantes os últimos quatro anos. As fontes de livros e artigos citados foram utilizadas para identificar os conceitos da questão de pesquisa, através de sites de artigos como: Medline, Bvs, Scielo, Lilacs, Catálogo de teses, google scholar, utilizando palavras-chave como contraceptivo, anticoncepcional, contraceptivo de emergência e jovens. Dentro desse prisma, sabe-se que os motivos pelos quais as jovens engravidam são diversos, destacando-se a falta de informação, fatores sociais, falta de acesso a serviços específicos para atender essa faixa etária, o início cada vez mais precoce de experiências sexuais e a insegurança dos jovens em utilizar métodos contraceptivos. A interação medicamentosa entre o contraceptivo de emergência e outros fármacos foram recorrentes entre muitas pesquisas, sendo o mais presente os medicamentos: antibiótico Rifampicina, fungicidas (Griseofulvina), anticonvulsivantes (Barbiturícos, Difenil-hidantoína, Primidona e Carbamazepina) que interagem com os CE modificando os níveis plasmáticos regulares e diminuindo a eficácia contraceptiva. Destaca-se, também, os riscos como o da gravidez indesejada, aborto e doenças sexualmente transmissíveis, ocorrências que podem prejudicar o projeto de vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-07T17:28:50Z
2022-03-07T17:28:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37522
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672899756752896